RECORDE

Em quatro meses, estrangeiros deixam US$ 3,09 bilhões no Brasil, 15,2% a mais que no mesmo período do ano passado

Valor recorde para o período reforça momento histórico do turismo internacional do país, que recebeu mais de 4,4 milhões de viajantes internacionais no quadrimestre
Divulgação/Embratur
Valor corresponde a mais de R$ 17 bilhões.

27/05/2025 – O momento histórico do Brasil em relação ao turismo internacional registrou um novo recorde em 2025. O Banco Central divulgou que, de janeiro a abril, os viajantes estrangeiros deixaram US$ 3,09 bilhões (R$ 17,6 bilhões, segundo a cotação média do período) na economia do país, valor 15,2% maior que no mesmo período de 2024. A alta representada nos gastos dos turistas reforça outra marca inédita atingida neste intervalo, quando 4,4 milhões de visitantes estrangeiros visitaram os destinos brasileiros, um crescimento de 51% em relação aos primeiros quatro meses de 2024.

O valor deixado pelos turistas internacionais no Brasil somente em abril foi de US$ 693 milhões (R$ 3,94 bilhões), cerca de 12% maior que no mesmo mês do ano passado, quando o registro ficou em US$ 620 milhões. 

“Esses números mostram que o Brasil está tratando o turismo com a atenção que merece. O governo trata o turismo como política pública, o governo colocou o turismo no debate da economia, do emprego, do desenvolvimento. Esse tem sido o foco do nosso trabalho desde o início da gestão e os recordes nos deixam muito otimistas de que estamos no caminho certo”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Quando um turista internacional escolhe nosso país, ele movimenta toda uma cadeia produtiva, que é democrática, e beneficia desde o pequeno empreendedor até os grandes empresários”, reforça Freixo.

O desempenho expressivo foi impulsionado, também, pelo aumento da movimentação aérea. Pela primeira vez, o número de passageiros em voos internacionais superou 2 milhões no mês de abril — um crescimento de 17,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Chegadas internacionais

O número de chegadas internacionais no Brasil em quatro meses representou o maior valor da história para o período. No ano passado, a marca de 4,4 milhões de turistas internacionais só foi alcançada em agosto. O volume representa 64% da meta anual prevista pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que projeta a chegada de 6,9 milhões de estrangeiros até o fim de 2025. 

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 51% no fluxo internacional. Somente no mês de abril, o Brasil recebeu 686.239 turistas estrangeiros, um aumento de 72% em relação a abril de 2024.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.