12/05/2025 – A supervisora de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Rafaela Lehmann, participou, nessa sexta-feira (9), do painel de Turismo Responsável e Economia Azul, no XVIII Workshop Nacional Bandeira Azul, um dos principais encontros sobre gestão de praias do país.
Com foco em turismo responsável e sustentável, o workshop abordou os critérios do programa, o processo de renovação do selo Bandeira Azul, além de orientar os municípios interessados em aderir ao programa para a temporada 2025/2026.
“A participação da Embratur no Workshop foi importante para apresentar aos gestores de destinos e empreendimentos turísticos premiados, como a promoção internacional do turismo pode ser uma ferramenta para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Brasil, e quais as ferramentas e ações que a Agência está desenvolvendo para o reposicionamento do país como um destino diverso, autêntico e sustentável”, afirmou Lehmann.
O evento ocorreu na cidade de Cabo Frio (RJ), no Paradiso Peró Praia Hotel, na Praia do Peró – premiada com a Bandeira Azul – e reuniu gestores públicos, autoridades ambientais e representantes de organizações de todo o Brasil.
Bandeira Azul
Reconhecido em mais de 50 países, o Bandeira Azul é um selo internacional concedido a praias e marinas que atendem a rigorosos critérios ambientais, de segurança, acessibilidade e gestão. Esta é a segunda vez que Cabo Frio sedia o encontro nacional, reforçando o protagonismo do estado do Rio de Janeiro no turismo sustentável.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.