09/05/2025 – A Embratur, em parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis, realizou nesta sexta-feira (9), no Teatro Municipal, a primeira etapa de capacitação do Projeto Novas Rotas na Costa Verde. A iniciativa, conduzida pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, teve como propósito fortalecer destinos vizinhos aos principais polos turísticos internacionais, criando roteiros temáticos que incentivem o prolongamento da estadia de visitantes estrangeiros no Brasil.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Angra dos Reis, Claudio Ferreti; de Paraty, Zezé Porto, e Rio Claro, Babton Biondi; além dos secretários de Turismo de Mangaratiba e Itaguaí.
Ao longo do dia, agentes públicos e privados – incluindo vereadores, proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes e gestores de atrativos turísticos – participaram de módulos gratuitos de formação. O conteúdo abordou estratégias para ampliação do consumo local, geração de empregos e distribuição mais equilibrada do fluxo turístico pelo território nacional.
“Após o lançamento oficial em abril, em Barra do Piraí, demos o segundo passo com esta capacitação em Angra. Acreditamos no turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico das regiões, gerando emprego, renda e oportunidades”, afirmou Marcelo Freixo.
O prefeito Claudio Ferreti destacou a importância da integração regional: “Angra não pode atuar isoladamente. Unida às demais cidades da Costa Verde e à Embratur, ampliamos nosso potencial turístico. Queremos que o visitante conheça não apenas nossas paisagens, mas também o patrimônio cultural e gastronômico de toda a região”, disse Ferreti.
Sobre o Projeto Novas Rotas
Lançado em abril de 2025 em Barra do Piraí (RJ), o projeto visa promover capacitações em diversos polos do estado do Rio de Janeiro ao longo do ano, com vistas a consolidar roteiros interligados e atrair um maior contingente de turistas internacionais.