25/04/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, promove, de 19 a 20 de maio, o Visit Brasil Summit, evento inédito e estratégico para delinear o futuro da promoção turística internacional do país. Com o tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”, a primeira edição do evento tem como palco o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), e vai reunir especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo brasileiro para alinhar estratégias e pensar o posicionamento do Brasil no cenário global.
O Visit Brasil Summit é um marco na agenda do turismo no país e surge como um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer o nosso posicionamento como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais. Entre os principais eixos temáticos estão a diversidade, a inclusão, a sustentabilidade, a cultura de dados, a criatividade e a inovação, que vão nortear as discussões e os painéis do Summit.
Um aspecto importante da Embratur para a iniciativa é o compromisso com a igualdade de gênero entre os palestrantes, assegurando uma pluralidade de vozes e experiências no centro do debate. Representando o público feminino, estão entre as convidadas a empreendedora e guardiã da floresta Adriane Lanawa (personagem do Turismo Transforma), que dedica sua vida ao turismo responsável e ao fortalecimento das comunidades por meio da Casa Lanawa, localizada na comunidade indígena Makuitá, em Novo Airão (AM).
O evento traz, ainda, nomes como o da escritora brasileira Conceição Evaristo, da professora doutora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Mariana Aldrigui, do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e convidados internacionais como o diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri, o cofundador da Beautiful Destinations, Nick Evans, a consultora de diversidade em viagens e presidente da Black Travel Alliance, Martinique Lewis, a CEO & Presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson, entre outros.
Espaço coletivo
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Visit Brasil Summit vem como um marco na promoção do turismo brasileiro e ajudará a Embratur e os destinos a darem uma identidade única para o país no exterior. “Nós conseguimos colocar o Brasil numa condição de competitividade no turismo internacional. Com isso, estamos batendo recorde atrás de recorde em entrada de turistas e de divisas deixadas pelos visitantes nos nossos destinos. Também estamos fortalecendo nossa conectividade. E precisamos manter essa crescente. É hora de assumir a vanguarda. Projetar o futuro sobre temas que ditarão o fluxo de viajantes pelo mundo nas próximas décadas. Esse é o desafio posto para o Visit Brasil Summit”, disse.
O diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, lembrou que, na ocasião, a Agência vai lançar o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil (2025-2028). Construído a partir de uma ampla consulta pública e com a participação da Câmara Temática de Promoção e Apoio à Comercialização no Turismo do CNT, o documento é uma das 20 medidas estratégicas previstas no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que busca tornar o Brasil líder da recepção de visitantes na América do Sul até 2027.
Para Reis, “o Visit Brasil Summit chega em um momento fundamental para o turismo brasileiro”. “Assim como foi a construção do novo plano de Marketing Turístico Internacional da Embratur, o nosso evento foi pensado para ser um ambiente de construção coletiva. É uma oportunidade para alinharmos tendências, trocarmos experiências e fortalecermos o Brasil como um destino diverso, inovador e preparado para receber cada vez mais turistas internacionais. Os nossos convidados nos ajudarão a pensar soluções inovadoras e explorar novas possibilidades para ampliar nossa competitividade global”, destacou.
“O plano de marketing que será lançado é fundamental, pois ele posiciona o Brasil com foco nos objetivos que realmente precisam ser ressaltados, com as nossas particularidades, nossas riquezas e criatividade. Com isso, o plano alinha a nossa fala, o nosso propósito como país, e coloca todas as lideranças do turismo com o mesmo objetivo, buscando o mesmo resultado, que é valorizar o país como um destino turístico competitivo. E os pequenos negócios estão inseridos nesta estratégia de forma central, pois mais de 95% das empresas do setor são de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Inscrições abertas
Com um formato híbrido, o Visit Brasil Summit oferecerá acesso online gratuito para profissionais do turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados. Além de acompanhar as palestras e debates, os participantes virtuais poderão interagir com os palestrantes através de perguntas enviadas via Whatsapp. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas através do site visitbrasilsummit.com.br.