17/04/2025 – A Embratur e a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) se reuniram, durante a WTM Latin America, em São Paulo (SP), para reforçar a parceria firmada. A Agência e a entidade têm um acordo de cooperação técnica (ACT) para fortalecer o segmento MICE (do inglês, Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos) no Brasil e atrair eventos internacionais para os destinos brasileiros, fomentando negócios e aumentando a chegada do perfil de turistas internacionais com maior ticket médio do setor.
A reunião aconteceu na terça-feira (15) com a presença do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, da coordenadora captação e promoção de eventos da Agência, Cintia Mari Hayashi, do presidente da Abeoc, Enid Câmara de Vasconcelos, do presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Ítalo Mendes e da representante da Abeoc em São Paulo e do diretor da Abeoc Brasil, Suzi Camargo e Osvaldo Oliveira, respectivamente.
No encontro, os presentes debateram novas possibilidades de cooperação para 2025, com foco na ampliação da presença internacional do Brasil e no estímulo à conectividade aérea. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a parceria com a Abeoc é estratégica para o fortalecimento do turismo internacional no Brasil.
“O turista de negócios é o que mais gasta, em média, por visita, e esse é um segmento estratégico no mundo todo. O Brasil, com toda a sua diversidade e potencial, tem plenas condições de atrair cada vez mais eventos internacionais, que, ao serem sediados no país, representam uma oportunidade de demonstrar nossa capacidade de infraestrutura, inovação e de impulsionar diversos setores econômicos do país”, afirmou.
O ACT
Freixo assinou o ACT com a Abeoc na edição do ano passado da WTM Latin America. Entre os avanços da parceria, destacam-se o fortalecimento do alinhamento estratégico entre as instituições, a ampliação das ações voltadas à promoção internacional do setor de eventos e o estímulo à maior inserção das empresas brasileiras no mercado global.
A Abeoc
A Abeoc Brasil é a entidade nacional que representa empresas organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos, atuando na defesa dos interesses do setor e no fortalecimento do mercado de eventos no país. Está presente e regulamentada em 12 estados brasileiros e reúne cerca de 500 empresas associadas.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.