16/05/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lançou nesta sexta-feira (16), em Búzios (RJ), ao lado do prefeito da cidade, Alexandre Martins, e outros oito chefes de Executivos Municipais da Costa do Sol, o Programa Novas Rotas. voltado para a internacionalização de destinos turísticos brasileiros fora dos roteiros tradicionais, por meio da capacitação de profissionais.
O programa busca promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.
“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas culturas e experiências de forma sustentável, inteligente e inovadora. Esse é um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país. Os prefeitos, independentemente de partidos e ideologias, entenderam a importância do projeto. O turismo é o petróleo do século 21 e pode ser a grande solução para nossas cidades e, consequentemente, para o país”, explicou Marcelo Freixo.
“A Região dos Lagos e a Costa do Sol é um dos lugares mais bonitos do mundo, mas não é só praia e sol. Tem ecoturismo, turismo de aventura, histórico e religioso, uma gastronomia incrível. Estamos desde o início de 2023 mudando a imagem ruim que o Brasil tinha deixado no exterior e estamos batendo recordes atrás de recordes. O mundo cada vez mais quer conhecer o Brasil. E a gente precisa se preparar para receber bem nossos visitantes. Turismo não é só para quem viaja, mas sobretudo para quem recebe”, completou Freixo.
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, destacou a importância do projeto Novas Rotas para a geração de empregos na região e convocou os demais prefeitos a “virar a chave para o turismo internacional”. O lançamento contou com a presença da prefeita de Araruama, Daniela Soares, dos prefeitos de Arraial do Cabo, Marcelo Magno, de Casimiro de Abreu, Ramon Dias, de Carapebus, Bernard Tavares, de Iguaba, Fabinho Costa, de Macaé, Welberth Rezende, de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel e de Quissamã, Marcelo Batista, além de secretários de turismo de Maricá, Saquarema e Cabo Frio.
“Queria dar parabéns ao Freixo por trazer a Embratur para a Região dos Lagos e a Costa do Sol. Ele tem razão quando diz que a gente tem que se capacitar para receber cada vez mais e melhor o turista, e para buscar esse turista lá fora. Um turista que não vai vir só para Búzios ou Arraial, mas pra Araruama, Rios das Ostras, Quissamã e toda a região destacou o prefeito.
Diversificação de Destinos
O lançamento oficial do programa marcou o início de uma série de ações em todo o país, incluindo capacitações em sustentabilidade, dados e inovação, voltadas para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. Após o lançamento nesta sexta, as cidades serão divididas em dois polos para o início da capacitação previsto para junho. O programa também prevê a criação de uma plataforma online de ensino à distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada localidade.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.