TURISMO DE LUXO

Embratur e BLTA firmam acordo para impulsionar turismo de luxo sustentável no Brasil

Além da assinatura do acordo de cooperação, o quarto dia da Galeria Visit Brasil Paris também foi palco de roda de conversa sobre turismo regenerativo
Renato Vaz/Embratur
A CEO da Brazilian Luxury Travel Association, Camilla Barretto, com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante assinatura de acordo

29/04/25 – Em uma iniciativa estratégica para fortalecer a presença do Brasil no mercado global de turismo de luxo, a Embratur e a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) renovaram, nesta terça-feira (29), durante a Galeria Visit Brasil Paris, seu Acordo de Cooperação Técnica (ACT). A parceria visa ampliar a participação do país em eventos internacionais e consolidar o Brasil como um destino de alto padrão, que une sofisticação, sustentabilidade e autenticidade cultural.

Ao renovar o acordo, Embratur e BLTA assumem o compromisso de construir um legado que alia desenvolvimento econômico à preservação ambiental e cultural. A nova fase da parceria prevê ações conjuntas, com foco em tendências globais do turismo de luxo, como viagens regenerativas, experiências transformadoras junto a comunidades locais, além da promoção de práticas sustentáveis. 

Na ocasião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a importância estratégica do segmento. “O turismo de luxo é um dos pilares na nossa estratégia para 2025 e eu acho que o turismo é um lugar onde a iniciativa privada e a iniciativa pública necessariamente precisam se entender, porque quem promove um país, inevitavelmente, precisa ser o Poder Público, mas quem recebe precisa necessariamente ser o Poder Privado ou a rede privada ou o trade. Então é um prazer renovar esse protocolo, essa cooperação, para que a gente possa ainda conseguir mais recordes e fazer no turismo a principal bola de desenvolvimento do Brasil, que é o que a gente acredita”, salientou. 

“Em janeiro, fevereiro e março, nós recebemos 82 mil franceses no Brasil. Isso é um número altamente extraordinário. Para falar só dos franceses, um aumento de 24% comparado aos mesmos meses do ano passado”, completou Freixo.

Para a CEO da Brazilian Luxury Travel Association, Camilla Barretto, ”o trabalho em conjunto com a EMBRATUR reforça o nosso compromisso quanto ao desejo de posicionar o Brasil como um grande atrativo na América do Sul, onde qualidade, autenticidade, diversidade e sustentabilidade são valores indissociáveis para a associação que reúne o que há de melhor em hospitalidade genuinamente brasileira. Hoje podemos afirmar que o Brasil já pode caminhar em pé de igualdade com os melhores destinos do mundo na entrega de experiências autênticas de alto nível”, afirmou.

Turismo de luxo
Em 2023, os 69 associados da BLTA — sendo 61 hotéis e 8 operadoras de receptivo — registraram um faturamento conjunto de R$ 3,12 bilhões, um crescimento de 14,05% em relação a 2022. O desempenho supera a média global do setor de luxo, que segundo a Bain & Company, cresce entre 8% e 10% ao ano.

A parceria entre a Agência e a BLTA reforça o posicionamento do Brasil nos maiores eventos internacionais do setor, como a ILTM Cannes. 

“A intenção é apresentar ao mundo um conceito de luxo brasileiro que vai além do convencional, uma experiência que valoriza a diversidade cultural, a sustentabilidade e a inovação tecnológica em harmonia com a natureza”, afirma Freixo.

Entre as tendências que guiam a nova etapa da cooperação estão:

  • Participação ativa em comunidades locais e promoção da troca cultural.
  • Sustentabilidade como prática concreta, com projetos de regeneração ambiental.
  • Uso de tecnologia para melhorar a experiência do turista.
  • Turismo regenerativo, que contribui para a melhoria dos destinos visitados.
  • Ofertas de bem-estar, saúde e autoconhecimento em destinos naturais.
  • Viagens personalizadas, com foco em pequenos grupos e ultra personalização no atendimento.
  • Enfoque no “luxo essencial”: conforto sem ostentação, priorizando autenticidade e detalhes cuidadosos.

“O Brasil é o destino onde o luxo essencial encontra a rara beleza da diversidade. É a autenticidade de um jantar sob as estrelas na Chapada Diamantina, a sabedoria ancestral de comunidades indígenas no Amazonas, e a hospitalidade que transforma a experiência em algo único”, destacou o presidente da Embratur.

Turismo regenerativo e destinos autênticos no Brasil
Ainda nessa terça-feira (29), a Galeria Visit Brasil Paris também foi palco da Roda de Conversa Turismo regenerativo e destinos autênticos no Brasil, com a CEO da BLTA, Camilla Barretto, o cofundador do UXUA Casa Hotel & Spa em Trancoso, Bob Shevlin, o executivo do Grupo OCANTO, Pedro Treacher, o representante do Barracuda Hotel & Villas Michael Prussner, e a representante do Cristalino Lodge e Hamares Boutique Hotel  Renata Luque. 

Na ocasião, os participantes debateram projetos desenvolvidos seguindo o design sustentável e de acordo com os valores ambientais. 

Para Camilla Barretto, não há o que se falar em turismo de luxo se não for alinhado a impacto positivo. “Mais do que conservar é preciso regenerar e fazer de forma que haja um legado para as gerações futuras. O turismo de luxo deve ser o porta-voz de um novo comportamento do viajante, que tem na prerrogativa devolver mais do que se tira da localidade que visita”, disse.

“O Brasil está mostrando um verdadeiro sucesso no setor de turismo de luxo, não apenas na construção de empreendimentos sustentáveis, mas também na criação de alianças de negócios focadas em sustentabilidade, que estão impactando a maneira como os destinos são gerenciados, com o objetivo final de tornar o turismo uma força regenerativa, beneficiando igualmente as comunidades e os visitantes”, afirmou Bob Shevlin.

Já Pedro Treacher, do grupo O Canto, finalizou afirmando que o Brasil é o país mais biodiverso do planeta e possui todos os elementos para ocupar o lugar de “potência verde” no mundo. “Não há como dissociar luxo de sustentabilidade e, por mais que essa não seja uma permissão exclusiva do setor, o turismo de luxo, de excelência, deve estar na vanguarda desse movimento”, destacou.