26/04/25 – No ano Cultural Brasil-França 2025, a Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, deu início neste sábado (26) à Galeria Visit Brasil, em Paris 2025. Com o tema ‘Uma viagem ilustrada aos patrimônios da UNESCO no Brasil’, o evento, que segue até o dia 30 de abril, oferecerá aos franceses uma imersão sensorial nos 32 patrimônios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que o Brasil abriga. Na abertura, houve uma apresentação do Boi Bumbá do Maranhão, um dos patrimônios culturais brasileiros.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além de celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a França, a Galeria é uma oportunidade de reforçar laços entre as duas Nações que, segundo ele, são unidas pela paixão à cultura, à arte e ao futuro sustentável que queremos construir juntos.
“O mercado francês é muito importante para o nosso país, são os europeus que mais visitam o Brasil. Em janeiro e fevereiro, 58 mil franceses visitaram o Brasil, 25% a mais que no ano passado. Estamos aqui em Paris, a capital mundial da cultura, pra falar de um Brasil onde o presidente Lula recriou o Ministério da Cultura e reafirma a cultura como principal fonte da formação da identidade do país. Essa galeria evidencia um Brasil de possibilidades ainda pouco conhecidas pelos franceses, por toda nossa diversidade de patrimônios naturais e culturais”, ressaltou Freixo.
O embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva, destacou os dois séculos de relações diplomáticas entre os dois países e compromisso do Brasil com a pauta ambiental. “O Brasil receberá a COP 30 em Belém, evento que reforçará o comprometimento brasileiro com as questões ambientais de sustentabilidade, sem descuidar de seu aspecto social. Todos esses eventos colocarão o Brasil em evidência, sobretudo para o crescimento do número de turistas que escolhem os destinos brasileiros”, disse.
A Galeria tem como público alvo jornalistas, autoridades, trade turístico, influenciadores e público geral. Os visitantes têm acesso à exposição ‘Uma viagem ilustrada aos patrimônios da UNESCO’, com obras dos artistas brasileiros Gabriel Azevedo, Aline Bispo, Isabela Oliveira e Paulo Marioti, que reinventaram, com traços contemporâneos, tudo que há de mais belo no país.
“Eu sou muito apaixonado pelo Brasil e gosto de retratar meu país através desse traço que remete a um país que tem vida e tem história, lembra uma parede que já tomou chuva e sol, mas continua forte e linda para receber todas as pessoas do mundo”, destaca Gabriel Azevedo.
A secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, destacou a importância da Galeria Visit Brasil como modelo de evento de promoção do Brasil. “O que o Brasil tem de mais rico é nossa cultura, o nosso calor humano, a nossa arte, nossa música, nossa gastronomia. No Maranhão, temos três patrimônios da UNESCO, e temos como forte receber com muito calor quem visita nosso estado”, disse.
Neste domingo, dia 27, haverá uma lavagem simbólica das escadarias da Galeria Visit Brasil, numa ação do Governo da Bahia para celebrar os festejos de Senhor do Bonfim, quando há a tradicional Lavagem da Escadaria da Igreja do Senhor do Bonfim.
A programação contará ainda com as Rodas de Conversa: Histórias de sucesso de mulheres brasileiras que inspiram nossos sabores; Viagens autênticas no Brasil, com Bahia, Niterói, Maranhão e Piauí e Salvador; O Brasil nas telas: a influência das atrizes brasileiras na percepção internacional do turismo e da cultura; Viagens de luxo com a Brazilian Luxury Travel Association; Turismo regenerativo e destinos autênticos no Brasil; Afroturismo: conexões entre África e Brasil – Como o turismo pode ser aliado para o fortalecimento do legado e da cultura afrodescendente; e Patrimônios da UNESCO: Salvaguarda e o Potencial do Turismo para o Desenvolvimento Comunitário e Geração de Renda.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a Galeria posiciona o Brasil como uma obra de arte viva. “Esta ação é de grande importância, pois com esta iniciativa, o Sebrae e a Embratur estão posicionando as experiências turísticas brasileiras para o mercado internacional. Trata-se de uma ação essencial para mostrar os valores brasileiros no mercado internacional. Por meio deste trabalho, iremos disponibilizar informações confiáveis e atualizadas sobre os destinos brasileiros. Com isso, iremos poder mostrar o país de forma estratégica, permitindo a ampliação de oportunidades”, afirma.
Patrimônios da Humanidade UNESCO
A promoção dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO é estratégica para consolidar o Brasil como um destino de referência para o turista internacional. Esses destinos englobam uma vasta gama de experiências – desde paisagens naturais imponentes, como as Cataratas do Iguaçu e o Pantanal, até centros históricos ricos em cultura e arquitetura, como Ouro Preto e Salvador – refletem a diversidade e autenticidade do país. Divulgar esses destinos internacionalmente desperta o interesse de nichos variados de turistas, como os apaixonados por ecoturismo, história e cultura. Os atrativos estão em 17 estados brasileiros.
A Galeria
A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante que promove destinos brasileiros para o mundo e está em sua segunda edição na capital francesa. A ação inova ao reunir diversos parceiros para mostrar no exterior a cultura, as tradições, a natureza e a forma de viver no Brasil.
“Trata-se de uma imersão em ritmos envolventes, gastronomia inigualável, na riqueza da cultura e, claro, em paisagens de tirar o fôlego que só um país que é uma verdadeira obra de arte tem a oferecer para o mundo, é isso que a Galeria Visit Brasil propõe para promover o Brasil e seus destinos diversos e sustentáveis”, destaca Freixo.
Parceiros
Além do Sebrae, são parceiros da Embratur na Galeria Visit Brasil: o Sebrae, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA); a Embaixada do Brasil em Paris; o Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores; os governos dos estados da Bahia, Maranhão e Piauí, e as prefeituras de Salvador e Niterói.