TURISMO DE LUXO

Embratur fortalece posição do Brasil no turismo de luxo e marca presença no Emotions Travel Show

A Agência participa pela primeira vez do evento e amplia sua presença no segmento, o que reforça a oportunidade de negócios
Divulgação
Emotions Travel Show é um dos principais eventos do segmento de luxo na América Latina

31/03/2025 – O turismo de luxo é um segmento com potencial para gerar impactos econômicos significativos, fomentar a criação de empregos e promover autenticidade brasileira no exterior. Com o objetivo de consolidar o país como um destino sofisticado e ampliar sua promoção no mercado internacional, a Embratur, pela primeira vez, marca presença no Emotions Travel Show 2025, um dos principais eventos do setor na América Latina.

A edição que ocorre em Lima, no Peru, inicia nesta segunda-feira (31) e segue até quinta-feira (3). A iniciativa reúne expositores de alto padrão, fornecedores de viagens da América Latina e Caribe, e consultores de viagens internacionais, proporcionando um ambiente exclusivo para relacionamento e desenvolvimento de negócios.

Como destino parceiro, o Brasil marca presença com um lounge exclusivo em conjunto com mais de 25 produtos brasileiros como expositores.  Além do lounge, a Embratur irá oferecer durante dois dias um almoço com quitutes de nossa gastronomia e muita música brasileira para mais de 400 participantes. Este evento tem o formato de reuniões pré-agendadas, serão  46 encontros de negócios onde o Brasil poderá apresentar sua estratégia de promoção e hospitalidade para receber viajantes exigentes.  

Essa participação faz parte do Planejamento Estratégico 2025 da Embratur e está alinhada ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), cujo objetivo é promover e divulgar o Brasil no mercado internacional.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o turismo de luxo é um dos pilares na estratégia de promoção do Brasil para 2025. “O Brasil vem se consolidando como um destino globalmente desejado no segmento de luxo. Nosso objetivo é mostrar a esse público altamente qualificado que o nosso país não só oferece paisagens deslumbrantes, mas também serviços de excelência e experiências que unem autenticidade e inovação, com um olhar atento para a sustentabilidade e a valorização das nossas raízes culturais”, diz. Para ele, a atuação no evento contribuirá no fluxo de turistas para o Brasil, gerando emprego e renda para o país. 

CEO da Brazilian Luxury Travel Association, Camilla Barretto destaca a importância do trabalho conjunto entre a associação e a Agência. “A participação conjunta e alinhada da Embratur com a BLTA na Emotions Travel show, uma das mais relevantes feiras de turismo de luxo do mundo, que reúne produtos únicos, reforça a união de esforços em promover o Brasil como um destino diverso, autêntico e sustentável, em pé de igualdade com os melhores do mundo”, lembra. 

Agustina Trucco, organizadora e fundadora do evento, evidencia a importância da participação do Brasil. “Acreditamos que o país nesta ocasião, vem com um portfólio de produtos e curadoria nunca antes visto. Desde experiências sustentáveis com produtos exclusivos que refletem a verdadeira hospitalidade brasileira e sua gastronomia local, comprometidas com a conservação e a sustentabilidade, o que posiciona o Brasil em um momento único e oportunidades infinitas para o viajante mais requintado e educado, o viajante que consome o novo luxo, o luxo simples em sua máxima sofisticação.”

Histórico
Desde sua primeira edição em 2014, o Emotions Travel Show se destaca pelo enfoque na personalização e na criação de experiências imersivas para o viajante. Após dez anos de experiências exitosas em Buenos Aires, na Argentina, o Emotions tornou-se um dos principais eventos dedicados ao segmento de luxo da América Latina, replicando sua fórmula em outros destinos como Sevilla, Barcelona, Brooklyn e Atenas. 

A proposta do evento vai além da simples promoção de destinos, tratando o turismo como uma experiência emocional e transformadora, que cria conexões profundas entre os viajantes e os lugares visitados. Os eventos são exclusivos e segmentados, oferecendo aos participantes a oportunidade de mergulhar no universo do segmento de luxo das regiões onde ocorrem.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.