Conectividade

Embratur e JetSMART fazem press trip em Búzios (RJ) para promover voo conectando Argentina e Rio de Janeiro

Iniciativa busca expandir o conhecimento dos destinos fluminenses no exterior e fortalece a conectividade aérea no Brasil
FC&VB-RJ/Tatiana D’Angello
Comunicadores argentinos visitaram destino na Região dos Lagos, no Rio

16/05/2025 – A Embratur e a JetSMART levaram comunicadores argentinos para uma press trip em Búzios (RJ). Em função do novo voo da companhia aérea que conecta Mendoza, na Argentina, à capital fluminense, o objetivo da ação é apresentar os destinos da Região dos Lagos, no Rio, para jornalistas hermanos. A press trip foi feita em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), o Visit Rio e o Búzios C&VB, celebrando o lançamento da rota inédita.

A companhia aérea de baixo custo iniciou a nova rota internacional em 9 de maio. Com dois voos semanais — às sextas-feiras e aos domingos — a JetSMART se torna a única a operar voos diretos entre as duas cidades, estabelecendo uma importante conexão aérea entre Brasil e Argentina, agora fortalecida por uma ação estratégica de promoção turística. A press trip marcou o início das ações do termo de cooperação técnica assinado no mês passado entre as instituições parceiras, com foco na promoção integrada do Estado do Rio como destino internacional.

Os comunicadores argentinos desembarcaram no primeiro voo da nova rota e participaram de um almoço especial de boas-vindas, com representantes da JetSMART e a equipe da FC&VB-RJ, que apresentou as potencialidades turísticas do estado. Em seguida, o grupo seguiu para Búzios, onde passou o final de semana vivenciando experiências turísticas no balneário, reconhecido por sua hospitalidade, belezas naturais, praias paradisíacas, vida noturna vibrante e infraestrutura voltada ao turismo internacional.

Malha aérea

Além de reforçar a malha aérea internacional, a nova rota Rio-Mendoza soma-se a outras três conexões diretas operadas pela JetSMART para o Rio de Janeiro: Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

Em 2025, o Brasil registrou um aumento significativo no número de turistas argentinos, com 870.318 visitantes apenas em janeiro — um crescimento de 92% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda, segundo o portal de dados da Agência, dentre os principais países emissores de turistas a Argentina lidera de forma expressiva, com 1.928.161 visitantes, número superior ao segundo colocado, o Chile, com 286.910 turistas. Esse dado reforça a importância estratégica do mercado argentino para o turismo brasileiro, especialmente para destinos tradicionalmente procurados por esse público, como Búzios.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a conexão Mendoza-Rio de Janeiro ajuda a aproximar os países da América do Sul, e a ação com os comunicadores é fundamental para atrair mais turistas argentinos para o Brasil. “O fortalecimento da conectividade aérea na América do Sul é muito importante para toda a região. E, para o Brasil, isso passa, necessariamente, pela Argentina, que é nosso maior emissor de turistas. Essa nova rota reforça o perfil internacional do Rio de Janeiro, que é um importante portão de entrada internacional no país e que tem um número grande de destinos que o mundo precisa conhecer, e reforça os laços de amizade entre os dois países, aproximando ainda mais nossos povos e culturas”, disse.

“Com esta nova rota aérea que conecta Mendoza ao Rio de Janeiro sem escalas, a JetSMART é atualmente a única companhia aérea a oferecer esse serviço. Esse lançamento responde à crescente demanda dos viajantes argentinos por destinos únicos como o Rio de Janeiro, famoso por suas paisagens naturais, sua cultura e praias. Essa conexão direta representa um avanço significativo na conectividade internacional da região: por um lado, facilita o acesso de turistas argentinos às praias e atrações do Rio de Janeiro sem a necessidade de escalas. Por outro lado, permite que cariocas e mendocinos cheguem diretamente ao seu destino, evitando passar por Buenos Aires e otimizando sua experiência de viagem. Isso abre novas oportunidades e se traduz em um impacto positivo para a economia local”, afirmou Federico Petazzi, gerente comercial da JetSMART na Argentina. “Essa nova rota reforça o compromisso da JetSMART com a conectividade na América do Sul, consolidando sua posição como um ator chave no desenvolvimento do turismo na região”, concluiu.

Para o presidente da FC&VB-RJ,Guilherme Abreu, essa nova conexão representa mais do que uma expansão de rotas — ela impulsiona o turismo entre Brasil e Argentina, atrai mais visitantes internacionais para o estado do Rio de Janeiro e promove o desenvolvimento econômico e cultural das regiões, fortalecendo o papel da FC&VB-RJ e seus parceiros na promoção do destino fluminense no cenário internacional.

“A press trip foi de grande importância para nosso estado. O grupo saiu encantado, não só com o que viram em Búzios, mas também com os demais destinos que apresentamos. Saímos muito satisfeitos, pois tivemos a oportunidade de mostrar os atrativos da capital e do interior. As matérias jornalísticas irão fortalecer ainda mais a imagem do nosso estado. Nosso trabalho está focado em trabalhar para que os turistas conheçam a capital e fiquem pelo menos mais três dias para conhecer o interior”, destacou Abreu.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.