CONECTIVIDADE

Nova rota da SKY Airline conecta Buenos Aires a Salvador

Esta nova rota operará com duas frequências semanais às quartas e domingos, prevendo transportar mais de 2.400 passageiros por mês
Divulgação/Will Recarey
Esta nova conexão permitirá que mais de 2.400 passageiros viagem, por mês,  confortavelmente entre as duas cidades em menos de cinco horas

02/04/2025 – Com a operação de seu primeiro voo, a SKY Airline inaugurou nesta quarta-feira (2) a rota que liga diretamente as cidades de Buenos Aires e Salvador, com dois voos semanais, fortalecendo assim o turismo e os negócios entre os dois países. Esta nova conexão permitirá que mais de 2.400 passageiros viagem, por mês,  confortavelmente entre as duas cidades em menos de cinco horas, reforçando a expansão da companhia aérea na América do Sul.

O lançamento foi realizado no Salvador Bahia Airport na área de check-in da Sky Airline, com a presença de Julio Solar, Gerente de Estratégia, Redes e Alianças da SKY, Marcus Campos, Gerente de Marketing e Promoção do Salvador Bahia Airport, Maurício Bacelar, Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Gegê Magalhães, Diretor de Turismo de Salvador, e Ana Paula Matos, Vice-Prefeita e Secretária de Cultura e Turismo de Salvador. Os passageiros que chegaram no primeiro voo puderam desfrutar de uma apresentação de capoeira e dança tradicional baiana.

“Esta rota nos permitirá ter uma conexão adicional de Buenos Aires ao Brasil, desta vez adicionando Salvador da Bahia. Estamos muito felizes em continuar aumentando a conectividade com o nordeste brasileiro, uma região cheia de história, cultura e paisagens paradisíacas, que atualmente também conectamos com o Uruguai e o Chile”, comentou Julio Solar.

Com esta novidade, fortalecemos a posição do Aeroporto de Salvador como hub de conexões na América do Sul, impulsionando o turismo e a integração regional. Uma nova conexão direta entre Buenos Aires e Salvador oferece mais comodidade aos passageiros e abre novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e cultural da Bahia”, destacou Marcus Campos, Gerente de Marketing e Promoções Aéreas do Salvador Bahia Airport.

Para o secretário de Turismo do estado da Bahia, Maurício Bacellar, esse é “um voo emblemático para a Sky Airline, que aumenta a sua conectividade da América Latina. Pela primeira vez vai voar da Argentina para o Brasil. E escolher ligar Buenos Aires a Salvador demonstra a força do turismo que a Bahia hoje tem na América Latina, o maior mercado emissor de turistas para o Brasil”, completou. Com a inauguração desta nova conexão, a SKY aproxima os viajantes baianos de Buenos Aires, uma cidade vibrante que combina história, cultura e entretenimento. Do icônico Pelourinho às praias de Itapuã, a capital baiana oferece uma experiência única. Além disso, o turista pode desfrutar do ritmo do axé, da capoeira, da gastronomia afro-brasileira e do sincretismo religioso que marcam a alma desta cidade, tornando-a um destino imperdível na região.

“Nós do Visit Buenos Aires, celebramos que a Sky Airline faça uma nova aposta na conectividade com nosso principal mercado. Já estamos trabalhando junto com a Sky em campanhas que visam aumentar o número de visitantes provenientes do Chile e do Peru, e confiamos que essa nova rota contribuirá para o aumento do número de viajantes vindos da região Nordeste do Brasil.” Valentín Díaz Gilligan, presidente da Visit Buenos Aires e do Ente de Turismo da Cidade.

Por sua vez, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também comemorou a inauguração desta rota. “Este voo é mais um resultado da sólida aliança entre Embratur e SKY, que tem contribuído não só para facilitar a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil, mas também para diversificar as opções de destino para viajantes internacionais. Os argentinos já são os principais emissores de turistas para o estado da Bahia e também para o Brasil, e queremos ampliar seu acesso à diversidade de experiências que o estado oferece: com praias e muito sol o ano todo, mas também com uma rica oferta cultural, gastronómica, de afroturismo e de turismo de aventura na natureza, como encontram na Chapada Diamantina”, comentou.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.