NEGÓCIOS

Embratur conecta empresas brasileiras a compradores internacionais em rodada de negócios na WTM Latin America 2025

Iniciativa traz 90 compradores estrangeiros para negociar diretamente com empresas brasileiras e ampliar a presença do país no mercado turístico global
Tulio Vidal/ASN
Compradores internacionais estão sendo conectados a 46 experiências turísticas nacionais selecionadas pelo projeto Feel Brasil

15/04/25 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, realizou nesta terça-feira (15), durante a WTM Latin America 2025, em São Paulo, uma Rodada de Negócios com operadores internacionais convidados, os chamados hosted buyers. A ação tem como objetivo ampliar a participação das micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional, bem como consolidar o Brasil como um destino turístico competitivo e diversificado. Ao todo, 90 profissionais de turismo de mercados da América Latina, Europa, Ásia, Oceania e América do Norte participarão de encontros com representantes do trade brasileiro, promovendo o intercâmbio de oportunidades e o fortalecimento de parcerias comerciais.

Esses compradores estrangeiros serão conectados a 46 experiências turísticas nacionais selecionadas pelo projeto Feel Brasil, que durante a WTM estará representando a diversidade de 22 unidades federativas. Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, esta Rodada de Negócios faz parte de um esforço estratégico da Agência para diversificar a oferta, valorizar destinos autênticos e ampliar a presença em mercados prioritários. “Ao aproximar quem vende e quem compra, fortalecemos a cadeia produtiva do turismo, promovemos as micro e pequenas empresas e geramos oportunidades reais de desenvolvimento econômico em todas as regiões do país”, afirmou.

Marcelo Freixo evidenciou ainda que a iniciativa amplia a presença do Brasil nas prateleiras internacionais. “A presença dos compradores internacionais na WTM é uma demonstração concreta de que o Brasil está preparado para ocupar um lugar de destaque no turismo global”, disse.

Para o Sebrae, essa parceria é fundamental para impulsionar o protagonismo das pequenas empresas no cenário internacional. “Esta ação é de grande importância, pois com esta iniciativa, o Sebrae e a Embratur estão posicionando as experiências turísticas brasileiras para o mercado internacional. Estamos atuando nas rodadas de negócio, abrindo mercado para os pequenos negócios, que no turismo, são a maioria também. Estamos propiciando o acesso direto desses negócios ao mercado, ampliando oportunidades. Os pequenos negócios estão tendo a oportunidade de ficar frente a frente com operadores internacionais, apresentando seus produtos turísticos, com experiências de quase todas as unidades da federação. Isso é mais inclusão e geração de emprego e renda”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Segundo o coordenador de Mercados Internacionais da Embratur, Alisson Andrade, o projeto Hosted Buyers integra o plano estratégico da Agência para o período 2024-2027. “Nosso foco central é promover encontros de negócios entre operadores internacionais e fornecedores brasileiros. A iniciativa consiste em patrocinar a vinda de compradores estrangeiros ao Brasil, conectando-os diretamente às empresas do setor turístico. Os encontros seguem um formato dinâmico de reuniões breves, com o objetivo de gerar oportunidades comerciais concretas”, explicou.

Entre os países representados na ação estão Argentina, México, Paraguai, Panamá, Bolívia, Equador, Uruguai, Colômbia, Peru, Índia, China, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Estados Unidos e Austrália. A presença de representantes da China e da Índia é estratégica para ampliar a inserção do Brasil nestes mercados e fortalecer novas rotas turísticas. “A presença de compradores desses países é fundamental para retomar o trabalho com o mercado chinês, especialmente no contexto da nossa participação na ITB China, em Xangai, no próximo mês”, enfatizou Alisson Andrade.

Hosted Buyers
A seleção dos buyers considerou critérios como o volume de vendas e a relevância das operadoras nos mercados de origem, além do alinhamento com os países definidos no planejamento da Embratur para os próximos anos.

Como parte da programação, Alisson Andrade também conduzirá uma palestra de boas-vindas, na qual apresentará as cinco regiões do Brasil, destacando a competitividade e as oportunidades de negócios que cada uma oferece. “A expectativa é que esses encontros resultem em ampliação de vendas e parcerias internacionais, contribuindo para o aumento do número de turistas estrangeiros no Brasil e da receita gerada pelo turismo internacional”, concluiu.

WTM Latin America
A WTM Latin America é um dos principais eventos mundiais da indústria de viagens e turismo da América Latina. A iniciativa é voltada para profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros, e reúne mais de 27 mil profissionais do setor a cada edição.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.