PARCERIA ESTRATÉGICA

Visa e Embratur firmam parceria para aprofundar conhecimento sobre turismo internacional no Brasil

Acordo permitirá análise detalhada de transações e perfil dos viajantes estrangeiros, contribuindo para a formulação de políticas públicas e estratégias do setor
Divulgação/Embratur-Sebrae
Turistas no Museu de Arte Contemporânea, em Niterói (RJ)

31/03/25 – A Visa, líder mundial em pagamentos digitais, e a Embratur anunciam uma parceria estratégica para aprimorar a compreensão do turismo internacional no Brasil. Por meio da Visa Consulting & Analytics (VCA) e da Visa Marketing Services, a iniciativa contempla três entregas: uma pesquisa de mercado, uma análise transacional de cinco datas sazonais e o acesso à tecnologia Visa Destination Insights. 

A parceria busca consolidar e ampliar a base de informações sobre comportamento dos visitantes estrangeiros no país, permitindo que a Embratur e outros órgãos de turismo desenvolvam políticas públicas mais eficazes, incentivem campanhas promocionais e utilizem tecnologia e inovação para fortalecer o turismo internacional no Brasil. Os dados coletados também servirão de base para a tomada de decisões do setor privado, potencializando o turismo receptivo.

  • A primeira entrega, a Pesquisa Viajantes Estrangeiros, prevê a coleta de dados de turistas de diferentes nacionalidades, analisando uma amostra de 4 mil casos. O estudo vai explorar a caracterização dos viajantes, seus hábitos de consumo, motivos de visita, meios de transporte e hospedagem, destinos mais frequentados, avaliação da infraestrutura turística e nível de satisfação. Além disso, serão levantados dados socioeconômicos e padrões de gasto e permanência dos turistas.
  • Já a análise transacional da consultoria da Visa identificará padrões de consumo, sazonalidades, preferências e tendências de mercado. Baseada em transações realizadas com credenciais Visa em diversas regiões do Brasil por portadores de outros países, será possível mapear variações no comportamento dos turistas internacional ao longo de cinco datas sazonais, estratégicas para o calendário do turismo. 
  • Por fim, a evolução da parceria possibilita que a Embratur utilize o Visa Destination Insights, uma plataforma com ferramentas avançadas para analisar os dados de turismo internacional de forma independente. Com atualizações mensais, a autonomia da solução possibilitará a realização de estudos customizados, fornecendo inteligência estratégica para embasar decisões no setor e aprimorar a formulação de políticas públicas.

“Essa parceria com a Visa é estratégica, pois vai nos permitir conhecer melhor os diferentes perfis de consumo dos turistas internacionais que visitam o Brasil. As informações que passaremos a ter acesso vão nos revelar tendências e preferências, e vão nos servir de farol para os investimentos em promoção internacional dos nossos destinos turísticos no exterior, para atrair novos turistas. Ganhamos em precisão, oferecendo a cada diferente perfil de turista as experiências que outros visitantes com similar padrão de consumo provaram e aprovaram”, conta o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Segundo Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics, a parceria traz uma abordagem inovadora para a análise do turismo receptivo. “A combinação da expertise da global da Visa em pagamentos e soluções baseadas em dados com o conhecimento estratégico da Embratur permitirá um entendimento mais profundo do turismo internacional no Brasil, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa. Nossa parceria viabilizará o monitoramento ágil das dinâmicas do mercado para aumentar a competitividade do destino Brasil no cenário global”, destaca Moherdaui. A novidade é resultado do trabalho de Visa Government Solutions (VGS),   nova área de Soluções Governamentais da Visa no Brasil, que busca apoiar órgãos públicos  municipais, estaduais e federais a aumentar os níveis de eficiência, transparência, acesso e alcance por meio de soluções seguras e inovadoras de pagamento digital. 

Com essa iniciativa, a Visa e a Embratur reforçam o compromisso com o desenvolvimento do turismo nacional, trazendo inovação e inteligência de dados para a formulação de estratégias que impulsionam o setor e fortalecem a economia brasileira.

Sobre a Visa
A Visa (NYSE: V) é líder mundial em pagamentos digitais, facilitando transações entre consumidores, comerciantes, instituições financeiras e entidades governamentais em mais de 200 países e territórios. Nossa missão é conectar o mundo por meio da rede de pagamentos mais inovadora, conveniente, confiável e segura, permitindo que indivíduos, empresas e economias prosperem. Acreditamos que as economias que incluem todos em todos os lugares, elevam todos em todos os lugares e consideram o acesso fundamental para o futuro do movimento do dinheiro. Saiba mais em Visa.com.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.