OBSERVAÇÃO DA NATUREZA

Embratur e Sebrae promovem famtour na Bahia para operadores de birdwatching britânicos

Programação inclui trilhas ecológicas, observação de aves endêmicas e encontros de negócios com representantes locais
Raíto Santana/Embratur
Grupo de operadores britânicos especializados em turismo de natureza visitam destino no interior da Bahia

12/05/2025 – Operadores britânicos especializados em turismo de natureza deram início, nesta segunda-feira (12), ao terceiro dia do Famtour Experience Brasil, em Boa Nova, Bahia. A programação começou com uma trilha na Mata do Charme, uma joia ecológica que une a Caatinga e a Mata Atlântica, oferecendo uma rica experiência de observação de aves endêmicas em um dos territórios mais biodiversos do país.

A iniciativa, promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae, segue até sábado (17) e tem como objetivo apresentar o Brasil como destino estratégico para o turismo de natureza, especialmente o segmento de birdwatching. A visita à Mata do Charme e, posteriormente, à Mata Seca de Goiabeira, reforça o contato dos operadores com a diversidade dos biomas brasileiros, integrando conservação ambiental, cultura local e geração de negócios.

Este Famtour consiste em uma ação para trazer operadores e agentes de turismo de observação de aves do Reino Unido ao Brasil e proporcionar uma demonstração dos destinos brasileiros. Trata-se de uma ferramenta para a promoção do Brasil junto ao mercado que, a partir desta vivência, passam a ter maior conhecimento sobre as experiências turísticas oferecidas pelo destino visitado, para futuras comercializações junto aos seus clientes. 

Reconhecida como uma das ferramentas mais eficazes para expandir a presença do Brasil no mercado internacional, o famtour permite que operadores estrangeiros vivenciem o destino de forma autêntica, conhecendo roteiros, cultura e biodiversidade de perto. “Essas experiências enriquecem o conhecimento dos operadores, bem como fortalecem parcerias e impulsionam novos negócios”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Presidente do Sebrae, Décio Lima enfatizou que “os pequenos negócios, responsáveis por mais de 95% dos empreendimentos turísticos no Brasil, são fundamentais nesse cenário e compõem uma extensa cadeia produtiva que movimenta economias regionais e promove a inclusão social. O aumento do fluxo de turistas pelo país impulsiona diretamente essas atividades, gerando empregos, fortalecendo economias locais e ajudando a distribuir a riqueza de maneira mais equilibrada pelo território nacional”, afirma.

Iniciativas
A recente criação da Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS) marca um avanço para a consolidação do Brasil como um dos principais destinos mundiais de turismo de natureza. A Embratur apoia de forma inédita essa iniciativa, reconhecendo o enorme potencial do segmento para atrair visitantes internacionais, promover a conservação ambiental e gerar desenvolvimento regional. 

O lançamento oficial da Associação TOVS aconteceu durante a WTM Latin America, em São Paulo. O famtour promovido com operadores britânicos na Bahia já é um dos resultados concretos dessa mobilização, que integra esforços de diversos atores públicos e privados para transformar o patrimônio natural brasileiro em ativo turístico de alto valor ecológico, econômico e cultural.

Birdwatching
Com foco no birdwatching (observação de aves), o roteiro contempla duas regiões de Parques Nacionais, Boa Nova, conhecida como a “capital baiana da observação de aves”, e Lençóis, um dos destinos mais emblemáticos da Chapada Diamantina. Trilhas, reservas naturais, cachoeiras e mirantes deslumbrantes prometem uma verdadeira imersão na biodiversidade baiana.

A vivência em Boa Nova integra o portfólio do projeto Feel Brasil. O projeto da Embratur em parceria com o Sebrae apresenta 101 experiências autênticas e sustentáveis em 61 municípios brasileiros, promovendo o turismo de natureza e a valorização das comunidades locais.

Além da natureza exuberante, os participantes conhecerão projetos de conservação, como o Projeto Asas e iniciativas locais de empoderamento social, como a Casa de Maria, fortalecendo a conexão entre turismo sustentável e desenvolvimento das comunidades.

O famtour será finalizado com rodadas de negócios entre operadores britânicos e representantes do turismo local, fortalecendo parcerias para a comercialização de novos roteiros no mercado europeu.

Estratégia
O público-alvo do famtour foi selecionado com base no potencial de emissão de turistas para o Brasil. Em 2024, o Reino Unido ocupou a 11ª posição entre os principais emissores, com 153.754 turistas enviados ao país. Além disso, o mercado britânico é um dos que mais consome produtos relacionados à observação de fauna e flora no mundo, o que o torna estratégico para o turismo de natureza no Brasil.