INOVAÇÃO

Brasil Festivo: Embratur lança edital para colocar tecnologia a serviço do turismo em manifestações culturais no país

Anúncio foi feito no Web Summit Rio; Agência convidou startups e empresas criativas para desenvolverem soluções para transformar a experiência turística em grandes eventos e festas populares
Marcio Menasce/Embratur
Roberto Gevaerd, diretor da Embratur, fala sobre o projeto ao lado do carnavalesco Milton Cunha e de Alberto Vallim, representante do Sebrae

29/04/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, lançou, nesta terça-feira (29), durante o Web Summit Rio, maior conferência de tecnologia da América Latina, na capital fluminense, o Desafio Brasil Festivo. O edital é voltado para impulsionar a inovação em grandes eventos culturais para atrair mais turistas internacionais para o país. O anúncio aconteceu pela manhã, no painel “Festas do Brasil: Inovação como passaporte para o Turismo Internacional”, e contou com a presença do carnavalesco e comentarista Milton Cunha e com Alberto Vallim, representante do Sebrae.

A proposta do Desafio Brasil Festivo é identificar tecnologias e práticas inovadoras que melhorem a jornada do turista em eventos como o Festival de Cinema de Gramado, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), e manifestações populares diversas em todo o país. É um convite para startups e empresas criativas desenvolverem soluções para transformar a experiência turística em grandes eventos e festas populares do Brasil. 

O objetivo da Embratur, por meio do EmbraturLab, laboratório de inovações da Agência, em parceria com o Sebrae, é tornar o Brasil uma referência internacional em turismo cultural, criativo e sustentável. “O Brasil é um país gigante, diverso em cultura, história, biomas e povos e as festividades são a alma do nosso país. São cultura viva, diversidade e potência econômica. Com o Brasil Festivo, queremos conectar essa força à inovação, criando experiências mais acessíveis, sustentáveis e internacionalmente atraentes”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Tecnologia para festejar melhor
O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, também comentou a importância do anúncio do Desafio Brasil Festivo. “A ideia é a gente usar a tecnologia para melhorar a experiência dessas festas. Como é que a gente contribui com essas grandes festas no Brasil? É uma parceria da Embratur e do EmbraturLAB com o Sebrae”, explicou Gevaerd.

Gevaerd destacou, ainda, a importância da participação de Milton Cunha, “uma figura simbólica, que acompanha toda a temática de carnaval e festas populares”.

Construção coletiva
O desafio parte de uma escuta ativa com organizadores de grandes eventos e prioriza:

– Soluções em áreas como coleta e uso de dados sobre o público, especialmente turistas internacionais; 

– Estratégias de internacionalização e marketing em múltiplos idiomas; 

– Qualificação da experiência do visitante e hospitalidade; 

– Acessibilidade e inclusão em todas as etapas do evento;

– Integração com a cadeia do turismo e economia local; 

– Ferramentas para programação inteligente e personalizável; 

– E sustentabilidade, logística e melhoria contínua baseada em dados.

Mais informações sobre o desafio estão disponíveis em https://www.embraturlab.com.br/brasilfestivo.