PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur anuncia ação com comunicadores estrangeiros para promover o Carnaval de Belo Horizonte

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, revelou a novidade ao lado do prefeito da cidade, Álvaro Damião; Freixo está na capital mineira para lançar novo episódio da série Turismo Transforma
Júnia Garrido/Divulgação PBH
Freixo revelou a iniciativa na tarde desta quinta-feira (22), no Mercado Central, em coletiva de imprensa ao lado do prefeito da cidade, Álvaro Damião

22/05/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou que a Agência e a prefeitura de Belo Horizonte vão convidar comunicadores internacionais para promover o carnaval da capital mineira em 2026 no exterior. Freixo revelou a iniciativa na tarde desta quinta-feira (22), no Mercado Central, em coletiva de imprensa ao lado do prefeito da cidade, Álvaro Damião. “Vamos trazer jornalistas estrangeiros para cobrir o carnaval de Belo Horizonte, que é crescente, cada vez mais expressivo na cultura de rua, o que é muito brasileiro. O carnaval de BH é organizado, seguro, familiar e, o que é muito importante e sustentável”, afirmou.

Freixo visita Belo Horizonte para o lançamento do minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável”, da série Turismo Transforma, iniciativa da Embratur que evidencia experiências turísticas com impacto social, econômico, ambiental e cultural em diversas regiões do Brasil. Na ocasião, ele destacou o potencial turístico internacional da capital mineira. 

“O turismo cada vez mais é uma relação de experiência. O Brasil não é só sol e praia. É gastronomia, é cultura e é natureza, que são três elementos muito fortes em Belo Horizonte. É um potencial muito grande e, sem dúvida, uma oportunidade de colocar BH no mundo e fazer com que esses turistas internacionais venham para cá”, explicou. 

O episódio do Turismo Transforma de BH é resultado do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, lançado pela Agência em setembro de 2024, durante a ABAV Expo, no qual a Belotur conquistou o primeiro lugar. O minidoc Belo Horizonte: Destino Sustentável mostra a hospitalidade, a gastronomia, a força carnavalesca, a pujança cultural da periferia e do centro belorizontino como atrativos para turistas internacionais, além da força do setor turístico para dar sustentabilidade ao destino.

“Hoje lançamos um filme que é fruto de um prêmio que a Belotur recebeu pela relação de sustentabilidade com promoção do turismo. Ninguém hoje no mundo viaja para um lugar que não tenha responsabilidade com a sustentabilidade. Então, Belo Horizonte está à frente. A parceria com a Belotur e a prefeitura já existe e a promoção do carnaval é um bom caminho”, ressaltou Freixo.

O prefeito da capital mineira, por sua vez, afirmou que para fortalecer a promoção internacional da região é importante a proximidade com a Embratur. “Receber o presidente da Embratur em Belo Horizonte é uma alegria para nós e sinal do que queremos e vamos conseguir chegar, que é internacionalizar a marca de Belo Horizonte. E os belorizontinos ficam felizes porque querem Belo Horizonte na rota cultural, dos eventos e do turismo. Queremos Belo Horizonte na rota internacional. Não tem como você falar de rota internacional do turismo em BH sem passar pela Embratur e uma parceria com a Embratur”, disse Álvaro Damião.

Álvaro Damião ressaltou, ainda, que Belo Horizonte é a cidade do “sim”. “A gente vai implantar essa ideia na cabeça do belorizontino. Sim, eu vou fazer ecoturismo em Belo Horizonte. Sim, eu vou para o carnaval mais seguro do Brasil. Sim, eu conheço a capital das Minas Gerais. Sim, eu sei qual é a história do clube da esquina, porque nós vamos ter o nosso museu no bairro Santa Tereza. Sim, Belo Horizonte vai voltar a ser a rota cultural nacional e internacional”, garantiu.

Turismo transforma

A Embratur e a Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) lançaram, na noite desta quinta-feira (22), na capital mineira, o minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável”. O evento aconteceu na agência de cultura e economia criativa P7 Criativo. Participaram do lançamento o presidente da Embratur e o prefeito de Belo Horizonte, além da presidente da Belotur, Bárbara Menucci, e da gestora do P7 Criativo, Márcia Andrade Carmo de Azevedo.

Para Freixo, Minas é estratégica para a diversificação na promoção de destinos no exterior e uma importante representante da diversidade e da cultura dos destinos brasileiros. “O Brasil está vivendo uma boa fase no turismo. No primeiro quadrimestre, registramos a entrada de 4,4 milhões de visitantes estrangeiros, 51% a mais que nos primeiros quatro meses do ano passado. Isso é fruto de um trabalho coletivo de diversificação dos nossos destinos e Minas e Belo Horizonte são essenciais”, disse.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

O doc leva o espectador a um passeio pelas ruas das periferias ao centro da cidade, passando por projetos sociais como o Cerâmica Santana, que é parte de um roteiro turístico que apresenta, entre outras experiências, o resultado da união de jovens que produzem peças de cerâmica no Aglomerado da Serra. O doc mostra, ainda, o bloco afro de favela Seu Vizinho, importante expoente carnavalesco, que gera empregos e impulsiona a formação de músicos. E o projeto Recicla Belô, de catadores e artesãos, que gera valor a partir da destinação correta de resíduos da capital.

Press trip à mineira

Em 2024, a Embratur e o Sebrae levaram jornalistas argentinos e chilenos para uma press trip em Minas Gerais, durante o Carnaval. Além de passarem as festas em BH, o grupo conheceu Belo Horizonte, Ouro Preto e o Instituto Inhotim, em Brumadinho. A Agência vem trabalhando com uma série de estratégias para mostrar o estado como opção de diversificação de destinos para o Brasil e como referência nos segmentos de cultura, gastronomia, ecoturismo e diversidade. 

Para se ter uma ideia, somente nos primeiros quatro meses de 2025 a Embratur promoveu Belo Horizonte (MG) na Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha, em janeiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, em março, e na Galeria Visit Brasil Paris, na capital francesa, em abril. O espaço-conceito elaborado pela Embratur e pelo Sebrae focou na promoção dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO e incluiu nas experiências, as cidades históricas de Minas.

Importante destacar, também, que Minas é um dos estados que acompanha o crescimento nacional na chegada de turistas internacionais, conforme consta no portal de Dados da Embratur. No primeiro quadrimestre de 2025, a região teve um aumento de 8,61% em visitantes do exterior.

Queijo canastra

BH, para os íntimos, volta ao Turismo Transforma após participar do terceiro episódio do projeto, centrado em turismo de base comunitária e que traz, como protagonista, o mundialmente famoso Queijo Canastra, produzido na serra que dá nome ao laticínio, em Minas Gerais. O mini doc mostra a produção do queijo e o turismo comunitário em área rural, e como todo esse trabalho, tradicionalíssimo, transforma a vida dos envolvidos nessa atividade e chega aos grandes restaurantes da capital mineira, elevando a gastronomia local a níveis internacionais.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.