AUDIOVISUAL

Embratur apresenta as experiências e a hospitalidade mineira em Belo Horizonte em novo episódio do Turismo Transforma

Capital de Minas é a protagonista do novo episódio da websérie, que mostra como a fusão entre tradição, diversidade e sustentabilidade fortalece a cidade como destino internacional
Embratur/Divulgação
Daniel Tubarão (centro) é regente de bloco carnavalesco em BH

08/04/2025 – Belo Horizonte (MG) e a mistura frutífera de tradição mineira com diversidade e sustentabilidade é a personagem principal do novo episódio da websérie Turismo Transforma, da Embratur. Lançado nesta terça-feira (8), o minidocumentário Belo Horizonte: Destino Sustentável mostra a hospitalidade, a gastronomia, a força carnavalesca, a pujança cultural da periferia e do centro belorizontino como atrativos para turistas internacionais, além da força do setor turístico para dar sustentabilidade ao destino.

Produzido pela Embratur em parceria com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (BeloTur), o episódio é resultado do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, lançado pela Agência em setembro de 2024, durante a ABAV Expo, e que teve a capital de Minas Gerais como vencedora.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.

Importante destacar, também, que Minas é um dos estados que acompanha o crescimento nacional na chegada de turistas internacionais, conforme consta no portal de Dados da Embratur. No primeiro bimestre de 2025, a região teve um aumento de 11,42% em visitantes do exterior. Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, Minas é estratégica para a diversificação na promoção de destinos no exterior e uma importante representante da diversidade e da cultura dos destinos brasileiros.

“Belo Horizonte, como capital, resume bem o estado Minas, que é parte fundamental da história do Brasil e um lugar belíssimo, que tem muito a oferecer para o mundo. Muito a oferecer em cultura, em diversidade, em sustentabilidade, gastronomia e muitas outras coisas. A gente está falando de uma cidade histórica, importante, e que está conectada a uma região enorme e antiga e que, ao mesmo tempo, se sobressai por provocar uma conexão quase imediata com quem vem de fora, fazendo esses dois movimentos e mostrando o turismo como uma atividade transformadora”, explica.

Tem de tudo em BH
O doc Belo Horizonte: Destino Sustentável leva o espectador a um passeio pelas ruas das periferias ao centro da cidade, passando por projetos sociais como o Cerâmica Santana, que é parte de um roteiro turístico que apresenta, entre outras experiências, o resultado da união de jovens que produzem peças de cerâmica no Aglomerado da Serra. O doc mostra, ainda, o bloco afro de favela Seu Vizinho, importante expoente carnavalesco, que gera empregos e impulsiona a formação de músicos. E o projeto Recicla Belô, de catadores e artesãos, que gera valor a partir da destinação correta de resíduos da capital.

“Belo Horizonte tem vocação para o acolhimento. É uma cidade viva, feita de encontros, de serviços, de comércios e de cultura pulsante. E o turismo, nesse cenário, é uma força transversal: movimenta a economia, valoriza os territórios, fortalece redes locais e contribui diretamente para o desenvolvimento plural e sustentável da cidade”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

“Estamos construindo um modelo que pode se consolidar como política pública para outras ações da Belotur — e que também possa inspirar outros destinos a enxergar o turismo como uma força transformadora. Participar da série ‘Turismo Transforma’, da Embratur, é dar visibilidade a esse caminho que já começou. Porque, no fim das contas, ESG é sobre desenvolvimento coletivo. É sobre criar cidades que cuidam — de quem vive, de quem visita e do futuro que queremos construir”, completa a presidente.

O bom e velho queijo canastra
BH, para os íntimos, volta ao Turismo Transforma após participar do terceiro episódio do projeto, centrado em turismo de base comunitária e que traz, como protagonista, o mundialmente famoso Queijo Canastra, produzido na serra que dá nome ao laticínio, em Minas Gerais. O mini doc mostra a produção do queijo e o turismo comunitário em área rural, e como todo esse trabalho, tradicionalíssimo, transforma a vida dos envolvidos nessa atividade e chega aos grandes restaurantes da capital mineira, elevando a gastronomia local a níveis internacionais.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.