28/03/2024 – Pela primeira vez, o Brasil apresenta o posicionamento estratégico e o potencial turístico da Região Nordeste ao mercado internacional em um evento exclusivo para operadores de turismo e agências de viagens. O Roadshow Visit Nordeste 2025 passará por Londres (1º de abril) e Milão (3 de abril), mostrando a região como um destino integrado, diverso e excelente para viajantes que buscam experiências inesquecíveis em um dos cenários mais deslumbrantes do mundo.
O evento é uma parceria da Embratur com o Consórcio Nordeste. A iniciativa representa um marco na integração do Nordeste e faz parte da estratégia da Agência em posicionar a região no mercado europeu, assim como ampliar a conectividade aérea e as campanhas de promoção internacional. Os resultados já são visíveis: só nos dois primeiros meses de 2025, houve um aumento de 65,3% na chegada de turistas estrangeiros aos destinos nordestinos em comparação com o mesmo período de 2024.
Mais próximo do Nordeste – com voos diretos que conectam os viajantes em menos tempo e menor emissão de CO2 -, o mercado europeu se mostra cada vez mais estratégico para o turismo brasileiro. Segundo continente que mais envia turistas ao Brasil, 2025 começou com um crescimento expressivo: somente em janeiro e fevereiro deste ano, o desembarque de europeus no país aumentou 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse movimento já vinha ganhando força em 2024, quando o Brasil registrou um crescimento de 20,1% na entrada de estrangeiros vindos da Europa.
“O Nordeste vem se consolidando como uma das regiões mais dinâmicas do turismo brasileiro e a parceria da Embratur com o Consórcio do Nordeste é estratégica para o seu posicionamento no mercado internacional. Os viajantes saem da Europa em busca exatamente do que o Nordeste oferece: resorts em praias paradisíacas, experiências genuínas, contato com uma natureza fascinante, infraestrutura e autenticidade. Estamos apresentando um Brasil que vai além dos cartões postais. Um destino acolhedor, que valoriza sua gente, sua cultura e o meio ambiente, e é cheio de oportunidades únicas para os visitantes”, diz o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Durante o roadshow, os nove estados nordestinos – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – apresentarão um portfólio diversificado de experiências turísticas. Desde a observação de baleias em Fernando de Noronha até as vivências culturais no Pelourinho, em Salvador; dos resorts com arquitetura sustentável às rotas de turismo de natureza em áreas protegidas, a região mostra sua capacidade de surpreender até os viajantes mais experientes.
O evento também marcará o lançamento da nova marca unificada do Nordeste, destacando seus diferenciais históricos, culturais e naturais, além do plano de ação de promoção da região.
“Fortalecer a região Nordeste como uma potência turística no mercado internacional é a principal missão da parceria existente entre Consórcio Nordeste e Embratur. De maneira visionária, com o Roadshow Visit Nordeste 2025, os nove estados terão a oportunidade de ampliar os mercados emissores, consolidando a região que já faz um trabalho de fortalecimento e captação de mercados internacionais individualmente, porém agora, de maneira integrada, em Londres e Milão, com lançamento da Marca Nordeste”, explica a secretária de Turismo de Alagoas e coordenadora da Câmara Temática do Turismo no Consórcio do Nordeste, Bárbara Braga.
“Somos uma região diversa, das mais visitadas e procuradas no Brasil e mundo, com belezas naturais singulares, praias com águas quentinhas, sol o ano inteiro, além de atrativos históricos, culturais, de aventura, lazer, artesanato e uma gastronomia rica. Agora, com uma marca que unifica os atrativos do nosso Nordeste como destino para o mundo, fortaleceremos o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nessa região que só cresce em nosso país”, completa Bárbara.
Em parceria com a TAP Air Portugal – companhia aérea que oferece a melhor conectividade com o Brasil -, as ações de promoção turística visam criar oportunidades por meio de rotas integradas, utilizando os aeroportos do Nordeste como portas de entrada, especialmente nas cidades atendidas pela empresa: Salvador, Recife, Maceió, Natal e Fortaleza. Como parte das ações em Londres e Milão, a TAP irá sortear um par de passagens aéreas para que os agentes de viagem descubram novos destinos do Nordeste.
Conectividades e oportunidades
A conectividade aérea é um dos pilares da estratégia de promoção dos destinos brasileiros. A Embratur vem trabalhando em parceria com companhias aéreas e promovendo o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para ampliar a conectividade do país com o mundo. A estratégia já está dando resultado: no primeiro trimestre de 2025, estão previstos cerca de 5 mil voos conectando a Europa ao Brasil por meio de 34 rotas, um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2024. São cerca de 1,5 milhão de assentos disponíveis para viver experiências únicas, conhecer cenários paradisíacos e realizar negócios.
Atualmente, rotas diretas conectam os destinos brasileiros ao Reino Unido, Itália, Portugal, França, Países Baixos e Espanha. Dentre as melhores conexões para o Nordeste, Portugal se consolida como um hub estratégico na Europa, com 14 rotas diretas que facilitam tanto viagens de lazer como de negócios entre os dois continentes.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.