14/04/25 – Patrocinado pela Embratur, o 3° Prêmio do Afroturismo elegeu o Rio de Janeiro como o Melhor Destino Nacional do Afroturismo. O segmento é uma das prioridades da Agência, que captou um dos principais eventos mundiais do setor, o Black Travel Summit, para ocorrer no Rio de Janeiro em novembro do ano passado.
Entregue nesta segunda-feira (14), durante a WTM Latin America, a premiação foi promovida pela plataforma Guia Negro e reconheceu as dez categorias que se destacaram no setor em 2024. Além da Cidade Maravilhosa, estão entre os vencedores em destaque o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), reconhecido como melhor atração turística, e São Luís (MA), como destaque do Guia Negro.
“Este é um necessário reconhecimento às ações, aos profissionais e aos destinos que estão empenhados em promover o afroturismo. Não há como falar de Brasil para o mundo sem falar de diversidade, de respeito, de sustentabilidade e de inclusão. Por isso, apoiamos e fortalecemos desse setor, contemplado entre as nossas estratégias de promoção internacional do país”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres, explica que o afroturismo não tem a ver somente com destinos e experiências turísticas, mas também com a formação de um Turismo antirracista no Brasil. “Há um público gigantesco de turistas interessados na cultura afro-brasileira. Por isso, a Embratur está atenta à necessidade de se olhar para o afroturismo e apostar nele como um grande mercado de luta contra o racismo e de atração de turistas estrangeiros para o Brasil”, explica.
Para o fundador do Guia Negro e idealizador do prêmio, Guilherme Soares Dias, a condecoração representa uma consolidação do setor de afroturismo no Brasil. “Foi um momento de celebração e de pactuar novos passos. Temos muitas fronteiras ainda para conquistar, mas percebemos que o turismo brasileiro e estrangeiro tem buscado cada vez mais conhecer a história e cultura negra”, avalia.
Já a event Leader da WTM Latin America, Bianca Pizzolito, classifica sediar a edição do Prêmio Afroturismo na WTM Latin America um motivo de alegria e orgulho. “O Guia Negro e o prêmio dão visibilidade a histórias, trajetórias e potências que inspiram e transformam o nosso setor. Estar junto dessa iniciativa é, para nós, um gesto de respeito, reconhecimento e esperança em um futuro mais inclusivo para todos que fazem o turismo acontecer”, disse.
Prêmio
A plataforma criou o prêmio em 2023, em versão online. O prêmio tem contribuição de quem faz parte do setor e convida jurados de diferentes áreas: agências de viagem, consultores, hoteleiros, guias de turismo e especialistas que têm atuado na área, somando 32 votantes em dez categorias.
Os ganhadores do prêmio Afroturismo em 2024 foram:
1 – MELHOR DESTINO NACIONAL: Rio de Janeiro
2 – MELHOR DESTINO INTERNACIONAL: Colômbia
3 – EMPRESA PARCEIRA DO AFROTURISMO (negócio da área de turismo ou de outros setores que apoia ações do afroturismo): Sebrae
4 – MELHOR CONTEÚDO DE AFROTURISMO (voto do público): Leandro Gonçalves – Preto Viajante
5 – MELHOR ATRATIVO OU EXPERIÊNCIA TURÍSTICA: Muhcab – Rio de Janeiro
6 – MELHOR EXPERIÊNCIA FORA DO EIXO RIO/SÃO PAULO/SALVADOR: Rotas Afro – Julia Madeira
7 – MELHOR EMPREENDIMENTO DE AFROEMPREENDEDOR LIGADO AO AFROTURISMO (restaurante, hospedagem, loja de produtos, entre outros): Embaixada Preta
8 – MELHOR PROFISSIONAL DO AFROTURISMO: Thais Rosa
9 – MELHOR EMPRESA DE AFROTURISMO DE 2024: Diaspora.black
10 – DESTAQUE GUIA NEGRO: São Luís
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.