14/04/2025 – A Embratur assinou, nesta segunda-feira (14), durante a WTM Latin America, em São Paulo (SP), um acordo de cooperação técnica (ACT) com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Com a parceria, será possível potencializar a promoção turística dos produtos, destinos e serviços brasileiros no mercado internacional, já que a iniciativa facilitará o encontro entre compradores internacionais com fornecedores brasileiros reunidos pela associação.
Dessa forma, a Agência poderá identificar potencial de empresas para o receptivo internacional, bem como direcionar ações de promoção e qualificação para melhor receber os visitantes internacionais nos destinos brasileiros.
Conforme explica o próprio documento, o ACT “tem por objeto a conjugação de esforços e expertises dos partícipes para a promoção do turismo brasileiro no mercado internacional, visando a ampliação do fluxo de turistas e o posicionamento do Brasil como destino turístico de excelência”. A parceria prevê, ainda, compartilhamento de dados, realização de ações de capacitação e, também, de ações de promoção e apoio à comercialização de forma cooperada.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do ACT para impulsionar negócios do turismo no Brasil a partir da capacitação de receptores. “Para ampliar o número de turistas internacionais nos nossos estados e municípios, a gente tem que qualificar o nosso mercado. E esse ACT com a Braztoa, uma parceira muito importante da Embratur, vai nos ajudar a tornar o Brasil um destino competitivo, cada vez mais de excelência, no mercado internacional e impulsionar as empresas do setor de forma sustentável, com base em inovação e inteligência de dados”, afirmou.
A presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, disse acreditar que a parceria trará resultados mais consistentes para o turismo internacional no Brasil. “Acreditamos que o trabalho conjunto é essencial para ampliar as oportunidades do Brasil no mercado internacional. Quando unimos qualificação da oferta, inteligência de mercado e ações de promoção alinhadas às tendências e ao novo perfil de viajante, conseguimos resultados mais consistentes”, ressaltou.
“Um dos grandes desafios da promoção internacional é mostrar ao turista estrangeiro um leque diverso de experiências — com roteiros bem estruturados, acessíveis e práticos. E é justamente aí que entra a força das nossas operadoras: temos a expertise para transformar os atrativos do Brasil em produtos turísticos prontos para serem vendidos, conectando desejos a experiências reais e viáveis”, completou.
Novo Plano de Marketing
Outra agenda de destaque no primeiro dia da WTM foi a apresentação do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, sobre as etapas para a construção do novo plano de marketing da Agência. A fala aconteceu durante a reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT) e, dentre outros tópicos, Reis destacou a importância de uma linguagem comum entre estados, municípios e o Brasil, para dar mais efetividade à promoção internacional dos destinos brasileiros, e do uso de inteligência de dados para pautar as ações.
“Na oferta turística do Brasil, a gente conseguiu ter muito êxito de 2006 até 2016, um período muito próspero para o turismo internacional. Nossa expectativa é que agora a gente consiga repaginar esse novo olhar sobre a estratégia de promoção turística do país no exterior. Precisamos falar mais sobre comercialização, geração de negócios e ampliar o relacionamento comercial do Brasil. E a gente apresentar o Novo Plano de Marketing no Visit Brasil Summit, 19 e 20 de maio, quando vamos falar exclusivamente sobre promoção internacional do Brasil”, disse.
O diretor também destacou que o novo plano foi feito a partir de análises qualitativas, estudos, pesquisas e escuta das unidades da federação. “É muito importante falar sobre a ativação do plano operacional porque isso conversa com a execução financeira também das ações da Embratur. Estejamos todos atentos a isso, já que a Embratur vai fazer 60 anos no ano que vem, de como vamos conduzir as ações da Agência também para o futuro. Está todo mundo ciente que, de 10 anos para cá, o mercado mudou bastante. Novos atores surgiram, o que acaba influenciando muito a tomada de decisão”, acrescentou.
WTM Latin America
A WTM Latin America é um dos principais eventos mundiais da indústria de viagens e turismo da região. A iniciativa é voltada para profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros, e reúne mais de 27 mil profissionais do setor a cada edição.
Braztoa
A Braztoa reúne diversas empresas de operação, agenciamento de viagens e representação de serviços turísticos. A entidade desenvolve ações institucionais, de fomento ao desenvolvimento do setor de turismo e de promoção e apoio à comercialização. Suas operadoras associadas abrangem tanto o turismo receptivo quanto o emissivo, doméstico e internacional, além de segmentos turísticos como luxo, turismo de aventura, sol e praia, intercâmbio, turismo cultural e esportivo, por exemplo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.