02/04/2025 – Criar rotas entre destinos, fazer promoção internacional conjunta entre municípios e potencializar a chegada de visitantes de outros países nas cidades do Sul Fluminense (RJ). Esse é um dos objetivos do Programa Novas Rotas, da Embratur, apresentado a secretários de turismo municipais da região em reunião virtual nesta quarta-feira (2), com representantes de 22 cidades.
O encontro contou com a presença do presidente da Agência, Marcelo Freixo, do gerente de Articulações Regionais, Thiago Prata, do gerente de Inteligência de Dados, Fábio Montanheiro, da gerente de Projetos especiais, Marina Arruda e da coordenadora da ESG (ambiental, social e governança) da Embratur, Marina Barki, além de mais de 30 representantes do trade turístico do Sul Fluminense.
Entre os objetivos do Novas Rotas está o estabelecimento de uma rede de cooperação entre a Embratur, secretarias de turismo e outros membros do trade da região, a capacitação dos participantes para parcerias em dados, sustentabilidade e inovação, além de a Agência fornecer ferramentas para que as cidades identifiquem e elaborem experiências e produtos turísticos para promoção internacional.
Freixo também deverá se encontrar com os prefeitos presencialmente, na próxima semana, para oficializar a parceria entre a Embratur e os municípios. “A ideia do Novas Rotas é aproximar nossas expertises das necessidades de cada cidade. O turismo é a grande solução econômica do Brasil para gerar emprego e renda, e também uma porta para gerar investimento para os municípios”, afirmou o presidente durante o encontro.
Dados, inovação e sustentabilidade
O gerente de dados, Fábio Montanheiro, destacou, por sua vez, que todas as iniciativas da Agência partem de uma análise cuidadosa dos dados de turismo do Brasil, uma prática que também pode beneficiar os destinos. “Queremos estabelecer com vocês essa prática, ensinar a utilizarem o nosso Portal de dados e incluir os municípios nesse trabalho de inteligência”, disse.
A gerente de Projetos Especiais, por sua vez, destacou que a Embratur já vem criando rotas em destinos, a partir de projetos elaborados pelo laboratório de inovação da Embratur, o EmbraturLab, junto com startups. Entre os exemplos, ela citou o Rota do Samba e o Rotas Literárias, no Rio de Janeiro (RJ). “Trabalhamos também com o eixo de digitalização do turismo, em parcerias com o Google e o TikTok para melhorar a presença digital dos destinos”, explicou Marina Arruda.
Já Marina Barki, coordenadora de ESG da Embratur, destacou a importância do tema para o setor, que é um eixo estratégico que passa por todas as áreas da Agência. “Queremos capacitar os participantes sobre como o turismo regenerativo faz a diferença no mundo, por exemplo. Estamos aqui para agregar”, destacou.
Thiago Prata, gerente de Articulações Regionais, colocou a Embratur à disposição dos municípios. “Como o presidente Freixo sempre diz, é nas cidades que o turismo acontece, é nas cidades que o turista visita e que tudo acontece na vida das pessoas. E nós estamos aqui para atender a todos, independente de partido político de prefeitos ou secretários. Estamos aqui para fazer políticas públicas e melhorar a vida das pessoas”, declarou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.