TURISMO NÁUTICO

Seatrade Cruise Global 2025: Embratur leva turismo náutico e fluvial para a mais importante feira de cruzeiros do mundo

Agência marca presença na edição de 2025 da feira e promove cruzeiros marítimos e fluviais; expectativa é de que mais de 11.000 profissionais da indústria mundial de cruzeiros participem do evento
Fotos: Embratur-Sebrae / Divulgação
Turismo náutico em Barcelos, no Amazonas

07/04/2025 – A Embratur participa, desta segunda-feira (7) até quinta (10), da Seatrade Cruise Global 2025, o mais importante evento da indústria internacional de cruzeiros do mundo. As ações da Agência durante o encontro, em parceria com o Sebrae, incluem a promoção de cruzeiros marítimos e cruzeiros fluviais, conhecidos como expedições, com destaque para as expedições de luxo, um diferencial do Brasil frente a mercados concorrentes.

A feira está em seu 40º ano. A expectativa é que mais de 11.000 profissionais da indústria mundial de cruzeiros participem do evento. A Embratur está levando 14 coexpositores. Entre eles estão os estados do Amazonas, Bahia e Paraná, e os municípios de Santos e São Sebastião, em São Paulo.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o potencial do Brasil no turismo de cruzeiros marítimos e fluviais, e ressaltou o crescimento no número de turistas internacionais que entraram no Brasil por modais fluviais nos primeiros dois meses do ano. De acordo com o Portal de Dados da Agência, o registro de entradas saiu de 81.692 em janeiro e fevereiro de 2024 para 124.671 no mesmo período deste ano.

Além disso, segundo a Cruise Lines International Association (CLIA) Brasil, a expectativa é que a temporada 2024/2025 supere os resultados da anterior, que injetou R$ 5,2 bilhões na economia nacional e gerou 80 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. 

“A atividade náutica, em especial a de cruzeiros, impacta de forma significativa a economia dos destinos turísticos. E o Brasil tem um enorme potencial turístico para cruzeiros, tanto marítimos quanto fluviais. Tanto é que o número de turistas internacionais que entram por via marítima ou fluvial no Brasil cresceu 52,6% no primeiro bimestre de 2025”, lembra Freixo. “A Embratur e todo o trade vem trabalhando para aumentar o número de turistas internacionais no Brasil, e com esse segmento, não é diferente”, acrescenta o presidente da Agência.

“Estamos muito felizes com a participação da Embratur mais uma vez no Seatrade que é a Feira mais importante para a Indústria de Navios de Cruzeiro. Teremos juntos agendas importantes durante o evento que podem ajudar na melhora do ambiente de negócios para os Navios Internacionais, e também temos o objetivo de atrair a atenção das Linhas de Cruzeiro que ainda não escalam o Brasil para que conheçam nossos destinos. Além disso,  visitaremos o Terminal de Passageiros da MSC em Miami que vai ser inaugurado no período da Feira que servirá como benchmarking para investimentos no nosso país”, destacou o presidente executivo da Clia na América do Sul,. Marco Ferraz.

Acordo de cooperação
A Embratur possui um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Cruise Lines International Association (CLIA) Brasil, com o objetivo de promover e divulgar o país no mercado internacional como destino detentor de produtos, serviços e experiências sustentáveis e com alta qualidade no turismo náutico.

A parceria visa promover as experiências de viagem dos cruzeiros, atuando junto ao trade, gestores de destinos e demais atores da indústria de cruzeiros, incluindo portos, terminais de passageiros, armadoras, prestadores de serviços e operadores de viagens. Com o segmento aquecido, durante as escalas, os turistas irão movimentar a cadeia produtiva do setor, gerando emprego e renda para os destinos turísticos de toda costa brasileira.

Seatrade 2024
A Seatrade Cruise Global 2024 reuniu mais de 11 mil participantes, com mais de 600 expositores de 120 países, sendo uma excelente oportunidade para a realização de negócios, ampliando o posicionamento e aumentando a competitividade das empresas, destinos e produtos turísticos brasileiros a partir da internacionalização da oferta de turismo náutico no Brasil.