26/5/2025 – Após seis anos sem participação, o Brasil retorna à ITB China, a principal feira de turismo B2B voltada para o mercado chinês. O evento começa nesta terça-feira (27) e segue até o dia 29 de maio, em Xangai. Para marcar esse retorno estratégico, a Embratur prepara uma programação especial em seu estande, com previsão de assinaturas de memorandos de entendimento com empresas chinesas e, também, o lançamento da ferramenta de treinamentos sobre produtos e destinos brasileiros Brasil Travel Specialist em mandarim.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o retorno representa um passo importante na reconquista desse mercado estratégico, que é hoje o maior emissor de turistas do mundo. “O nosso retorno à China acontece após um longo estudo de mercado. Com uso de inteligência de dados, desenhamos uma estratégia de promoção muito direcionada aos nossos potenciais visitantes: turistas que hoje se interessam em visitar destinos similares com o que podemos oferecê-los como alternativa, mas sempre experiências que só se pode viver no Brasil”, salientou.
Em 2024, cerca de 162 milhões de turistas chineses viajaram internacionalmente, segundo a GlobalData, com projeção de crescimento para 310 milhões até 2040, de acordo com estudo da Google e Deloitte. No entanto, o Brasil ainda ocupa uma posição discreta no ranking de preferências, ficando na 49ª posição entre os destinos mais visitados por chineses, com apenas 76 mil visitantes em 2024, conforme dados da Embratur.
Freixo destaca a importância do retorno ao mercado chinês, agora listado entre os prioritários do plano estratégico da Agência. “O chinês é o líder no número de viagens ao exterior no mundo, com cada vez maior poder econômico. E o tipo de destino que o chinês mais procura são os segmentos de cultura e natureza, que o Brasil tem muito a oferecer”, disse.
Acordos por mais Brasil na China
Um dos principais destaques da participação brasileira será o lançamento da plataforma “Brasil Travel Specialist” em mandarim, no dia 27 de maio. Desenvolvida para capacitar agentes e operadores turísticos chineses, a ferramenta oferecerá treinamentos com ênfase em segmentos como natureza, cultura e gastronomia. A iniciativa visa qualificar os profissionais locais para vender o Brasil para ampliação de vendas e geração de negócios.
Além disso, o Brasil fortalecerá sua presença no mercado da China por meio da assinatura de memorandos de entendimento (MoUs) com empresas líderes do setor. Durante a feira, serão firmadas parcerias com a CTRIP e a Tongcheng-Elong Holdings, duas das maiores plataformas de viagens do país asiático, para ampliar a visibilidade dos destinos brasileiros, além de outras alianças relevantes com o objetivo de desenvolver campanhas promocionais e estratégias de marketing direcionadas ao público chinês.
Conectividade
A participação do Brasil na ITB China também fortalece as relações com as principais companhias aéreas que conectam os dois países, como Air China (via Madri), Qatar Airways (Doha), Emirates (Dubai), Ethiopian Airlines (Addis Ababa), Air France (Paris), Lufthansa (Frankfurt) e Turkish Airlines (Istambul).
“O evento é uma oportunidade estratégica para começar a discutir a expansão de rotas e frequência de voos, visando atender à crescente demanda gerada pela promoção do turismo brasileiro na China. Essa aproximação é fundamental para pavimentar o caminho rumo a novas conexões e, potencialmente, ao tão aguardado voo direto entre os dois países”, destaca o presidente da Embratur.
Estande do Brasil
No estande brasileiro na ITB China, os estados do Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso, assim como as cidades de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Bonito (MS), serão apresentados como coexpositores, reforçando a diversidade de experiências que o país pode oferecer. Os destinos foram selecionados por meio de edital de seleção para as feiras.
A feira
A ITB China é reconhecida como um dos principais eventos B2B (Business to Business) do setor, reunindo fornecedores globais e compradores chineses em um ambiente de negócios altamente qualificado. Focada exclusivamente para o mercado chinês, a feira é uma das principais plataformas para conectar fornecedores globais de turismo com compradores chineses, promovendo parcerias estratégicas e oportunidades de negócios.
A expectativa é que participem do evento mais de 500 expositores e cerca de 50 mil visitantes, incluindo operadores turísticos, agências de viagens, destinos turísticos e empresas de tecnologia de viagens.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.