VOTE NO BRASIL

Brasil concorre em 11 categorias no “Oscar do Turismo” de 2025

Votação está aberta até 3 de agosto no site do World Travel Awards; Embratur disputa como principal agência pública de promoção de destinos turísticos
Divulgação
Entre as categorias concorrentes está o Principal Destino de Natureza da América do Sul

01/04/2025 – O Brasil recebeu 11 indicações na 32ª edição do World Travel Awards América do Sul, o “Oscar do Turismo”. A premiação anual contempla os destinos turísticos que se destacaram no último ano e são considerados referência em diversas categorias do setor. A Embratur concorre ao prêmio na categoria de principal agência de promoção de Turismo da América do Sul.

Entre as categorias de turismo brasileiras que concorrem neste ano estão: principal destino, aventura, cruzeiros, cultural, gastronômico, natureza, entre outras. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as indicações são resultados do trabalho desempenhado pela Agência para mostrar os atrativos do Brasil ao mundo. “O Brasil está na moda. Estamos no centro das atenções do mundo inteiro e essas indicações, além de ser um reconhecimento do trabalho de promoção internacional, trazem ainda mais visibilidade ao país como destino turístico. Isso se reflete positivamente na movimentação econômica e na geração de emprego e renda que o turismo tem proporcionado ao nosso país”, afirmou

Votação

A votação está aberta até 3 de agosto. Podem votar profissionais do setor, meios de comunicação e consumidores de turismo. Para participar, acesse o site World Travel Awards e faça seu cadastro. 

Premiação

Após o encerramento da votação, os vencedores de cada categoria serão convidados para o Baile de Gala World Travel Awards América Latina 2025. O evento será realizado no AVA Resort Cancún, México, em 27 de setembro.

Brasil campeão

Nos três últimos anos – 2022, 2023 e 2024 -, o Brasil foi campeão em diversas categorias na premiação. Em 2024, o país venceu em quatro: Melhor Destino para Cruzeiros da América do Sul; Melhor Cidade para Passar o Fim de Semana da América do Sul 2024; Melhor Destino de Turismo Esportivo da América do Sul 2024; e Melhor Cidade Cultural da América do Sul 2024.


Confira as categorias em que o Brasil está concorrendo em 2025:

  • Principal Destino de Turismo de Aventura da América do Sul 2025 (South America’s Leading Adventure Tourism Destination 2025: Brazil);
  • Principal Destino de Cruzeiros da América do Sul (South America’s Leading Cruise Destination 2025: Brazil);
  • Principal Destino Culinário da América do Sul (South America’s Leading Culinary Destination 2025: Brazil);
  • Principal Destino Cultural da América do Sul (South America’s Leading Cultural Destination 2025: Brazil);
  • Principal Destino da América do Sul (South America’s Leading Destination 2025: Brazil);
  • Principal Destino Sustentável da América do Sul (South America’s Leading Green Destination 2025: Brazil);
  • Principal Destino para Lua de Mel da América do Sul (South America’s Leading Honeymoon Destination 2025: Fernando de Noronha, Brazil);
  • Principal Destino de Natureza da América do Sul (South America’s Leading Nature Destination 2025: Brazil);
  • Principal Conselho de Turismo da América do Sul (South America’s Leading Tourist Board 2025: EMBRATUR – Brazilian Tourist Board);
  • Principal Destino para Observação de Baleias da América do Sul (South America’s Leading Whale Watching Destination 2025: Brazil);
  • Principal Destino de Viagem para Jovens da América do Sul (South America’s Leading Youth Travel Destination 2025: Brazil).

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.