TURISMO NÁUTICO

Seatrade Cruise Global 2025: Embratur leva turismo náutico e fluvial para a mais importante feira de cruzeiros do mundo

Agência marca presença na edição de 2025 da feira e promove cruzeiros marítimos e fluviais; expectativa é de que mais de 11.000 profissionais da indústria mundial de cruzeiros participem do evento
Fotos: Embratur-Sebrae / Divulgação
Turismo náutico em Barcelos, no Amazonas

07/04/2025 – A Embratur participa, desta segunda-feira (7) até quinta (10), da Seatrade Cruise Global 2025, o mais importante evento da indústria internacional de cruzeiros do mundo. As ações da Agência durante o encontro, em parceria com o Sebrae, incluem a promoção de cruzeiros marítimos e cruzeiros fluviais, conhecidos como expedições, com destaque para as expedições de luxo, um diferencial do Brasil frente a mercados concorrentes.

A feira está em seu 40º ano. A expectativa é que mais de 11.000 profissionais da indústria mundial de cruzeiros participem do evento. A Embratur está levando 14 coexpositores. Entre eles estão os estados do Amazonas, Bahia e Paraná, e os municípios de Santos e São Sebastião, em São Paulo.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o potencial do Brasil no turismo de cruzeiros marítimos e fluviais, e ressaltou o crescimento no número de turistas internacionais que entraram no Brasil por modais fluviais nos primeiros dois meses do ano. De acordo com o Portal de Dados da Agência, o registro de entradas saiu de 81.692 em janeiro e fevereiro de 2024 para 124.671 no mesmo período deste ano.

Além disso, segundo a Cruise Lines International Association (CLIA) Brasil, a expectativa é que a temporada 2024/2025 supere os resultados da anterior, que injetou R$ 5,2 bilhões na economia nacional e gerou 80 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. 

“A atividade náutica, em especial a de cruzeiros, impacta de forma significativa a economia dos destinos turísticos. E o Brasil tem um enorme potencial turístico para cruzeiros, tanto marítimos quanto fluviais. Tanto é que o número de turistas internacionais que entram por via marítima ou fluvial no Brasil cresceu 52,6% no primeiro bimestre de 2025”, lembra Freixo. “A Embratur e todo o trade vem trabalhando para aumentar o número de turistas internacionais no Brasil, e com esse segmento, não é diferente”, acrescenta o presidente da Agência.

“Estamos muito felizes com a participação da Embratur mais uma vez no Seatrade que é a Feira mais importante para a Indústria de Navios de Cruzeiro. Teremos juntos agendas importantes durante o evento que podem ajudar na melhora do ambiente de negócios para os Navios Internacionais, e também temos o objetivo de atrair a atenção das Linhas de Cruzeiro que ainda não escalam o Brasil para que conheçam nossos destinos. Além disso,  visitaremos o Terminal de Passageiros da MSC em Miami que vai ser inaugurado no período da Feira que servirá como benchmarking para investimentos no nosso país”, destacou o presidente executivo da Clia na América do Sul,. Marco Ferraz.

Acordo de cooperação
A Embratur possui um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Cruise Lines International Association (CLIA) Brasil, com o objetivo de promover e divulgar o país no mercado internacional como destino detentor de produtos, serviços e experiências sustentáveis e com alta qualidade no turismo náutico.

A parceria visa promover as experiências de viagem dos cruzeiros, atuando junto ao trade, gestores de destinos e demais atores da indústria de cruzeiros, incluindo portos, terminais de passageiros, armadoras, prestadores de serviços e operadores de viagens. Com o segmento aquecido, durante as escalas, os turistas irão movimentar a cadeia produtiva do setor, gerando emprego e renda para os destinos turísticos de toda costa brasileira.

Seatrade 2024
A Seatrade Cruise Global 2024 reuniu mais de 11 mil participantes, com mais de 600 expositores de 120 países, sendo uma excelente oportunidade para a realização de negócios, ampliando o posicionamento e aumentando a competitividade das empresas, destinos e produtos turísticos brasileiros a partir da internacionalização da oferta de turismo náutico no Brasil.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.