14/04/25 – Patrocinado pela Embratur, o 3° Prêmio do Afroturismo elegeu o Rio de Janeiro como o Melhor Destino Nacional do Afroturismo. O segmento é uma das prioridades da Agência, que captou um dos principais eventos mundiais do setor, o Black Travel Summit, para ocorrer no Rio de Janeiro em novembro do ano passado.
Entregue nesta segunda-feira (14), durante a WTM Latin America, a premiação foi promovida pela plataforma Guia Negro e reconheceu as dez categorias que se destacaram no setor em 2024. Além da Cidade Maravilhosa, estão entre os vencedores em destaque o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), reconhecido como melhor atração turística, e São Luís (MA), como destaque do Guia Negro.
“Este é um necessário reconhecimento às ações, aos profissionais e aos destinos que estão empenhados em promover o afroturismo. Não há como falar de Brasil para o mundo sem falar de diversidade, de respeito, de sustentabilidade e de inclusão. Por isso, apoiamos e fortalecemos desse setor, contemplado entre as nossas estratégias de promoção internacional do país”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres, explica que o afroturismo não tem a ver somente com destinos e experiências turísticas, mas também com a formação de um Turismo antirracista no Brasil. “Há um público gigantesco de turistas interessados na cultura afro-brasileira. Por isso, a Embratur está atenta à necessidade de se olhar para o afroturismo e apostar nele como um grande mercado de luta contra o racismo e de atração de turistas estrangeiros para o Brasil”, explica.
Para o fundador do Guia Negro e idealizador do prêmio, Guilherme Soares Dias, a condecoração representa uma consolidação do setor de afroturismo no Brasil. “Foi um momento de celebração e de pactuar novos passos. Temos muitas fronteiras ainda para conquistar, mas percebemos que o turismo brasileiro e estrangeiro tem buscado cada vez mais conhecer a história e cultura negra”, avalia.
Já a event Leader da WTM Latin America, Bianca Pizzolito, classifica sediar a edição do Prêmio Afroturismo na WTM Latin America um motivo de alegria e orgulho. “O Guia Negro e o prêmio dão visibilidade a histórias, trajetórias e potências que inspiram e transformam o nosso setor. Estar junto dessa iniciativa é, para nós, um gesto de respeito, reconhecimento e esperança em um futuro mais inclusivo para todos que fazem o turismo acontecer”, disse.
Prêmio
A plataforma criou o prêmio em 2023, em versão online. O prêmio tem contribuição de quem faz parte do setor e convida jurados de diferentes áreas: agências de viagem, consultores, hoteleiros, guias de turismo e especialistas que têm atuado na área, somando 32 votantes em dez categorias.
Os ganhadores do prêmio Afroturismo em 2024 foram:
1 – MELHOR DESTINO NACIONAL: Rio de Janeiro
2 – MELHOR DESTINO INTERNACIONAL: Colômbia
3 – EMPRESA PARCEIRA DO AFROTURISMO (negócio da área de turismo ou de outros setores que apoia ações do afroturismo): Sebrae
4 – MELHOR CONTEÚDO DE AFROTURISMO (voto do público): Leandro Gonçalves – Preto Viajante
5 – MELHOR ATRATIVO OU EXPERIÊNCIA TURÍSTICA: Muhcab – Rio de Janeiro
6 – MELHOR EXPERIÊNCIA FORA DO EIXO RIO/SÃO PAULO/SALVADOR: Rotas Afro – Julia Madeira
7 – MELHOR EMPREENDIMENTO DE AFROEMPREENDEDOR LIGADO AO AFROTURISMO (restaurante, hospedagem, loja de produtos, entre outros): Embaixada Preta
8 – MELHOR PROFISSIONAL DO AFROTURISMO: Thais Rosa
9 – MELHOR EMPRESA DE AFROTURISMO DE 2024: Diaspora.black
10 – DESTAQUE GUIA NEGRO: São Luís