24/04/25 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou na tarde dessa quarta-feira (23) de um painel sobre a agenda nacional do desenvolvimento nas oportunidades da bioeconomia, realizado durante o ESG Summit Brazil – COP 30 Tour. Na ocasião, Freixo falou sobre os desafios de receber a Conferência climática na Amazônia e apresentou dados do turismo internacional, reafirmando o setor como uma importante ferramenta de sustentabilidade e desenvolvimento para o país.
“A COP é um grande desafio, mas é também uma grande oportunidade de mostrar a diversidade do Brasil ao mundo. O evento em si tem uma pauta que deve gerar resultados, pois muitas COPs já atingiram seus objetivos essenciais por meio dos seus tratados, mas fazer na Amazônia é um recado muito forte, pois é um bioma essencial para superar a crise climática”, salientou.
O painel também contou com a participação do fundador da Osklen e embaixador de Sustentabilidade da ONU, Oskar Metsavaht, e foi mediado pelo CEO da WVN Brasil, idealizador e curador do ESG Summit Brazil, Lucas Martins.
Recordes
Trazendo os dados do país sobre os recordes com turismo internacional no último ano, o presidente da Embratur afirmou que o turismo vai muito além do lazer. “Em 2024, além do recorde de entrada dos turistas estrangeiros (6,77 milhões), houve recorde de receita novamente, com arrecadação de US$ 7,3 bilhões só com o turismo internacional. Se fosse um produto de exportação, o turismo teria tido o melhor resultado possível. Afinal, qual produto de exportação brasileiro que, de forma limpa, gerou US$ 7,3 bilhões na economia brasileira? Então, quando falo de turismo, eu estou discutindo a economia, não estou discutindo o lazer”, salientou.
Segundo Freixo, para 2025, a expectativa é de crescer ainda mais. Somente de janeiro a março, cerca de 3,7 milhões de turistas já entraram no país, o que representa um aumento de 47% comparado ao primeiro trimestre do ano passado.
“O turismo se coloca em um lugar de solução. Então, quando a gente assume, a gente assume nessa perspectiva, não de mais uma pasta, não de mais uma agência, de uma empresa, mas de algo que está colocado em lugar muito estratégico, que é pensar o turismo como uma grande solução para o modelo de desenvolvimento gerador de emprego e renda”, complementou.
Inteligência de dados
Freixo explicou que a Embratur tem trabalhado com inteligência de dados para formular estratégias de promoção do Brasil para o exterior. “A gente tem um centro de inteligência de dados, que é o coração, muito importante, da Embratur. Tudo o que a gente faz, faz com base em inteligência de dados. Então, eu sei o que a gente tem que fazer em Portugal para promover o Brasil, que já é diferente da Espanha, que já é diferente da França, que é diferente da Alemanha. Entender como cada país olha para a gente é uma vantagem que temos. Além disso, nosso ponto forte é que o Brasil tem uma diversidade extraordinária para receber todos os tipos de turistas”, afirmou.
Nesse sentido, Metsavaht parabenizou o trabalho da Agência e complementou que o Brasil tem potencial para crescer ainda mais no setor de turismo. “Nosso espírito é singular. Isso atrai o estrangeiro. Temos um estilo de vida saudável e isso é muito contemporâneo no século 21. Precisamos, portanto, que as pessoas venham ao Brasil para que possamos mostrar cada vez mais nosso potencial”, disse.
Malha aérea
Por fim, Marcelo Freixo destacou que a ampliação da malha aérea é um desafio que a Embratur tem abraçado e no qual tem conseguido importantes resultados. Para ele, o aumento da conectividade é um fator fundamental para a realização da COP no país.
“Aqui, temos desafios e uma malha aérea a ser construída. A gente entendeu, por meio de um diagnóstico, e operamos em cima disso. Uma empresa não resolve colocar um voo aqui do nada. Você tem um trabalho, você tem uma reunião com a companhia aérea, você apresenta inteligência de dados, você apresenta característica do estado, você entende o que aquele país visita. O Brasil cresceu, em 2024, 18% da sua malha aérea internacional, enquanto o mundo cresceu em 10%. Algumas regiões do Brasil cresceram em 30% a malha aérea internacional. Isso já é resultado deste trabalho”, afirmou.
ESG Summit Brazil COP 30 tour
O evento ESG Summit Brazil, considerado o principal fórum nacional dedicado à discussão de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) entre os contextos público e empresarial, aproveitou a proximidade da COP, que será realizada na Amazônia, para as debater os desafios e as oportunidades que a nova agenda contemporânea global, além de abordar as possíveis soluções para a melhoria da qualidade de vida e para um mundo mais justo e sustentável.
Para o assessor de ESG da Embratur, Paulo Albuquerque, o painel é um movimento muito importante para a Agência. “A ocasião reúne atores importantes, públicos e privados para pensar o Brasil como um destino competitivo, não só em termos de turismo, mas também em termos industriais, criativos e de fato demonstrou que o Brasil tem um potencial enorme que a gente está sabendo explorar. Não é à toa que temos aí recordes atrás de recordes e hoje participamos de mais um evento de discussão com grandes lideranças”, destacou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.