15/04/2025 – A Embratur e a Royal Air Maroc (RAM) deram mais um passo na parceria iniciada com a assinatura do Termo de Colaboração (TC) do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), firmada no último ano. Nesta terça-feira (15), durante a WTM Latin America, em São Paulo (SP), a Agência e a companhia assinaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de promover ações conjuntas voltadas ao aumento da oferta de serviços aéreos internacionais e tráfego de turistas estrangeiros nos aeroportos brasileiros.
A assinatura aconteceu às 13h, no estande da empresa marroquina. O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis, representou a Agência, e o diretor regional da RAM na América do Sul, Othman BABA, a companhia aérea.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a assinatura do protocolo reforça a parceria estratégica com a Royal Air Maroc para ampliação da conectividade do Brasil com o mundo e, assim, atrair ainda mais turistas estrangeiros para o nosso país.
“Depois de atuarmos juntos trazendo agentes de turismo europeus para o Brasil pelo PATI, poderemos seguir ampliando essa parceria em novas ações de promoção de destinos brasileiros. O efeito disso é comprovado no crescimento da movimentação turística, que leva ao desenvolvimento do mercado do turismo e à geração de emprego e renda para nossa economia”, afirmou Freixo.
Já o diretor regional da RAM na América do Sul pontuou que a meta é continuar desenvolvendo as frequências de voos operados pela RAM para o Brasil. “O Protocolo de Intenções vem na sequência do programa PATI, no qual estivemos envolvidos com a Embratur, com o objetivo de promover as chegadas internacionais ao Brasil. A parceria teve início em 2024 e teve seu ciclo concluído com enorme sucesso. Por isso, decidimos estendê-la por meio da assinatura deste Protocolo, que busca continuar promovendo as chegadas internacionais ao Brasil a partir dos principais mercados da Royal Air Maroc para o país, que são Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e, até mesmo, o Egito”, disse.
Retorno do voo Casablanca/Guarulhos
No último mês de março, a Royal Air Maroc, em parceria com a Embratur, realizou duas famtours no estado de São Paulo, ambas com o objetivo de promover o voo direto entre Casablanca (Marrocos) e Guarulhos (São Paulo). A conectividade foi retomada pela companhia aérea após cinco anos de hiato. As ações foram destinadas aos mercados espanhol e português. Para o mês de maio, está prevista uma ação também para o mercado francês.
“Atualmente, temos três voos semanais, mas muito em breve aumentaremos essa frequência para cinco ou seis. Essa é a nossa principal colaboração com a Embratur”, pontuou Othman BABA.
PATI
A iniciativa da companhia aérea é parte do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), política pública criada pela Embratur em 2024 com o objetivo de ampliar o turismo internacional, por meio do aumento na oferta de assentos em voos internacionais para o Brasil, e na contratação de Planos de Promoção para estimular a demanda nos mercados estratégicos, fortalecendo a competitividade do Brasil como destino turístico.
O programa é executado pela Embratur, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) oriundos de parceria com os ministérios do Turismo (MTur) e de Portos e Aeroportos (MPor).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.