PREMIAÇÃO

Segundo dia do Visit Brasil Summit entrega prêmio da Rota das Monografias e discute uso de dados e inovação no Turismo

Evento no Rio de Janeiro reuniu especialistas, líderes e profissionais do setor para importantes discussões e anúncios sobre as perspectivas do turismo
Renato Vaz/Embratur
Entrega aconteceu durante o segundo e último dia de programação do Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã

20/05/2025 – Com foco no futuro do turismo internacional no país, a programação do segundo dia do Visit Brasil Summit teve como destaque a entrega da premiação do Concurso Rota das Monografias. Além da participação de especialistas em debates e palestras, que abordaram a aplicação da inteligência de dados e da inovação nas estratégias de promoção e serviços turísticos, a primeira edição do evento, realizada no Museu do Amanhã, foi palco também do lançamento do Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil para o período de 2025 a 2027.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o evento é um marco para a Agência e para a história do turismo no Brasil e deve continuar sendo referência no setor. “O Visit Brasil Summit foi uma iniciativa inédita na história do trade turístico brasileiro. A primeira edição do evento foi um sucesso, afinal, nunca tínhamos tido um espaço assim só para discutir e alinhar a promoção internacional dos nossos destinos. E, ano que vem tem mais: já temos data e local para a segunda edição, que vai entrar para a história também”, avisou.

Rota das Monografias
Três trabalhos foram premiados, na manhã desta terça-feira (20), na Rota das Monografias e cada vencedora recebeu R$ 10 mil. Foram 31 universidades participantes, com 90 monografias de cursos da área de Turismo e Hotelaria recebidas e 70 homologadas. Um dos requisitos era que os trabalhos apresentassem aspectos inovadores em sua colaboração e proposições para o desenvolvimento do turismo brasileiro. 

A premiação foi entregue pelo professor da Universidade Federal Fluminense e presidente da Comissão Organizadora do concurso Carlos Alberto Lidizia Soares. Para ele, a integração entre Academia e gestão pública é fundamental para o desenvolvimento do país, por gerar solução de problemas por meio de pesquisa aplicada. 

“Durante muito tempo, a Academia levantou essa bandeira e agora temos que agradecer por esta integração. Para nós, isso é fazer ciência. Isso é pesquisa aplicada. O objetivo desse concurso é trazer à tona temas mais contemporâneos e incentivar, tanto professores quanto universitários, a se aterem às temáticas importantes para o desenvolvimento do Brasil e para nossa imagem lá fora”, salientou o professor.

O presidente da Embratur destacou que a Rota das monografias é um passo muito importante que a Embratur dá para o desenvolvimento do turismo. “Entre as três, temos uma premiação de cada região e isso é bom porque estamos pensando o Brasil como um todo. Além disso, temos aqui uma quantidade grande de jovens e isso é muito bom, porque temos que olhar pra frente. Nesse contexto do futuro do turismo e do turismo do futuro, se a gente não pensar na juventude que está nas universidades, não estamos pensando efetivamente nesse futuro, estaríamos falando de presente”, salientou.

Visando dar reconhecimento aos autores e para dar uma execução prática aos trabalhos, as melhores monografias serão publicadas posteriormente em um e-book.

Premiadas
Os trabalhos premiados foram de três mulheres. Confira os temas e as vencedoras:

  • ‘Recursos e ferramentas de tecnologias de turismo inteligente: um estudo em empreendimentos turísticos em Natal/RN’, de Beatriz Nascimento da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); 
  • ‘Categorias fundamentais de uma política de turismo gastronômico no Brasil: comer é um ato político?’, de Melissa Maria Santos Braga, da Universidade de Brasília (UnB); 
  • ‘Turismo e mulheres com 60 anos ou mais: desafios e possibilidades na promoção do envelhecimento ativo e da qualidade de vida’, de Rosimeire Lourenço Medeiros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rota para mestrado
Na ocasião, Marcelo Freixo fez o anúncio de que será lançada a premiação para trabalhos de Mestrado. “Mês que vem, lançaremos uma rota para mestrado. Então, se preparem. Nossa meta é chegar ao mestrado, ao doutorado e a toda a Academia. O que estamos buscando é uma parceria entre poder público, entre política pública, entre universidade, entre sociedade e entre mercado, pois, quando a gente forma essa parceria e o que se concretiza dentro da universidade se expande para fora de forma útil e real, impacta a sociedade de forma efetiva”, afirmou. 

Painéis e palestras
Além da premiação, o último dia do evento contou também com um painel e duas palestras, que reuniram autoridades, especialistas e referências do turismo. Os debates foram palco de formação de estratégias para o fortalecimento do Brasil como destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.

  • Dados são o Futuro do Turismo

A primeira palestra do dia teve como tema ‘Dados são o Futuro do Turismo’. Na ocasião, a vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo World Travel Tourism Council – WTTC, Virginia Messina, reconhecida internacionalmente por sua atuação no setor, trouxe reflexões sobre como a inteligência de dados pode transformar a experiência turística, impulsionar políticas públicas mais eficazes e fortalecer a sustentabilidade do turismo global. 

  • O Futuro do Turismo é Inovador

Logo após, foi realizado o painel ‘O Futuro do Turismo é Inovador’. Mediado pelo diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, o debate abordou cases de sucesso e tendências tecnológicas com a participação de Natali Emerick, do Parque Tecnológico da UFRJ, Pierre Lucena, do Porto Digital, Carlos Alberto Nunes, da VISA, Rosa Alegria, futurista do The Millennium Project Brasil, e Mariana Aldrighi, pesquisadora da USP. 

  • O Futuro do Turismo é Criativo

A programação contou, ainda, com a palestra ‘O Futuro do Turismo é Criativo’, do fundador e diretor executivo da Beautiful Destinations, Jeremy Jauncey.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.