MICE

Embratur consolida estratégia e Brasil avança para a 15ª posição no ranking global de eventos internacionais

Ranking foi anunciado durante a IMEX Frankfurt, nesta terça-feira (20), e consolida o país como destino estratégico para o turismo de negócios e eventos
Divulgação/Embratur
As cinco cidades brasileiras mais bem posicionadas no ranking de 2024 foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Brasília e Campinas

20/05/2025 – O Brasil acaba de alcançar um marco histórico no setor de turismo de negócios: com um crescimento de 50% na realização de eventos internacionais, o país está na lista dos 15 principais destinos do mundo no Ranking ICCA 2024 (International Congress and Convention Association), mantendo-se como líder absoluto na América Latina. O ranking do ICCA mostra, ainda, que o Brasil continua sendo o único representante da América Latina no Top 15, líder na América Latina e Caribe e 3º nas Américas. O resultado foi anunciado oficialmente durante a IMEX Frankfurt, nesta terça-feira (20), uma das maiores feiras globais voltadas ao setor MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).

Com 234 eventos de perfil ICCA registrados em 2024 — superando em 17% a meta estipulada para o ano — o Brasil cresceu 50% em relação a 2023. O resultado posiciona o país como o único representante latino-americano entre os Top 20 destinos globais, ocupando o 3º lugar nas Américas e o 20º no mundo.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o avanço é fruto da estratégia liderada pela Embratur, em parceria direta com destinos brasileiros, Convention  Visitors Bureaux (CVBx), secretarias de turismo, espaços de eventos, hotéis e organizadores locais. “Conquistar esta posição no ranking global da ICCA é mais do que um reconhecimento: é um passo estratégico para que o Brasil se firme como um destino de relevância mundial no segmento MICE. Esse resultado é fruto de um esforço coordenado entre Embratur, os Conventions & Visitors Bureaux, governos locais, setor privado e parceiros, que atuam com planejamento para posicionar o Brasil nesse novo patamar”, afirmou Freixo.

“Além disso, o protagonismo do Brasil no ranking permite uma atuação mais assertiva na prospecção de eventos que se alinham às vocações econômicas regionais, gerando legados em inovação, qualificação e desenvolvimento sustentável para as cidades-sede”, completa o presidente da Agência.
A coordenadora da estratégia do ranking de eventos internacionais na Embratur, Cintia Hayashi, explica que, por trás desse resultado, há um trabalho diário, intenso e muitas vezes invisível. “Na Embratur, atuamos de forma minuciosa para mapear, validar e registrar cada evento realizado no país junto à ICCA. Isso exige pesquisa contínua, articulação com parceiros estratégicos e alianças com bancos de dados nacionais e internacionais. Cada evento reconhecido representa um esforço coordenado que valoriza a indústria brasileira de eventos, fortalece a autoestima do setor e comprova a capacidade técnica do Brasil em sediar congressos com excelência”, destaca.

Já o presidente da UNEDESTINOS, Toni Sando, afirma que o trabalho conjunto entre Embratur e organizações de destinos em todo o país foi fundamental para o resultado no ranking. “A gestão atual da Embratur tem sido fundamental nesse processo de integração e valorização estratégica do segmento MICE. Estar entre os líderes globais é um reconhecimento do caminho que trilhamos e já trabalhamos para, no próximo ano, avançar ainda mais”, afirma.

Cidades que são eventos

O Brasil também se destaca em nível regional, com 61,5% de crescimento na diversificação de cidades-sede: em 2024, 42 cidades brasileiras receberam eventos internacionais, frente a 26 em 2023. Entre os destaques, o Rio de Janeiro se consolida como o principal destino não-capital da América Latina para congressos internacionais, além de ocupar a segunda colocação nas Américas – atrás apenas de Montreal, no Canadá. Já Foz do Iguaçu, no Paraná, registrou um crescimento superior a 150% no número de eventos internacionais, revelando o potencial crescente de destinos fora do eixo tradicional. São Paulo, que liderava o ranking nacional em edições anteriores, passou a ocupar a segunda posição entre as cidades brasileiras, mantendo-se como um dos principais pólos nacionais de turismo de negócios e eventos. As cinco cidades brasileiras mais bem posicionadas no ranking de 2024 foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Brasília e Campinas.

“A indústria de eventos de negócios representa 25% do turismo global. O bom posicionamento no ranking da ICCA funciona como um verdadeiro selo de competência, abrindo portas para a prospecção de congressos promovidos por mais de 11,5 mil associações internacionais. Com isso, o Brasil entra definitivamente no radar de curto, médio e longo prazo de tomadores de decisão que buscam destinos com excelência em hospitalidade, conectividade, inovação e entrega de valor”, explica o presidente da Embratur.

Além do impacto positivo na imagem internacional, o turismo de negócios tem um forte efeito multiplicador na economia local. Turistas que participam de eventos corporativos e associativos gastam até três vezes mais do que os visitantes de lazer, gerando impactos positivos em diversos setores. A preparação das cidades para receber esses eventos também estimula investimentos em infraestrutura urbana, qualificação profissional e modernização dos serviços, deixando legados duradouros para o desenvolvimento regional.

O Brasil estratégico no MICE

O resultado do trabalho estratégico da Embratur na promoção do segmento MICE foi apresentado pelo Brasil na IMEX Frankfurt 2025. A Agência tem estabelecido parcerias estratégicas para fortalecer ainda mais sua atuação no mercado internacional por meio do trabalho conjunto com associações nacionais, como ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos), AMPRO (Associação de Marketing Promocional), ALAGEV (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) e UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feiras). Essas parcerias reforçam o compromisso do Brasil em se consolidar não apenas como um destino turístico de excelência, mas como um hub estratégico para eventos globais, combinando infraestrutura, diversidade e hospitalidade.

Embratur na ICCA

A ICCA, fundada em 1963, é uma das principais referências do setor global de eventos, reunindo dados estratégicos de mais de 20 mil eventos internacionais recorrentes e 11,5 mil associações promotoras. Seu ranking anual é utilizado por destinos ao redor do mundo como ferramenta para atrair novos congressos e impulsionar o desenvolvimento econômico regional. Para ser reconhecido pela ICCA, um evento deve ter ao menos 50 participantes, ocorrer regularmente, ter perfil associativo e ser itinerante entre no mínimo três países.

A Embratur é membro da ICCA desde 1977 e tem atuado para consolidar o Brasil como um destino competitivo globalmente, promovendo seus setores econômicos desenvolvidos, infraestrutura moderna e rica diversidade cultural.

Confira o ranking dos 20 primeiros

1 Estados Unidos 709
2 Itália 635
3 Espanha 536
4 Alemanha 491
5 Reino Unido 481
6 França 432
7 Japão 428
8 Holanda 295
9 Portugal 290
10 Canadá 252
11 China 249
12 Coreia 243
13 Bélgica 238
14 Suécia 235
15 Brasil 234
16 Áustria 233
17 Austrália 227
18 Grécia 211
19 Polônia 191
20 Finlândia 186

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.