28/04/2025 – A Galeria Visit Brasil Paris 2025 recebeu, nesta segunda-feira (28), a atriz Dira Paes para falar sobre a interferência das produções cinematográficas sobre o turismo e a percepção internacional da cultura do Brasil. A artista compôs a roda de conversa “O Brasil nas telas: a influência das atrizes brasileiras na
percepção internacional do turismo e da cultura”, ao lado da professora do Bacharelado de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Pará Jorane Castro, da diretora de cinema e roteirista baiana radicada em Paris Liliane Mutti, e da presidente da Academia Brasileira de Cinema, Renata Magalhães.
O diálogo contou com a mediação de Kátia Adler, da Jangada Festivals, e participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Dira Paes foi convidada em razão da 27ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que começa nesta terça (29) e tem a Agência como patrocinadora. A atriz começou sua fala destacando a importância da galeria, um espaço-conceito com experiências imersivas para apresentar a diversidade brasileira para mercados turísticos internacionais estratégicos.
Dira recordou as próprias origens e a importância ecológica, cultural e artística da Amazônia e seus povos para o mundo. “Eu, como amazônida, o meu olhar é muito intrínseco, porque o que é que eu sinto? Um olhar de identidade profunda. Para onde eu vou, eu levo a Amazônia comigo porque eu tenho a cara da Amazônia. Eu sou estereótipo, vamos dizer assim, de uma amazônida. A Amazônia está em mim o tempo todo. E, de certa forma, durante esses 40 anos de carreira, eu também fiz esse movimento sem intenção, levando para os meus filmes onde eu estava presente essa Amazônia que eu sou”, disse.
A atriz ressaltou a importância do cinema para envolver os espectadores com os cenários das histórias, gerando identificação e provocando questionamentos a partir do audiovisual. E no caso da Amazônia, a compreensão sobre o bioma e os povos que nele vivem. Para ela, é importante que esse conhecimento se estenda a todos os biomas. “Você vê, ouve, entende sente curiosidade e busca quando você se identifica. Você busca fazer parte dessa ideia, dessa proteção”, afirmou Dira Paes.
“O cinema é uma maneira mais rápida e eficaz de romper fronteiras, de romper o desconhecido. E isso quando acontece com emoção, além de tudo, não só com a parte documental, mas através de uma história ficcionada, você consegue ser muito mais eficaz, porque o que toca o coração está tocando a sua mente. A COP30, no próximo novembro, vai ser no Pará, no coração da Amazônia, e eu sinto que, a partir dali, vai haver um aumento muito grande em torno dessa vocação natural que o Brasil tem para ser um país extremamente cinematográfico”, completou a atriz.
Diversidade e cinema
Para Freixo, o audiovisual é importante para mostrar ao mundo a diversidade brasileira. “O Brasil que queremos mostrar não é apenas um cartão-postal. É um país feito de histórias contadas por mulheres como Dira e tantas outras, que traduzem nossa diversidade em personagens inesquecíveis. Em um mundo onde as telas dominam a percepção, o desafio é que o cinema não apenas mostre o Brasil, mas o faça com responsabilidade. tem sido prioridade desde o primeiro momento estruturar a promoção do turismo brasileiro através do audiovisual de forma estratégica e estruturada, numa ação de governo”, explicou.
Já Liliane Mutti falou da importância do envolvimento da Embratur com o debate sobre o fortalecimento do audiovisual brasileiro a partir da promoção internacional dos destinos, da cultura e da história do país. “A Embratur e todas as forças que estão fazendo isso acontecer têm essa sensibilidade com o audiovisual e com o cinema. A gente, com o cinema, atravessa todos os setores da economia, levando as nossas vozes e a nossa brasilidade para o mundo”, ressaltou.
A Agência, em parceria com o Sebrae, deu início, neste sábado (26), à segunda edição da Galeria Visit Brasil em Paris. Com o tema ‘Uma viagem ilustrada aos patrimônios da UNESCO no Brasil’, o espaço-conceito segue recebendo o trade turístico francês, jornalistas e influenciadores até 30 de abril, e oferecerá ao público uma imersão sensorial nos 32 patrimônios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que o Brasil abriga.
Experiências autênticas
Mais cedo, também nesta segunda, a Embratur apresentou uma série de viagens e experiências autênticas oferecidas em destinos na Bahia, Maranhão e Piauí, além das cidades de Salvador (BA), e Niterói (RJ). O encontro aconteceu na Galeria Visit Brasil e reuniu operadores e agentes de viagem europeus que terão a oportunidade de oferecer esses produtos para turistas franceses.
Os convidados assistiram a um painel sobre as experiências selecionadas e peças audiovisuais sobre o tema. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância de diversificar os destinos brasileiros no mercado turístico europeu. “A França já é o maior emissor de turistas da Europa para o Brasil. No primeiro trimestre de 2025, nós recebemos mais de 82 mil turistas franceses, um crescimento de 24,3%. E no caso da Europa, o número de visitas no primeiro trimestre foi de 513.769, 15,5% a mais que no ano passado”, apontou.
Ao falar sobre a Bahia, o diretor de Promoção da Secretaria de Turismo do estado (Setur-BA) Pedro Gramacho destacou alguns dos patrimônios históricos baianos. “Para nós do destino Bahia, é muito importante participar da Galeria em Paris. Temos patrimônios mundiais da Unesco, como o Centro Histórico de Salvador e nesse ano passamos a receber ainda mais turistas franceses. O mercado francês em especial gosta muito da Bahia pois temos não só cultura e história, mas turismo religioso, alta gastronomia e, claro, as nossas belezas naturais”, exaltou.
No caso do Piauí, o diretor comercial para Mercados Europeus da Investe Piauí Daniel Monteiro Martins, lembrou do Parque Nacional Serra da Capivara. “O Piauí é um estado que tem uma característica muito importante quando o assunto são parques nacionais, principalmente ligados a pinturas rupestres. Temos três parques nacionais. Aqui na Galeria o tema foi o Parque Nacional Serra da Capivara por ser patrimônio mundial da Unesco desde 1991, e muito nos honra estar aqui apresentando essa riqueza arqueológica que está sendo conhecida internacionalmente”, disse.
A Secretária de Turismo do Maranhão, Maria do Socorro Araújo, levou folclore e cultura para sua apresentação. “Temos três patrimônios Unesco no Maranhão. O Centro Histórico de São Luís, o Bumba-Meu-Boi e os Lençóis Maranhenses. Essa Galeria veio para trazer uma imersão nesses patrimônios. Um movimento para mostrar a grandiosidade e o potencial que a gente tem no Brasil.”
E o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Cezar Barbosa Bento, por sua vez, lembrou do interesse francês pelo município fluminense. “É extremamente importante estar aqui na Galeria, e muito estratégico comercialmente falando. No ano passado, 30% dos turistas internacionais que recebemos em Niterói foram franceses. Eles buscam não só as belezas naturais e a cultura da cidade, mas as belezas arquitetônicas de Oscar Niemeyer”, afirmou.
Parceiros
Além do Sebrae, são parceiros da Embratur na Galeria Visit Brasil: o Sebrae, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA); a Embaixada do Brasil em Paris; o Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores; os governos dos estados da Bahia, Maranhão e Piauí, e as prefeituras de Salvador e Niterói.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.