PROMOÇÃO DE DESTINOS

Embratur e Sebrae apresentam projetos e parcerias em encontro nacional da rede de turismo, em São Luís

Evento na capital do Maranhão reuniu gestores da área de turismo do Sebrae de todos os estados para discutir iniciativas de promoção e aprimoramento do mercado turístico no Brasil
Divulgação
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo ressaltou importância do trabalho conjunto com o Sebrae para consolidar turismo como política pública estratégica

27/3/2025 – O turismo brasileiro segue ganhando força como motor de desenvolvimento econômico e social. Nesta quinta-feira (27), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou do Encontro Nacional de Gestores de Turismo do Sebrae, realizado em São Luís (MA). O evento reforçou a importância da parceria entre as instituições para a promoção e fortalecimento do setor, que já representa 8% do PIB nacional “e tem potencial para crescer ainda mais”, conforme afirmou Freixo.

Durante o encontro, que reuniu representantes de todas as unidades da Federação, o presidente da Agência ressaltou a importância do trabalho conjunto com o Sebrae para consolidar o turismo como política pública estratégica. Além de Freixo, participaram do encontro o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, a coordenadora de Articulação com o Trade Nacional, Carina Camara, e Sáskia Lima de Castro, gerente de Gestão de Gabinete.

“A potência dessa relação Embratur e Sebrae está nesse fortalecimento do turismo enquanto política pública. São muitas as possibilidades dessa parceria e estamos colocando em prática de forma estratégica. Precisamos entender e promover a valorização do turismo como o motor da economia”, disse o presidente da Embratur. 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão destacou os investimentos no turismo local e celebrou o recente reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. “Não basta apenas o título, é fundamental cuidar desse patrimônio. Estamos investindo em infraestrutura, incluindo a construção de 20 aeroportos regionais, para impulsionar o turismo sustentável”, afirmou Brandão.

Gerente da Unidade Nacional de Competitividade do Sebrae, Fábio Krieger, reforçou a relevância do turismo para a instituição e destacou a importância da união de esforços. “A gente acredita muito no turismo. É o setor que a gente mais investe no Sistema e é muito importante essa soma de expertises do Sebrae e da Embratur nessa parceria”, ressaltou. 

Já a coordenadora nacional de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, enfatizou que a cooperação entre as instituições é fundamental para estruturar o setor nos próximos anos. “Estamos aqui tratando a estratégia de atuação do Sebrae para 2025/2026 e a parceria com a Embratur ocupa um lugar importante nesse planejamento”, afirmou.

Parceria
Os investimentos no turismo já demonstram resultados significativos. Em 2024, o Brasil bateu recordes de arrecadação, chegada de turistas e ampliação da conectividade aérea. Nos dois primeiros meses de 2025, houve um aumento de 57% na chegada de turistas internacionais e um crescimento de 12% na oferta de voos.

A parceria entre Embratur e Sebrae tem sido determinante para esses avanços. Entre as iniciativas estão a realização de dez press trips, oito famtours, 15 feiras e duas campanhas internacionais. Destaque também para a plataforma Brasil Travel Specialist, lançada na FITUR, voltada à capacitação de operadores turísticos estrangeiros, e o programa Vitrine Visit Brasil, que catalogou 101 experiências turísticas pelo país.

Para garantir o crescimento sustentado do setor, Embratur e Sebrae estão desenvolvendo um novo plano de promoção internacional do Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A iniciativa será lançada no Visit Brasil Summit, em maio, e visa alinhar estratégias de estados, municípios e setor privado para otimizar investimentos e ampliar a competitividade do Brasil como destino turístico.

Maranhão
O Maranhão vem ganhando destaque no exterior. Em 2024, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses figurou entre os dez destinos alternativos recomendados pela USA Today e foi apontado pela Travel + Leisure como uma “joia escondida” para se visitar em 2025. Estima-se que cerca de 69.500 turistas estrangeiros tenham visitado o Maranhão em 2024, com projeção de crescimento para 75 mil em 2025.

Atuação da Embratur
A Embratur possui uma série de ferramentas para promover destinos brasileiros no exterior. Em relação ao Maranhão, a Agência e o Sebrae realizaram viagens de familiarização (famtours) com operadores internacionais em destinos como São Luís, Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Atins, Carolina e Riachão. E o Roadshows “Visit Brasil América Latina” promoveu São Luís e ampliou a presença do estado em países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. 

Complementando essas iniciativas, a Agência investiu em campanhas promocionais, como a “Discover Spectacular Brazil”, voltada ao público europeu, e a campanha “Always On”, que gerou um aumento expressivo na visibilidade digital do Brasil nos EUA e América Latina. E a participação em feiras internacionais promoveu o Maranhão e outros destinos nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.