20/05/2025 – Após a bem-sucedida estreia do Visit Brasil Summit no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), a Embratur anunciou que a próxima edição do evento será realizada em Brasília. Promovida em parceria com o Sebrae, a iniciativa acontecerá em abril de 2026 no Museu da República, um dos principais símbolos da capital federal. A nova edição volta ao calendário com ainda mais relevância, celebrando os 60 anos da Embratur em um cenário de forte representatividade cultural e institucional.
A escolha da capital federal como próxima sede reforça o objetivo de ampliar o alcance do Summit, descentralizando e diversificando as discussões sobre turismo sustentável e inovador. Além disso, a edição de 2026 terá um caráter simbólico, uma vez que marca os 60 anos da Embratur, cuja sede também está em Brasília.
“O Visit Brasil Summit é mais do que um novo evento no calendário, é um espaço estratégico de diálogo e articulação para fortalecer o turismo brasileiro com base na sustentabilidade, na diversidade cultural e na valorização dos nossos territórios, valores que sustentam o nosso novo Plano Brasis”, destacou Marcelo Freixo, ao recordar o lançamento do novo Plano Internacional de Marketing, realizado no primeiro dia do Visit Brasil Summit.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância estratégica do evento. “O evento permitiu reunir o Brasil que se dedica a planejar e pensar ações de capacitação e planos de trabalho para os nossos destinos turísticos. Conseguimos também divulgar os indicadores do setor e mostrar os valores turísticos do país. Temos uma missão essencial de preparar os empreendedores e empreendedoras para que possam tornar o turismo importante indutor da economia, gerando mais oportunidades, renda e inclusão”, afirma.
O presidente também celebrou o sucesso da edição de 2025, que reuniu cerca de 500 participantes presenciais. Durante dois dias, representantes do trade turístico, empresários, autoridades e especialistas debateram estratégias para posicionar o Brasil como um destino competitivo, sustentável e conectado às suas raízes culturais. O evento também foi transmitido ao vivo, ampliando seu alcance.
“Tivemos um grande evento que deu a dimensão do que o turismo merece no Brasil. Foram dias de muitas ideias e caminhos que vão muito além do lançamento do plano de marketing. Acho que demos ao turismo a grandeza e a relevância que ele precisava ter”, afirmou.
O presidente da Embratur também ressaltou que o evento seguirá promovendo conexões. “Queremos um turismo que gere oportunidades reais para o povo brasileiro, respeitando o meio ambiente e celebrando nossas origens. Esse é o caminho para colocar o Brasil no centro do turismo global com identidade e propósito”, concluiu.
O Visit Brasil Summit 2026 promete ser uma edição histórica, unindo debates qualificados, rodadas de negócios e uma programação cultural que expressa toda a diversidade do Brasil.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.