26/3/2025 – A Embratur marcou presença no 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte. O evento, que começou nesta quarta-feira (26) e vai até sexta (28), tem como objetivo fortalecer a integração entre gestores municipais, o governo estadual e profissionais do setor turístico a partir do debate de estratégias que impulsionem o turismo no estado.
Representando a Embratur, o coordenador de Mercados Internacionais da Agência, Alisson Andrade, ministrou uma palestra sobre a estratégia de marketing e de apoio à comercialização da Embratur. Durante sua apresentação, ele destacou o papel da Embratur na internacionalização dos destinos brasileiros e apresentou iniciativas que visam aumentar a entrada de turistas estrangeiros no país.
“O aumento de negócios com o mercado internacional impacta diretamente na geração de empregos e na economia do setor de turismo no Brasil. Nosso objetivo é posicionar o Brasil como um destino sustentável, além de ampliar a competitividade das empresas e produtos turísticos brasileiros”, afirmou Andrade.
Outro tópico que o coordenador abordou foram os objetivos do Plano Estratégico 2024-2027 da Embratur. Entre eles, a meta de alcançar 8,1 milhões de turistas estrangeiros anuais até 2027 e elevar para US$ 9 bilhões a receita anual gerada por turistas internacionais, além de estimular boas práticas ambientais e culturais nos destinos brasileiros.
Alisson Andrade apresentou, ainda, os mercados prioritários para o estado e as ações desenvolvidas para atrair mais visitantes internacionais, como famtours, press trips e campanhas digitais. “Nos últimos anos, realizamos diversas ações de promoção, incluindo o episódio da websérie ‘Turismo Transforma’ que retrata o queijo canastra que virou roteiro turístico e ajuda a posicionar Minas Gerais no cenário internacional”, lembrou.
Minas no mundo
Os resultados dessas ações já aparecem nos números: no primeiro bimestre deste ano, Minas Gerais recebeu 9.390 turistas estrangeiros. Em 2024, registrou 43.287 chegadas de turistas estrangeiros, um crescimento de 12,36% em relação ao ano anterior.
No contexto nacional, o Brasil recebeu 6,77 milhões de turistas internacionais em 2024. Esse fluxo gerou US$ 7,34 bilhões em receitas, uma alta de 5,8% em comparação a 2023.
O 7º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), em parceria com Sebrae Minas, FECITUR, Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e a Associação Mineira de Municípios (AMM).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.