28/05/2025 – Em mais uma etapa da sua jornada pelo país, o Plano Brasis desembarcou na Paraíba com o objetivo de fortalecer a presença do estado no cenário turístico internacional. A terra de Ariano Suassuna e Jackson do Pandeiro é o segundo estado a receber a apresentação do novo Plano Internacional de Marketing Turístico do país, elaborado pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. Com passagens programadas pelos 27 estados brasileiros, a iniciativa busca alinhar as estratégias locais às diretrizes nacionais, promovendo uma atuação integrada e eficaz.
Em João Pessoa, representantes do setor turístico debateram caminhos para potencializar os atrativos paraibanos junto ao mercado internacional, impulsionando o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural. A apresentação aconteceu no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa, nesta quarta-feira (28), com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do governador da Paraíba, João Azevêdo, do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, da secretária de Turismo da Paraíba, Rosália Lucas e do presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena.
Participaram do encontro, ainda, o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Lucélio Cartaxo, a gerente adjunta da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Patrícia Mayana, a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e a gerente de Projetos Estruturantes da Agência, Ana Paula Jacques, entre outros.
Com as viagens aos estados, a Embratur trabalha para promover maior coesão entre a estratégia nacional de promoção internacional do Brasil e as ações desenvolvidas em cada UF. A primeira apresentação aconteceu na sede do Sebrae Rio, na capital fluminense e as viagens continuarão após o encontro na Paraíba. O objetivo é o mesmo, garantir que as ações locais estejam em sintonia com a visão estratégica do país, fortalecendo a promoção do turismo brasileiro no exterior.
Para Freixo, as apresentações garantem um fortalecimento ainda maior do diálogo da Agência com todo o trade turístico. “A Embratur está mostrando como funciona o plano, nossos principais eixos estratégicos e o novo posicionamento do Brasil no mercado internacional”, explicou o presidente da Embratur. “Há 20 anos o Brasil não tinha um plano internacional de marketing. O último tinha sido 2004, projeto aquarela, apresentado no primeiro governo Lula. Em 20 anos muita coisa muda”, lembrou.
As comunicações mudam, a maneira da sociedade pensar muda. Você tem que se comunicar de maneira diferente. A Embratur vai botar esse novo plano em prática junto com os estados e municípios, colaborando, cooperando. Se levamos a Paraíba para uma feira em turismo em Portugal, é um único evento. Então, o plano de marketing é o que a gente faz para permanentemente o Brasil estar na prateleira do mundo. É buscar eficiência, é buscar qualidade”, acrescentou Freixo.
Já o governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou que o Plano Brasis é fundamental para a promoção internacional do estado. Azevêdo também listou os investimentos em turismo da região, como o Polo Turístico Cabo Branco e o apoio às festividades de São João. “A Paraíba está inserida nesse plano, considerando que nós estamos com grandes investimentos sendo feitos aqui na área do turismo. É um prazer muito grande poder receber este evento aqui, pra que todo o trade e todo mundo reconheça verdadeiramente o projeto de Brasil no turismo”, disse.
Reposicionamento
O Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos, junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. O novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, autoestima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional.
Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory. A Embratur realizou, ainda, uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano.
O plano passou por validação no Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, na Câmara Técnica de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo e na 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo. E no dia 19 de maio, o ministro do Turismo, Celso Sabino, publicou a Portaria nº 11, que aprova o detalhamento do Plano Internacional de Marketing Turístico para o triênio 2025-2027 — o Plano Brasis — no âmbito do Plano Nacional de Turismo 2024-2027.
Na visão do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o novo plano de marketing da Embratur é uma oportunidade de envolver todos os municípios e o trade turístico em uma ação cooperativa para fortalecer o potencial da região. “João Pessoa tem pouco mais de 11.300 leitos hoteleiros e temos em construção mais do que isso, o que demonstra a nossa responsabilidade e compromisso em fazer com que esse crescimento seja sustentável. Quem não conhece João Pessoa quer conhecer, quem conhece quer voltar e quem volta quer morar”, comemorou.
Na mesma linha do prefeito, o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou que o novo plano cria condições para que as partes envolvidas somem “força, inteligência, musculatura e recursos em um objetivo grande, que é o desenvolvimento do turismo aqui da Paraíba”. Amorim também elogiou a direção nacional do Sebrae por trabalhar com a Embratur no Plano Brasis. “O governo do estado e o Sebrae estão juntos com os municípios e o trade turístico nessa caminhada. A promoção internacional brasileira precisa ser cada vez mais fortalecida. A gente espera alcançar muito mais do que já alcançou até hoje e nossa região aqui no Nordeste e a Paraíba não podem ficar de fora”, discursou.
Lançamento
O lançamento do Plano Brasis aconteceu em 19 de maio, no primeiro dia do Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Em solenidade na abertura do evento, Freixo falou sobre o projeto e o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou a portaria da pasta que institui a iniciativa.
O Plano Brasis traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo. Entre os objetivos do projeto está alavancar a imagem turística do país no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, ampliar a receita turística com viagens internacionais ao país e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional e fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.
A Embratur leva o plano a público quando o país registra uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de entrada de divisas. Foram US$ 7,3 bilhões de dólares arrecadados em 2024 só com turismo estrangeiro. E para se ter uma ideia, de janeiro a abril de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo registrado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.
Interessados em conhecer o Plano Brasis podem acessá-lo clicando aqui.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.