A Air France continua expandindo sua presença no Brasil e, a partir desta quarta-feira (16), passará a ter uma nova rota ligando Caiena, na Guiana Francesa, a Fortaleza (CE), com conexões para Fort-de-France (Martinica) e Pointe à-Pitre (Guadalupe), que fazem parte do Caribe Francês.
“Com mais essa ligação, Fortaleza segue tendo um papel estratégico na expansão de nossas operações no Brasil, proporcionando mais conectividade para passageiros de e para as regiões Norte e Nordeste. Além disso, estamos entusiasmados em fortalecer o acesso a um destino tão fascinante como o Caribe Francês, que atrai viajantes do mundo todo”, afirma Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.
Esse novo trajeto marca a segunda rota da aérea partindo do Brasil para Caiena, após a inauguração do voo de Belém (PA), em 2023. É também um reforço para o turismo de lazer e negócios de e para o estado do Ceará.
A nova rota proporcionará uma conexão eficiente para passageiros que desejam viajar de Fortaleza ao Caribe Francês, ou vice-versa. Os voos serão operados com o Airbus A320, que possui 170 assentos, sendo 8 na classe Business e 162 na Economy.
Horários e frequências
A operação semanal contará com os seguintes voos:
Este voo teve o apoio essencial da Fraport Brasil, responsável pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, bem como da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e da Embratur. “A abertura de uma nova rota é viável apenas por meio da colaboração entre diversos setores. Por isso, agradecemos pelo apoio contínuo da Fraport, da Embratur e da Secretaria do Estado do Ceará, que acreditaram no potencial dessa ligação”, ressalta Flahault.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou a importância do novo voo para a economia e o turismo cearense. “O Ceará lidera o turismo internacional no Norte e Nordeste, consolidando nosso estado como porta de entrada do Brasil para turistas estrangeiros. Com mais um voo da Air France, impulsionamos ainda mais o turismo internacional, fortalecemos a cadeia produtiva do setor e geramos mais oportunidades para o nosso povo”, afirmou.
Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, a nova operação representa uma excelente oportunidade para intensificar o fluxo de turistas internacionais e estreitar os laços culturais e comerciais com a Guiana Francesa e a Europa. “Com mais essa rota, o Ceará se posiciona como um destino cada vez mais globalizado, conectado aos principais polos internacionais. Estamos felizes com a parceria com a Air France e com a valorização do nosso estado. Essa conquista é fruto de um trabalho focado no desenvolvimento do Ceará, liderado pelo governador Elmano, que também está a grande das articulações”, afirmou.
“A nova rota Fortaleza-Caiena é fruto do incentivo da Fraport Brasil e parceria com a companhia aérea Air France para oferecer aos passageiros a rota direta da capital cearense com a Guiana Francesa. O aeroporto de Fortaleza segue oferecendo a melhor infraestrutura aeroportuária e estamos muito felizes com o início de mais uma rota internacional”, cita Edgar Nogueira, COO da Fraport Brasil.
“Cada nova rota que se estabelece em direção ao Brasil diversifica as possibilidades de crescimento do turismo internacional em nosso país. Apoiamos a ativação desse voo, tendo a Air France como uma importante parceira para ampliar a nossa conectividade. O Ceará, com a sua riqueza de atrativos, recebeu, somente em 2024, mais de 14 mil visitantes franceses e agora reúne ainda mais condições para ampliar essas chegadas, que significam dinamização do mercado de turismo, movimentação da economia e mais empregos e renda gerados pelo setor turístico”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
As reservas já estão disponíveis no site oficial da Air France, e por meio de agentes de viagem. A companhia recomenda que os passageiros verifiquem as exigências e restrições de viagem antes do embarque.
Essa rota estava prevista para iniciar em 22 de abril, mas devido ao dinamismo da malha aérea, foi possível antecipar a data do primeiro voo.
Expansão estratégica e compromisso com o mercado brasileiro
A Air France já opera cinco voos diretos semanais entre Fortaleza e Paris (CDG) desde 2019. Com a nova rota para Caiena, a companhia reforça sua estratégia de expansão e diversificação de destinos acessíveis a partir do Brasil.
Essa ampliação também reforça a parceria de mais de 10 anos entre a GOL e o Grupo Air France-KLM no Brasil. Com foco em conveniência, os voos se conectam facilmente aos principais trechos operados pela GOL — como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador — ampliando a conectividade com diversas regiões do país.
Sobre a Air France
Há 90 anos, a Air France atua como embaixadora do savoir-faire francês em viagens, conectando a França ao mundo com excelência e elegância.
A Air France está totalmente comprometida com a redução de sua pegada de carbono. Com a modernização da frota, o aumento do uso de combustível sustentável de aviação e a adoção de práticas de eco-pilotagem, a companhia tem como objetivo reduzir em 30% as emissões de CO₂ por passageiro-quilômetro até 2030, em comparação com 2019.
Sempre que possível, a Air France também oferece aos seus clientes soluções de mobilidade mais sustentáveis, como alternativas intermodais em parceria com a SNCF.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.