EXPERIÊNCIAS ÚNICAS

Embratur e Sebrae lançam projeto Feel Brasil na WTM Latin America 2025

Projeto conta com 101 vivências autênticas, com representantes de todos os estados brasileiros. Mais de 70% das experiências serão oferecidas por micro e pequenas empresas
Marcio Menasce/Embratur
Projeto Feel Brasil apresenta 101 destinos estratégicos e únicos do país

14/04/25 – Já pensou em ter uma lista pronta com 101 dos atrativos mais desejados do Brasil, indo desde as mais belas praias do país, até a um safári no Pantanal? A Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, lançou nesta segunda-feira (14), o projeto Feel Brasil, que contempla destinos estratégicos e icônicos do país. As experiências foram apresentadas durante coletiva de imprensa, na WTM Latin America 2025, em São Paulo (SP).

O Feel Brasil traz uma seleção de 101 experiências, em 61 municípios, de 27 unidades da Federação. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental. Tais destinos turísticos formam um portfólio competitivo de experiências, promovidas internacionalmente pela Agência. 

Segundo o presidente da Embratur, o programa terá como resultado a ampliação do ticket médio e diversificação dos destinos turísticos. “Com o sucesso do Feel Brasil, que tem destinos selecionados em todas as 27 unidades da Federação, o país ganha cada vez mais competitividade internacional, atraindo turistas que buscam experiências diferenciadas e sustentáveis, o chamado turismo de experiências, que é uma tendência global. Por outro lado, estamos promovendo desenvolvimento e incentivando a geração de emprego e renda para as comunidades locais”, afirmou.

Representando 90% dos negócios turísticos do Brasil, as micro e pequenas empresas (MPEs) são destaque no Feel Brasil, garantindo que mais de 70% das experiências participantes do projeto sejam oferecidas por esses empreendedores. 

Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, explicou que um Feel Brasil vai além de um mapeamento de experiências e mira de forma estratégica a inserção desses destinos no mercado internacional. “A gente não quer simplesmente mapear, mas cuidar dessas experiências, sabendo para qual mercado tem que ser vendido, através de um trabalho de inteligência comercial”.

Além de Bruno Reis, a coletiva contou com a presença da Coordenadora de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro. Duas empreendedoras com experiências contempladas no portfólio do Feel Brasil também participaram do lançamento. 

Da Bahia, a experiência “Caminho dos Orixás” foi apresentada pela empresária Nilzete dos Santos, que destacou o empoderamento que o Feel Brasil proporcionará ao negócio. “Me sinto muito empoderada agora. Era um grande sonho ver a Embratur promover e o Sebrae se dedicar para mostrar o quanto nós, pequenos empreendedores, fazemos parte dessa cadeia do Turismo. É espetacular, muito valoroso”, comentou. 

Rachel Zanchet, empresária responsável pelo “Jardim da Amazônia Lodge”, com experiência de birdwatching em meio à floresta amazônica, ressaltou a importância do projeto enquanto ferramenta de promoção internacional, facilitando o acesso às informações sobre os destinos selecionados. “Essa voz que vocês estão dando pra gente, esse olhar, esse acesso muito mais planejado e organizado, com certeza será um momento para nós”.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o projeto trata-se de uma vitrine com o que há de melhor do Brasil para o mundo. “Queremos mostrar as experiências turísticas de todo o país. Com isso, estamos posicionando o Brasil como um destino diverso, seja de natureza, de afroturismo, de bem-estar, de comunidade indígena e de sol e praia. A grande maioria dessas experiências é constituída por pequenos negócios. É uma iniciativa inovadora para o país e para o mundo. Na ocasião, iremos também abrir mercado para essas pequenas empresas por meio da geração de negócios, o que significa, mais oportunidade, inclusão, renda e empregos”, afirma.

Feel Brasil
Por meio do Feel Brasil, um público qualificado terá acesso às experiências, expandindo a visibilidade no mercado internacional e fortalecendo a venda desses produtos para turistas internacionais. 

Para isso, a Embratur disponibiliza algumas ferramentas de apoio à comercialização e promoção dessas vivências como produção de conteúdos digitais, webinários e encontros de negócios, famtours, press trips, participação em feiras internacionais, ações de marketing digital e campanhas publicitárias. As ações serão desdobradas em várias etapas até o final de 2025.

WTM Latin America
A WTM Latin America acontece entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo (SP). O evento é voltado para profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.