PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Iniciativa inédita da Embratur, ‘Visit Brasil Summit’ vai discutir o futuro da promoção internacional do país

Pensado e executado em parceria com o Sebrae, a primeira edição do evento terá como palco o Museu do Amanhã, no Rio, e trará nomes de peso nacionais e internacionais para o debate
Embratur-Sebrae/Divulgação
Edição de estreia do evento será realizada no Museu do Amanhã, no Rio

25/04/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, promove, de 19 a 20 de maio, o Visit Brasil Summit, evento inédito e estratégico para delinear o futuro da promoção turística internacional do país. Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, a primeira edição do evento tem como palco o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), e vai reunir especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo brasileiro para alinhar estratégias e pensar o posicionamento do Brasil no cenário global.

O Visit Brasil Summit é um marco na agenda do turismo no país e surge como um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer o nosso posicionamento como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais. Entre os principais eixos temáticos estão a diversidade, a inclusão, a sustentabilidade, a cultura de dados, a criatividade e a inovação, que vão nortear as discussões e os painéis do Summit.

Um aspecto importante da Embratur e do Sebrae para a iniciativa é o compromisso com a igualdade de gênero entre os palestrantes, assegurando uma pluralidade de vozes e experiências no centro do debate. Representando o público feminino, estão entre as convidadas a empreendedora e guardiã da floresta Adriane Lanawa (personagem do Turismo Transforma), que dedica sua vida ao turismo responsável e ao fortalecimento das comunidades por meio da Casa Lanawa, localizada na comunidade indígena Makuitá, em Novo Airão (AM).

O evento traz, ainda, nomes como o da escritora brasileira Conceição Evaristo, da professora doutora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Mariana Aldrigui, do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, do diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri, do ministro do turismo, Celso Sabino, entre outros.

Espaço coletivo
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Visit Brasil Summit vem como um marco na promoção do turismo brasileiro e ajudará a Embratur e os destinos a darem uma identidade única para o país no exterior. “Nós conseguimos colocar o Brasil numa condição de competitividade no turismo internacional. Com isso, estamos batendo recorde atrás de recorde em entrada de turistas e de divisas deixadas pelos visitantes nos nossos destinos. Também estamos fortalecendo nossa conectividade. E precisamos manter essa crescente. É hora de assumir a vanguarda. Projetar o futuro sobre temas que ditarão o fluxo de viajantes pelo mundo nas próximas décadas. Esse é o desafio posto para o Visit Brasil Summit”, disse. 

O diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, lembrou que, na ocasião, a Agência vai lançar o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil (2025-2028). Construído a partir de uma ampla consulta pública e com a participação  da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização no Turismo do CNT, o documento é uma das 20 medidas estratégicas previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que busca tornar o Brasil líder da recepção de visitantes na América do Sul até 2027.

Para Reis, “o Visit Brasil Summit chega em um momento fundamental para o turismo brasileiro”. “Assim como foi a construção do novo plano de Marketing Turístico Internacional da Embratur, o nosso evento foi pensado para ser um ambiente de construção coletiva. É uma oportunidade para alinharmos tendências, trocarmos experiências e fortalecermos o Brasil como um destino diverso, inovador e preparado para receber cada vez mais turistas internacionais. Os nossos convidados nos ajudarão a pensar soluções inovadoras e explorar novas possibilidades para ampliar nossa competitividade global”, destacou.

“O plano de marketing que será lançado é fundamental, pois ele posiciona o Brasil com foco nos objetivos que realmente precisam ser ressaltados, com as nossas particularidades, nossas riquezas e criatividade. Com isso, o plano alinha a nossa fala, o nosso propósito como país, e coloca todas as lideranças do turismo com o mesmo objetivo, buscando o mesmo resultado, que é valorizar o país como um destino turístico competitivo. E os pequenos negócios estão inseridos nesta estratégia de forma central, pois mais de 95% das empresas do setor são de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Inscrições abertas
Com um formato híbrido, o Visit Brasil Summit oferecerá acesso online gratuito para profissionais do turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados. Além de acompanhar as palestras e debates, os participantes virtuais poderão interagir com os palestrantes através de perguntas enviadas via Whatsapp. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site visitbrasilsummit.com.br.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.