29/04/2025 – A Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, lançou, nesta terça-feira (29), durante o Web Summit Rio, maior conferência de tecnologia da América Latina, na capital fluminense, o Desafio Brasil Festivo. O edital é voltado para impulsionar a inovação em grandes eventos culturais para atrair mais turistas internacionais para o país. O anúncio aconteceu pela manhã, no painel “Festas do Brasil: Inovação como passaporte para o Turismo Internacional”, e contou com a presença do carnavalesco e comentarista Milton Cunha e com Alberto Vallim, representante do Sebrae.
A proposta do Desafio Brasil Festivo é identificar tecnologias e práticas inovadoras que melhorem a jornada do turista em eventos como o Festival de Cinema de Gramado, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), e manifestações populares diversas em todo o país. É um convite para startups e empresas criativas desenvolverem soluções para transformar a experiência turística em grandes eventos e festas populares do Brasil.
O objetivo da Embratur, por meio do EmbraturLab, laboratório de inovações da Agência, em parceria com o Sebrae, é tornar o Brasil uma referência internacional em turismo cultural, criativo e sustentável. “O Brasil é um país gigante, diverso em cultura, história, biomas e povos e as festividades são a alma do nosso país. São cultura viva, diversidade e potência econômica. Com o Brasil Festivo, queremos conectar essa força à inovação, criando experiências mais acessíveis, sustentáveis e internacionalmente atraentes”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Tecnologia para festejar melhor
O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, também comentou a importância do anúncio do Desafio Brasil Festivo. “A ideia é a gente usar a tecnologia para melhorar a experiência dessas festas. Como é que a gente contribui com essas grandes festas no Brasil? É uma parceria da Embratur e do EmbraturLAB com o Sebrae”, explicou Gevaerd.
Gevaerd destacou, ainda, a importância da participação de Milton Cunha, “uma figura simbólica, que acompanha toda a temática de carnaval e festas populares”.
Construção coletiva
O desafio parte de uma escuta ativa com organizadores de grandes eventos e prioriza:
– Soluções em áreas como coleta e uso de dados sobre o público, especialmente turistas internacionais;
– Estratégias de internacionalização e marketing em múltiplos idiomas;
– Qualificação da experiência do visitante e hospitalidade;
– Acessibilidade e inclusão em todas as etapas do evento;
– Integração com a cadeia do turismo e economia local;
– Ferramentas para programação inteligente e personalizável;
– E sustentabilidade, logística e melhoria contínua baseada em dados.
Mais informações sobre o desafio estão disponíveis em https://www.embraturlab.com.br/brasilfestivo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.