TURISMO EM DEBATE

Embratur marca presença na 4ª Marcha dos secretários de turismo

Evento da Anseditur, que acontece entre 1º e 3 de abril em Brasília, tem o objetivo de incentivar e promover o debate a respeito do turismo nos municípios
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo falou sobre importância de pensar o turismo olhando para quem viaja e para quem recebe os turistas

02/04/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, na manhã desta quarta-feira (2), da cerimônia de abertura da 4ª Marcha dos Secretários de Turismo, que aconteceu no auditório do Ministério do Turismo (MTur), em Brasília. O encontro, promovido anualmente pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), é um dos mais importantes do setor.

Com o tema “Construindo o futuro do turismo”, integraram o evento gestores públicos, autoridades, especialistas e profissionais para discutir políticas, estratégias e inovações voltadas ao desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil.

Em seu discurso voltado aos secretários, Marcelo Freixo destacou a importância de pensar o turismo olhando não apenas para quem viaja, mas também para quem recebe os visitantes. Na visão do presidente, pensar o setor voltado apenas em quem chega ao destino limita a importância e o alcance dessa atividade econômica.

“Quando a gente pensa assim, não pensamos na chance que alguém teve de viajar. Estamos pensando na necessidade do motorista do táxi, do motorista do aplicativo, do garçom do restaurante, da camareira, do recepcionista do hotel. Ou seja, estou pensando na geração de empregos e em uma cadeia de serviços gigante, que é o primeiro emprego de muita gente”, afirmou. 

Freixo ressaltou também a necessidade de colocar o turismo no eixo central de debate sobre o país. “O Brasil não pode continuar tratando o turismo como um tema secundário, pois é um tema central, responsável pela geração de emprego e uma grande fonte de uma economia sustentável para que a gente possa gerar um desenvolvimento compatível com o que o século XXI exige da gente”, orientou.

Aproveitando a presença de Freixo, o presidente da Anseditur, Ítalo Mendes, parabenizou e agradeceu o trabalho que a Embratur tem feito de promoção internacional. “O Brasil ganha cada vez mais reconhecimento como destino desejado, premiado e visitado e isso é resultado de uma promoção do turismo extremamente técnica e profissional. Por isso, quero agradecer em nome de todos os secretários de turismo aqui por essa liderança e por esse trabalho que vem sendo conduzido”, disse.

4ª Marcha dos secretários de turismo
A programação do evento conta com palestras e debates, além de painéis com temas como Destinos Turísticos Inteligentes, Planejamento e Promoção do Turismo, Política Nacional de Turismo e Atração de Investimentos. 

Visando contribuir com as estratégias para além da ocasião, Marcelo Freixo colocou a Agência à disposição dos municípios. “A gente precisa profissionalizar nosso trabalho. A Embratur avançou muito nesse sentido e temos resultados significativos fruto de uma equipe que a gente montou. E eu queria que vocês usassem a Embratur, porque não é só promover. Contem com a Embratur, conheçam as ferramentas, procurem saber de que maneira a gente está a serviço e à disposição de vocês. Porque é assim que a gente vai fazer o Brasil crescer”, finalizou.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.