30/04/2025 – A Galeria Visit Brasil encerrou as atividades em Paris nesta quarta-feira (30) com duas rodas de conversa que abordaram o Afroturismo e a preservação de patrimônios a partir da atividade turística. Voltado para apresentar os destinos brasileiros de forma imersiva em mercados internacionais, o espaço-conceito criado pela Embratur em parceria com o Sebrae voltou à capital francesa no último sábado (26) e, durante cinco dias, recebeu cerca de 900 convidados, em sua maioria franceses.
Com o tema “Afroturismo: conexões entre África e Brasil – Como o turismo pode ser aliado para o fortalecimento do legado e da cultura afrodescendente”, a primeira roda de conversa contou com a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e da coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, além da coordenadora de Promoção do Turismo, na Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador (BA), Jamile Machado, e da fundadora, CEO e diretora criativa da Pequena África Paris, Jacqueline Ngo Mpii.
Em sua fala, Freixo destacou a importância da pluralidade na promoção internacional do Brasil. “Quem pode falar sobre o Brasil, quem pode apresentar o Brasil, não é uma única pessoa, ou não é um único tipo de pessoa. Esse Brasil tem que ser diverso também na sua narrativa, diverso naqueles que falam sobre o Brasil. Ou seja, o protagonismo brasileiro precisa também ser diverso como o nosso país é diverso”, disse.
“A pequena África, no Rio de Janeiro, hoje, está recebendo o mesmo número de turistas que o Cristo Redentor. Quem diria isso há dez anos? Ninguém. Ninguém imaginava que um lugar essencialmente de afro-futurismo, virasse um dos grandes pontos turísticos do Brasil. E recontando a história e refletindo sobre essa história e sobre os papéis de cada um. E tornando a sociedade melhor. O turismo pode fazer a gente ficar melhor. Então acho que o afroturismo, além de tudo, além de gerar emprego, gerar renda, tem um papel pedagógico. E não é pequeno esse papel pedagógico”, acrescentou Freixo.
Tânia, por sua vez, destacou a importância do protagonismo da população preta no turismo. “Quando a gente fala de afroturismo, a gente está pensando nisso: incluir a todos. Não só viajantes, mas todos que possam participar e se beneficiar dessa ferramenta chamada turismo. Porque durante muitos anos, todos nós, a população negra, sempre fomos a mão de obra do turismo. Mas nunca fomos protagonistas. E é nesse momento que o afroturismo chega pra plantar esse protagonismo”, afirmou.
Jacqueline Ngo Mpii lembrou que o afroturismo “ajuda a descobrir um país ou uma cidade sob uma nova perspectiva”. “E acho poderoso que o Brasil esteja abraçando sua história e narrativa completas e levando isso ao mundo”, afirmou. E Jamile Machado destacou a importância da parceria com a Embratur para o fortalecimento do afroturismo em Salvador. “É muito importante que a gente tenha um afroturismo estruturado, consciente, feito sem amadorismo, para que o destino Brasil consiga se posicionar como destino de afroturismo”, lembrou.
Turismo e preservação
Já a roda de conversa “Patrimônios da UNESCO: Salvaguarda e Turismo” trouxe o diplomata e conselheiro da delegação do Brasil junto à UNESCO, Bruno Miranda Zétola; representando a UNESCO, Peter Debrine, e o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade. A última roda de conversa da 2ª edição da Galeria Visit Brasil em Paris conversou diretamente com o tema do espaço-conceito na capital francesa, “Uma viagem ilustrada aos patrimônios da UNESCO no Brasil”.
Após o encontro, Zétola destacou a roda de conversa como “um momento importante na construção de parcerias e diálogos”. “Permitiu a gente mostrar para a Unesco, para a comunidade internacional, para formadores de opinião do mais alto nível, um novo modelo de fazer turismo, que é sustentável e aponta para o desenvolvimento das comunidades, inclusão social, e engajamento de comunidades como uma forma de mostrar que é compatível promover o turismo e salvaguardar o patrimônio”, disse.
Para a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, iniciativas que destacam os patrimônios reconhecidos pela organização são fundamentais para valorizar a cultura brasileira. “Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de mostrar ao mundo a riqueza e a diversidade dos patrimônios da UNESCO no Brasil. Iniciativas como essa são uma ferramenta poderosa para a valorização da nossa cultura, a preservação do nosso patrimônio e a promoção do turismo sustentável, que cria benefícios econômicos e sociais para as comunidades”, afirmou.
Já Mauro de Andrade destacou como o trabalho realizado pelo Sebrae junto à Embratur e a empreendedores e os governos do Maranhão e da capital, São Luiz, ajudam a promover a sustentabilidade e preservar, por exemplo, os Lençóis Maranhenses, recentemente reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o centro histórico da cidade e expressões culturais tradicionais da região.
E Debrine, por sua vez, falou sobre os desafios e a importância de pensar os efeitos do turismo nos patrimônios mundiais no Brasil e em outras partes do mundo, para que esses espaços, sejam sítios naturais ou centros históricos, sejam preservados e atendam turistas e comunidade local de forma qualitativa.
A Galeria
A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante que promove destinos brasileiros para o mundo e está em sua segunda edição na capital francesa. A ação inova ao reunir diversos parceiros para mostrar no exterior a cultura, as tradições, a natureza e a forma de viver no Brasil com experiências imersivas.
O espaço tem como público alvo jornalistas, autoridades, trade turístico, influenciadores e público geral. Os visitantes têm acesso à exposição ‘Uma viagem ilustrada aos patrimônios da UNESCO’, com obras dos artistas brasileiros Gabriel Azevedo, Aline Bispo, Isabela Oliveira e Paulo Marioti, que reinventaram, com traços contemporâneos, tudo que há de mais belo no país.
Patrimônios da Humanidade UNESCO
A promoção dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO é estratégica para consolidar o Brasil como um destino de referência para o turista internacional. Esses destinos englobam uma vasta gama de experiências – desde paisagens naturais imponentes, como as Cataratas do Iguaçu e o Pantanal, até centros históricos ricos em cultura e arquitetura, como Ouro Preto e Salvador – refletem a diversidade e autenticidade do país. Divulgar esses destinos internacionalmente desperta o interesse de nichos variados de turistas, como os apaixonados por ecoturismo, história e cultura. Os atrativos estão em 17 estados brasileiros.
Parceiros
Além do Sebrae, são parceiros da Embratur na Galeria Visit Brasil: o Sebrae, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA); a Embaixada do Brasil em Paris; o Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores; os governos dos estados da Bahia, Maranhão e Piauí, e as prefeituras de Salvador e Niterói.