07/04/25 – A LATAM inaugurou nesta segunda-feira (7) a rota Fortaleza-Lisboa. A rota sazonal será operada até 20 de outubro e seu voo inaugural bateu a marca de 94% de ocupação. Antes do embarque dos passageiros, foi realizada uma cerimônia de corte de fita no Aeroporto de Fortaleza com a presença de Eduardo Bismarck, Secretário do Turismo do Ceará; Denise Carrá, Secretária do Turismo de Fortaleza; Wagner Silva, Coordenador de Apoio a Projetos de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo; Fábio Montanheiro, Gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur; Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil; e Leonardo Carnielle, Vice-presidente da Fraport Brasil.
Com um voo por semana com 7h30 de duração média, a rota é operada às segundas-feiras em aeronaves Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy). Decola de Fortaleza às 6h15 (hora local do Brasil). No sentido inverso, parte de Lisboa às 18h30 (hora local de Portugal). As passagens estão à venda em latam.com e demais canais.
Além de passageiros, a rota também tem a estimativa de realizar o transporte semanal de mais de 20 toneladas de frutas partindo de Fortaleza com destino ao mercado europeu, o que reforça a expertise da LATAM Cargo no transporte internacional de perecíveis.
“A LATAM reconhece a importância da aviação para o Brasil, sobretudo em um estado estratégico como o Ceará. Por isso, buscamos sempre estar atentos às demandas regionais e às oportunidades de ampliação de nossa operação. A nova rota sazonal Fortaleza-Lisboa foi planejada nesse contexto, para levar mais brasileiros e mercadorias à Europa e vice-versa, aproximando pessoas e negócios entre o Ceará e o mundo”, comenta Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.
“Portugal é, historicamente, o país que mais manda turistas internacionais para o Ceará e essa nova rota operada pela LATAM, com quem temos uma parceria muito importante, vem para facilitar ainda mais esse acesso. Sabemos que Portugal é um hub importante da Europa, e a gente quer que cada vez mais visitantes europeus venham para nosso Nordeste, conheçam nossa diversidade, gastronomia, cultura e praias. O Ceará reúne tudo isso, faz parte da Rota das Emoções, um roteiro que temos promovido em nossas ações no exterior, e com certeza receberá mais estrangeiros com essa nova rota, gerando emprego e renda para os empreendedores locais”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Essa nova rota mostra que o Ceará está se consolidando como um destino turístico no cenário internacional. Tenho a certeza de que a parceria com a LATAM tem contribuído para impulsionar ainda mais o turismo e os negócios do Ceará. Seguiremos investindo na promoção do nosso estado e em outros mercados para continuarmos fortalecendo a nossa cadeia do turismo, gerando mais oportunidades para o nosso povo”, comenta Elmano de Freitas, Governador do Ceará.
“A chegada desse novo voo da LATAM, conectando Lisboa diretamente ao Ceará, representa um avanço significativo para o nosso turismo e reforça a relevância da LATAM em nosso estado. Através desse voo, passageiros de todo o país poderão se conectar com a Europa através de Fortaleza, bem como passageiros europeus poderão conectar outros destinos no Brasil pelas mesmas asas. Facilita portanto que turistas europeus e domésticos conheçam ainda mais as nossas belezas naturais, cultura e hospitalidade, impulsionando ainda mais a economia local. Só temos a agradecer à LATAM por investir no Ceará”, diz Eduardo Bismarck, Secretário do Turismo do Ceará.
“O Aeroporto de Fortaleza segue oferecendo a melhor infraestrutura aeroportuária e estamos muito felizes com o início desse voo e com a nossa parceria com a LATAM. A rota Fortaleza-Lisboa é mais uma opção de conexão direta da capital cearense com a Europa”, diz Leonardo Carnielle, vice-presidente da Fraport Brasil.
LATAM É A COMPANHIA AÉREA QUE MAIS INVESTE NO CEARÁ
Atualmente, a LATAM é a maior operadora do aeroporto de Fortaleza (CE), com cerca de 200 voos (pousos e decolagens) por semana na localidade. Adicionalmente, opera as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte (10 voos por semana) e Guarulhos-Jericoacoara (10 voos por semana).
A rota Fortaleza-Lisboa chega para coroar uma sequência de investimentos da LATAM no estado nos últimos meses: em fevereiro, anunciou a nova rota Fortaleza-Juazeiro do Norte, que começa a voar em 23 de junho, com voos diários na alta temporada até agosto, quando passa a quatro voos por semana. Ainda na alta temporada, Fortaleza terá a continuidade da rota sazonal para Belo Horizonte/Confins, com voos diários a partir de 30 de junho.
Na operação internacional, a LATAM inaugurou em dezembro a rota Fortaleza-Santiago, com um voo semanal aos sábados e duração média de 6h20, conectando a capital cearense à capital chilena, destino turístico muito visado pelos brasileiros. A companhia opera ainda a bem sucedida rota Fortaleza-Miami, trazendo turistas dos EUA ao Ceará e vice-versa.
LATAM E EMBRATUR PROMOVEM FORTALEZA NA EUROPA
Como parte das estratégias integradas de promoção internacional do Brasil, a Embratur e a LATAM incluíram o destino Fortaleza na campanha publicitária voltada ao mercado europeu, realizada de forma cooperada entre as duas instituições. Para esta ação específica de divulgação da nova rota Lisboa–Fortaleza, o Governo do Ceará e o Consórcio Nordeste somam-se como apoiadores, fortalecendo o alcance e a relevância da iniciativa.
A campanha contempla a veiculação de peças criativas e vídeos promocionais em canais digitais estratégicos, com o objetivo de impulsionar a visibilidade da nova rota direta, reforçar o posicionamento da capital cearense como um importante portão de entrada de turistas internacionais e promover o turismo no Nordeste brasileiro. A ação é direcionada tanto ao mercado português quanto a outros países da Europa, buscando atrair novos fluxos turísticos para a região.
PARCERIA ENTRE LATAM E EMBRATUR
A expansão da rede da LATAM também passa pela sua parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), para ampliar a conectividade internacional do país e promover os destinos turísticos brasileiros nos países de origem dos voos operados pela companhia aérea. “A LATAM é parceira do turismo brasileiro, e esse investimento na ampliação da frequência dos voos que nos conectam com a Europa e Estados Unidos está casada com ações da Embratur de promoção do Brasil no exterior, que vão garantir que essa oferta crescente de voos resulte em muito mais turistas internacionais chegando em nosso país”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.