BIRDWATCHING

WTM: Em ação inédita, Embratur apoia criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre

A iniciativa impulsiona o turismo de natureza e de observação de aves (birdwatching), além de ajudar no desenvolvimento e profissionalização do segmento no Brasil
Embratur-Sebrae/Divulgação
Iniciativa ajudará a impulsionar ecoturismo e birdwatching no país

14/04/2025 – A Embratur apoia a criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS). O lançamento oficial da associação acontece nesta terça-feira (15), durante a WTM Latin America, em São Paulo. Inédita, a iniciativa ajudará a impulsionar o turismo de natureza e de observação de aves (birdwatching) no Brasil. O apoio estratégico da Agência demonstra o reconhecimento do potencial do segmento de observação de vida silvestre para aumentar o ingresso de visitantes internacionais nos destinos brasileiros e promover práticas sustentáveis em todo o território nacional.

O lançamento marca um passo importante para o desenvolvimento e profissionalização desse segmento turístico no Brasil. A solenidade contará com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, da presidente da associação, Roséli Azi Nascimento, além de atores do setor. “A Embratur reconhece o potencial da observação de aves para diversificar nossos destinos, promover sustentabilidade e fortalecer o turismo de natureza,  um segmento em que o Brasil é referência global e que é muito importante para a conservação ambiental. O turismo é uma atividade econômica que faz com que nossos biomas tenham mais valor preservados que desmatados”, afirma Freixo.

“De forma inédita, a Embratur apoia a criação da associação que representará o turismo de observação de vida silvestre do País, com foco na promoção internacional deste nicho do turismo de natureza que atua com a conservação do meio ambiente, fauna e flora, além de levar desenvolvimento para novas regiões e gerar impactos positivos, econômicos e sociais. E iniciaremos com o ‘birdwatching’ em diversas ações neste ano”, completa o presidente da Embratur.

“A criação da Associação TOVS fortalece a posição do Brasil no mercado internacional de Turismo de Observação, promovendo práticas sustentáveis, atraindo visitantes, bem como as comunidades locais. Essa iniciativa não apenas destacará a rica biodiversidade do país, mas também incentivará a conservação ambiental e o envolvimento das comunidades na valorização de seus recursos naturais, fortalecendo nossa posição como destino de Observação de Vida Silvestre”, lembra a presidente da associação, Roséli Azi Nascimento.

Embratur e o birdwatching
A Agência tem uma série de iniciativas de promoção internacional de destinos brasileiros de turismo de observação de aves. Em novembro do ano passado, Freixo se reuniu com autoridades do Governo Federal e grupos de especialistas na observação de aves no Palácio do Planalto, para discutir políticas públicas para o fomento da atividade de birdwatching no país.

Em maio próximo, a Embratur também realizará um famtour (viagem de familiarização) do segmento com operadores do Reino Unido para a Bahia, além de participar do Avistar Brasil. Em julho terá um estande na Global BirdFair, o maior encontro internacional de observação de aves (também no Reino Unido). É a primeira vez que a Agência tem um espaço com coexpositores no evento. 

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, sendo o terceiro em número de espécies, bem como de aves endêmicas, enfatizando, assim, o potencial do birdwatching para atração de turistas internacionais.

WTM Latin America
A WTM Latin America é um dos principais eventos mundiais da indústria de viagens e turismo da região. A iniciativa é voltada para profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros, e reúne mais de 27 mil profissionais do setor a cada edição.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.