02/04/25 – A TAP retomou nesta terça-feira (1º), os voos para Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. O voo TP117 partiu de Lisboa às 14h20 e chegou ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho às 21h45, repondo assim as ligações para Porto Alegre, depois das fortes chuvas de maio de 2024.
A TAP vai ligar Lisboa e Porto Alegre com três voos por semana, operados com o moderno avião A330-900 neo, com capacidade para 298 passageiros.
Com a renovação da pista do Aeroporto Salgado Filho reaberto ao tráfego aéreo desde outubro, os voos entre Lisboa e Porto Alegre vão realizar-se às terças, quintas e sábados, com partida da capital portuguesa às 13h05 e chegada a Porto Alegre às 20h25. Com uma duração total de 11h20, este é um dos voos mais longos da rede de destinos TAP. No sentido contrário, o voo da TAP parte da capital do estado do Rio Grande do Sul às 21h55, chegando ao aeroporto de Lisboa às 12h45.
Luís Rodrigues, CEO da TAP, diz estar “muito feliz por ter vindo a bordo deste voo, que marca o regresso da TAP a Porto Alegre. Tínhamos prometido que iríamos fazer todos os esforços para que esta rota voltasse a operar o mais rapidamente possível. Aqui estamos nós, prontos para voltar a ligar o estado do Rio Grande do Sul à Europa. Que esta rota simbolize um novo futuro para Porto Alegre e para a TAP”.
Eduardo Leite, Governador do Rio Grande do Sul, “A retomada dos voos diretos entre Porto Alegre e Lisboa é um símbolo da resiliência e da reconstrução do Rio Grande do Sul. Após enfrentarmos um dos momentos mais desafiadores da nossa história, ver nossa capital novamente conectada diretamente com a Europa demonstra a confiança do mundo na nossa recuperação. Esta rota fortalece nossos laços históricos e culturais com Portugal e também abre novas oportunidades para o turismo e negócios internacionais, alinhando-se às diretrizes do nosso Plano de Desenvolvimento Econômico. Agradeço à TAP pela confiança em nosso Estado.”
“A retomada desse voo impulsiona o turismo internacional no Rio Grande do Sul e vai permitir que não apenas os portugueses, mas toda a Europa volte a visitar os atrativos turísticos gaúchos. Com uma cultura viva – de um povo forte e resiliente – o Rio Grande do Sul oferece experiências completas, que atraem visitantes de todo o mundo para apreciar o charme de suas cidades históricas, vinhedos da Serra Gaúcha, a gastronomia marcante e um litoral de belas praias”, afirmou Marcelo Freixo, Presidente da Embratur.
Ronaldo Santini, Secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, “A retomada do voo direto entre Porto Alegre e Lisboa é um marco estratégico para fortalecer o turismo e a economia do Rio Grande do Sul. Essa conexão não apenas facilita o acesso de turistas, mas também reforça nossa presença no cenário internacional, abrindo novas oportunidades para negócios e parcerias”.
“Receber jornalistas portugueses neste momento é uma ação fundamental para ampliar a visibilidade do estado, permitindo que nossas paisagens, cultura, gastronomia e hospitalidade sejam divulgadas para um público ainda maior. Queremos que essa experiência se transforme em inspiração para viajantes de todo o mundo, mostrando que o Rio Grande do Sul é um destino único, pronto para receber e encantar quem nos visita”, acrescenta Santini.
Para a CEO da Fraport, Andreea Pal, “O retorno da TAP e da rota POA x Lisboa é mais um importante passo para o Porto Alegre Airport. Trabalhamos incansavelmente para devolver o aeroporto aos gaúchos, e a retomada de uma das rotas mais esperadas pelos passageiros consolida esse novo momento.”
Este ano, a TAP Air Portugal celebra o seu 80º aniversário. A Companhia aérea portuguesa foi fundada em 14 de março de 1945, por Humberto Delgado. Após diversas etapas preparatórias, a então designada Transportes Aéreos Portugueses realiza o seu primeiro voo comercial regular em 19 de setembro de 1946, entre Lisboa e Madrid, num avião DC-3 Dakota.
80 anos depois, a TAP é a maior vitrine de Portugal no mundo e está no TOP3 das maiores exportadoras portuguesas. Transportou, em 2024, mais de 16 milhões de passageiros.
A TAP Air Portugal voa diretamente de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além de ligar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 13 cidades do Brasil (15 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP liga diretamente a Portugal.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.