BIRDWATCHING

WTM: Em ação inédita, Embratur apoia criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre

A iniciativa impulsiona o turismo de natureza e de observação de aves (birdwatching), além de ajudar no desenvolvimento e profissionalização do segmento no Brasil
Embratur-Sebrae/Divulgação
Iniciativa ajudará a impulsionar ecoturismo e birdwatching no país

14/04/2025 – A Embratur apoia a criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS). O lançamento oficial da associação acontece nesta terça-feira (15), durante a WTM Latin America, em São Paulo. Inédita, a iniciativa ajudará a impulsionar o turismo de natureza e de observação de aves (birdwatching) no Brasil. O apoio estratégico da Agência demonstra o reconhecimento do potencial do segmento de observação de vida silvestre para aumentar o ingresso de visitantes internacionais nos destinos brasileiros e promover práticas sustentáveis em todo o território nacional.

O lançamento marca um passo importante para o desenvolvimento e profissionalização desse segmento turístico no Brasil. A solenidade contará com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, da presidente da associação, Roséli Azi Nascimento, além de atores do setor. “A Embratur reconhece o potencial da observação de aves para diversificar nossos destinos, promover sustentabilidade e fortalecer o turismo de natureza,  um segmento em que o Brasil é referência global e que é muito importante para a conservação ambiental. O turismo é uma atividade econômica que faz com que nossos biomas tenham mais valor preservados que desmatados”, afirma Freixo.

“De forma inédita, a Embratur apoia a criação da associação que representará o turismo de observação de vida silvestre do País, com foco na promoção internacional deste nicho do turismo de natureza que atua com a conservação do meio ambiente, fauna e flora, além de levar desenvolvimento para novas regiões e gerar impactos positivos, econômicos e sociais. E iniciaremos com o ‘birdwatching’ em diversas ações neste ano”, completa o presidente da Embratur.

“A criação da Associação TOVS fortalece a posição do Brasil no mercado internacional de Turismo de Observação, promovendo práticas sustentáveis, atraindo visitantes, bem como as comunidades locais. Essa iniciativa não apenas destacará a rica biodiversidade do país, mas também incentivará a conservação ambiental e o envolvimento das comunidades na valorização de seus recursos naturais, fortalecendo nossa posição como destino de Observação de Vida Silvestre”, lembra a presidente da associação, Roséli Azi Nascimento.

Embratur e o birdwatching
A Agência tem uma série de iniciativas de promoção internacional de destinos brasileiros de turismo de observação de aves. Em novembro do ano passado, Freixo se reuniu com autoridades do Governo Federal e grupos de especialistas na observação de aves no Palácio do Planalto, para discutir políticas públicas para o fomento da atividade de birdwatching no país.

Em maio próximo, a Embratur também realizará um famtour (viagem de familiarização) do segmento com operadores do Reino Unido para a Bahia, além de participar do Avistar Brasil. Em julho terá um estande na Global BirdFair, o maior encontro internacional de observação de aves (também no Reino Unido). É a primeira vez que a Agência tem um espaço com coexpositores no evento. 

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, sendo o terceiro em número de espécies, bem como de aves endêmicas, enfatizando, assim, o potencial do birdwatching para atração de turistas internacionais.

WTM Latin America
A WTM Latin America é um dos principais eventos mundiais da indústria de viagens e turismo da região. A iniciativa é voltada para profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros, e reúne mais de 27 mil profissionais do setor a cada edição.