15/05/2025 – Com paisagens deslumbrantes, infraestrutura acolhedora e uma combinação única de cultura, natureza e gastronomia, Santa Catarina vive um momento de forte expansão no turismo internacional. Entre janeiro e abril deste ano, o estado recebeu 492.960 turistas estrangeiros, um crescimento expressivo de 67,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 294.266 visitantes. Os dados são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo.
Santa Catarina tem sido um dos destinos favoritos de turistas da América do Sul. A Argentina lidera o ranking, com 360.291 visitantes no primeiro quadrimestre. Em seguida estão Chile, Uruguai, Paraguai e Estados Unidos, que juntos somaram 113.298 turistas no período.
O desempenho catarinense acompanha a curva positiva do turismo internacional em todo o Brasil. No primeiro quadrimestre de 2025, o país recebeu 4.425.888 turistas estrangeiros, o maior número já registrado para o período. O volume representa 64% da meta anual de 6,9 milhões de visitantes, estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo. O crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano anterior evidencia os resultados das ações conjuntas entre os setores público e privado na promoção do Brasil como destino global.
Somente no mês de abril, 686.239 turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil — um aumento de 72% em comparação com abril de 2024, o que representa quase 288 mil visitantes a mais. Com esse ritmo, o país já superou a metade da meta de visitantes internacionais prevista para 2027, que é de 8,1 milhões de pessoas.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o bom desempenho reflete o momento positivo que o Brasil vive no cenário internacional. “Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade e comprometido com o futuro do planeta. Isso tem refletido diretamente na atração de turistas”, afirmou. Ele destaca ainda o papel da conectividade aérea na expansão do setor. “Hoje, conseguimos ampliar nossa malha aérea em um ritmo superior ao de muitos outros países.”
Principais emissores
No cenário nacional, a Argentina também ocupa o topo da lista de países emissores, com mais de 2,1 milhões de visitantes, um crescimento de 96% em relação ao mesmo período do ano passado. Chile (333.592 turistas, +29%) e Estados Unidos (305.932, +21,6%) completam o top 3, seguidos por Paraguai e Uruguai, que também registraram aumentos relevantes.
Com esse ritmo de crescimento, Santa Catarina reafirma seu potencial como um dos principais destinos do turismo internacional no Brasil, unindo belezas naturais, qualidade de vida e uma hospitalidade que conquista visitantes do mundo todo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.