08/04/2025 – A Embratur deu um passo importante para fortalecer a profissionalização do mercado receptivo brasileiro para promoção de negócios sustentáveis nos principais mercados europeus. Em parceria com o Import Promotion Desk (IPD), programa financiado pelo governo da Alemanha, foi realizado, nesta terça-feira (8), um webinar que visa conectar pequenas e médias empresas que atuam em experiências de turismo sustentável no Amazonas e na Bahia.
O IPD é uma iniciativa financiada pelo Ministério de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha conectando importadores europeus a fornecedores confiáveis em 21 países. A iniciativa facilita negócios sustentáveis em turismo e outros setores como ingredientes naturais, produtos frescos, flores de corte, frutos do mar, e até tecnologia da informação.
No capítulo de turismo sustentável, após esta fase de inspeção com o apoio da Embratur e da Embaixada do Brasil em Berlim, a expectativa é inserir o Brasil e os fornecedores do país neste programa de desenvolvimento econômico sustentável, que já apoia países como Equador, Malawi, Nepal, Sri Lanka, Tunísia e Uzbequistão.
O encontro virtual apresentou os detalhes do programa e explicou como as empresas brasileiras interessadas poderão participar da seleção que será realizada pelo IPD. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a proposta é ajudar empresas locais (agências de receptivo, operadores de atividades, meios de hospedagem e de transporte) que atuem com iniciativas inovadoras e sustentáveis a se conectarem com o mercado europeu através de oportunidades de matchmaking.
“Devemos valorizar empreendedores que estão alinhados com as políticas do Governo do Brasil e da Embratur e comprometidos com o pacto global de desenvolvimento econômico sustentável, neste importante momento que o Brasil estará no foco mundial sendo o país anfitrião da COP 30 na Amazônia em novembro. Para isso, as empresas contarão com treinamentos, mentorias, participação em rodadas de negócios nas feiras internacionais, viagens de familiarização e ações de promoção comercial e marketing”, detalhou Freixo.
A iniciativa é voltada exclusivamente para empresas já em funcionamento, com atuação em experiências autênticas e sustentáveis, que desejam dar os primeiros passos em relações comerciais no modelo B2B, ou seja, empresa para empresa.
Resultado ITB Berlim
A entrada do Brasil no programa do IPD é fruto de articulações iniciadas na ITB Berlim 2023, com apoio da Embaixada do Brasil na Alemanha, com o pontapé inicial articulado na última edição em março de 2025 em Berlim.
Seleção
Durante o webinar, foram apresentados os critérios para participação no programa. Serão selecionadas entre 8 a 15 empresas que atendam aos requisitos:
As empresas escolhidas pela IPD receberão acompanhamento técnico por três anos, com plano de trabalho individualizado, mentoria, capacitações, marketing e desenvolvimento organizacional sem ônus. Também poderão participar juntamente com a IPD das principais feiras internacionais da Europa – a ITB Berlim e WTM Londres e em rodadas de negócios.
Em parceria com a Embratur, parceiros do trade nacional como Sebrae Nacional e seus escritórios regionais, a associação de turismo responsável MUDA e as Secretarias de Turismo foram mobilizados para divulgar a oportunidade para as pequenas e médias empresas locais dos Estados contemplados.
Próximos passos
Representantes do IPD virão ao Brasil entre 29 de julho e 10 de agosto para inspeção nos destinos da Bahia e Amazonas e entrevistas com as empresas pré-selecionadas. Essa etapa será fundamental para avaliar o potencial das operações e validar as participantes do projeto. A Embratur propôs a assinatura de um Termo de Cooperação com o IPD visando estabelecer parceria de longo prazo entre Brasil e Alemanha com foco na promoção do turismo responsável entre Brasil e Europa.
Para 2026, o IPD promete ampliar o recorte geográfico do programa para demais destinos da região da Amazônia e do Nordeste. Além da equipe da Embratur, o webinar do IPD contou com a presença de 47 participantes, incluindo representantes da Embaixada do Brasil em Berlim.