31/03/2025 – O turismo internacional segue em alta no Brasil e bateu novo recorde em fevereiro de 2025. Os turistas estrangeiros gastaram US$ 823 milhões (R$ 4,7 bilhões) no país durante o mês, um aumento de 22,2% em relação a fevereiro de 2024. No acumulado do bimestre, os valores alcançaram US$ 1,628 bilhão (R$ 9,3 bilhões), o equivalente a 10,4% de crescimento, também recorde para o período. No primeiro bimestre do ano, o Brasil recebeu 2,8 milhões de turistas, 57% a mais que em 2024.
Os dados divulgados pelo Banco Central, na última quarta-feira (26), reforçam a tendência de crescimento do setor turístico no Brasil. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números demonstram o potencial do país como destino competitivo no cenário global e refletem os esforços para promover o Brasil internacionalmente.
“O turismo internacional tornou-se um grande motor da economia do Brasil. É o setor que mais cresce e gera muitos empregos, afinal é onde 95% dos negócios são em micro, pequenas e médias empresas”, destaca Freixo.
“Os sucessivos recordes que o país vem batendo no turismo mostram o sucesso de nossa estratégia de promoção internacional. O Brasil tá na moda, mas é graças ao trabalho conjunto dos poderes público e privado que esse interesse crescente em nos conhecer é acompanhado de crescimento da conectividade aérea e da oferta de pacotes turísticos no exterior com destino ao Brasil, o que garantiu que esses turistas conseguissem vir nos visitar”, completa o presidente da Embratur.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância do setor para o fortalecimento da economia do país. “Esse aumento expressivo mostra que o Brasil está cada vez mais preparado para receber bem os turistas estrangeiros. Estamos colhendo os frutos dos investimentos em promoção internacional, infraestrutura e qualificação. O turismo é uma poderosa ferramenta de geração de inclusão, empregos e renda para o nosso povo”, afirmou.
Os dados são especialmente relevantes para o Brasil, pois demonstram o potencial do turismo como uma das principais fontes de entrada de divisas no país. “Além de impulsionar setores como comércio, serviços e transporte, o crescimento nos gastos de estrangeiros fortalece as economias locais, estimula novos investimentos e contribui para o desenvolvimento sustentável de diversos destinos turísticos brasileiros”, finalizou o ministro.
Eventos internacionais
Impulsionado por um calendário de eventos internacionais que deve atrair ainda mais visitantes ao país, o Brasil segue em crescimento. A realização da cúpula do BRICS, em julho, no Rio de Janeiro, colocará mais uma vez o país no centro das atenções globais, reunindo líderes e representantes das principais economias emergentes.
Além do impacto econômico gerado pela chegada de delegações oficiais, a movimentação turística será reforçada pela presença de empresários, jornalistas e visitantes específicos no evento, fortalecendo a rede hoteleira, o setor gastronômico e demais serviços ligados ao turismo.
A expectativa é que esse bom desempenho se estenda até o fim de 2025, impulsionado também pela realização da COP 30, em novembro, no estado do Pará. O encontro, que discutirá o futuro do clima global, deverá atrair a atenção do planeta para o Brasil, gerando demanda para o turismo ecológico e sustentável na região amazônica.
Com isso, o Brasil reforça sua posição como destino-chave para o turismo de eventos e negócios, ao mesmo tempo em que amplia a visibilidade de suas riquezas naturais, contribuindo para o crescimento do setor ao longo do ano.
“Estamos trabalhando para consolidar o Brasil como um dos principais destinos do mundo. O turismo gera desenvolvimento econômico, fortalece a identidade nacional e promove intercâmbios culturais. Esse crescimento nos anima a continuar investindo na promoção do país e na melhoria da experiência dos visitantes”, ressaltou Marcelo Freixo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.