27/04/2025 – A Embratur e o Governo do Estado da Bahia promoveram em Paris, neste domingo (27), a cerimônia da Lavagem da Escadaria da Galeria Visit Brasil, iniciativa inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim, realizada em Salvador. A ação marcou o início de uma agenda cultural do espaço conceito da Agência em parceria com o Sebrae, voltada à valorização das matrizes culturais afro-brasileiras e à promoção da identidade nacional no exterior, integrando a estratégia de posicionamento do Brasil como destino turístico na capital francesa.
Em meio ao aroma da água de cheiro, ao som dos atabaques, baianas em trajes típicos e capoeiristas, uma representação dos Filhos de Gandhy conduziram o cortejo que transformou a escadaria da galeria em altar de fé, ancestralidade e muita alegria. A lavagem, mais do que um gesto simbólico de limpeza, é um ritual de boas-vindas, de conexão espiritual com os orixás e de celebração da herança africana presente na alma brasileira.
“A lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim é um patrimônio vivo da nossa cultura. Ao realizá-la em Paris, reafirmamos a força da tradição afro-brasileira como elemento da identidade nacional e mostramos ao mundo a beleza dessa herança que atravessa fronteiras. Esse é o Brasil da democracia e da diversidade que o mundo precisa”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“O ritual da lavagem é um dos símbolos do sincretismo religioso baiano, envolvendo o catolicismo e religiões de matriz africana, que se destaca entre os principais atrativos do afroturismo, segmento que desperta o interesse dos turistas estrangeiros. Ter Paris como vitrine para essa tradição potencializa a promoção internacional do destino Bahia”, ressalta o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.
Entre os convidados que reforçam essa ponte cultural estão Robertinho da Lavagem de Madeleine, artista que levou o ritual à França; Pedro Gramacho, da Secretaria de Turismo da Bahia; e Lucicleide Nascimento, baiana símbolo da cultura do estado, presença constante em eventos de promoção da Bahia como destino turístico de fé, cultura e acolhimento.
Histórias de sucesso
A Galeria Visit Brasil realizou também a roda de conversa “Histórias de sucesso de mulheres brasileiras que inspiram nossos sabores”, reunindo chefs empreendedoras que conquistaram espaço no exigente mercado gastronômico europeu.
O bate-papo foi mediado pela jornalista Uiara Araújo e contou com degustações de chocolates artesanais e iguarias brasileiras. A premiada chef Alessandra Montagne, escolhida por Alain Ducasse para comandar um dos restaurantes do Museu do Louvre, contou sua história de vida, nascida na Favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, e que foi morar em Paris sem nunca ter trabalhado com gastronomia na vida. Ela destacou como, em seus restaurantes, insere ingredientes e sabores brasileiros em pratos da gastronomia internacional. “Eu só fui assinar um menu 100% de comida brasileira depois de 20 anos, num festival de cinema em que entre os convidados estava o George Clooney. E eles aceitaram”, destacou.
Também participaram a Marina Blanck Stroh, fundadora da La Brigaderie de Paris; a chef proprietária do restaurante La Bahianiense, Mariele Góes e Thais dos Santos, do Madame Brésil, que promove produtos brasileiros com foco na sustentabilidade.
O encerramento não poderia ser mais simbólico: degustação de chocolates e acarajé feito pela chef Mariele Góes. A ação faz parte da estratégia da Embratur de promover o Brasil como destino turístico cultural e gastronômico, com experiências que tocam todos os sentidos.
Galeria Visit Brasil
A Galeria é um projeto itinerante que promove destinos brasileiros para o mundo e está em sua terceira edição na capital francesa. A ação inova ao reunir diversos parceiros para mostrar no exterior a cultura, as tradições, a natureza e a forma de viver no Brasil.
“Trata-se de uma imersão em ritmos envolventes, gastronomia inigualável, na riqueza da cultura e, claro, em paisagens de tirar o fôlego que só um país que é uma verdadeira obra de arte tem a oferecer para o mundo, é isso que a Galeria Visit Brasil propõe para promover o Brasil e seus destinos diversos e sustentáveis”, destaca Freixo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.