28/05/2025 – O documentário Afro: das Origens aos Destinos, sobre a influência africana na musicalidade, na gastronomia, na religiosidade e na formação do Recôncavo Baiano, e os minidocs Trilhos do Samba, da série Turismo Transforma, produzidos pela Embratur, estão disponíveis na plataforma Cultne.TV, que é o pilar de distribuição e comunicação do Instituto Cultural Cultne, que reúne o maior acervo de cultura negra da América Latina. A disponibilidade dos documentários da Embratur no streaming é fruto de uma parceria entre a Embratur e a Cultne para difundir produções audiovisuais sobre afroturismo produzidas pela Agência.
O grupo organiza um vasto acervo audiovisual sobre a história e a cultura afrodescendente no Brasil, com registros como a visita de Nelson Mandela, presidente da África do Sul, ao Sambódromo do Rio de Janeiro, a Marcha Negra de 1988, os 100 anos da abolição e outros. O afroturismo é um dos eixos estratégicos da Embratur, que já firmou diversas outras parcerias com organizações da sociedade civil para promover os destinos brasileiros a partir desta temática, que fortalece a autonomia e a auto-estima cultural e dá voz para que os povos pretos possam contar partes muitas vezes silenciada da história do Brasil. Diversas ações, como ativações em feiras internacionais, press trips e famtours em destinos onde a herança africana é protagonista, e apoio a empresas e projetos afrocentrados ajudam a impulsionar o segmento no Brasil.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca como o afroturismo apresenta ao mundo um brasil diverso, inclusivo e antirracista. “O afroturismo é eixo central da nossa estratégia de promoção. É preciso ser antirracista, valorizar e respeitar a cultura do povo negro. Mas não se combate o racismo com nota oficial. O afroturismo é a oportunidade de se combater o racismo com valorização da nossa cultura, resgate da história, exaltação aos povos e saberes das comunidades, de uma forma que também gera emprego, renda e empodera empreendedores negros”, afirma.
“Nada é mais potente que o audiovisual quando o assunto é promover e despertar o interesse de turistas nacionais e internacionais, acerca da cultura brasileira. Ao ver toda a diversidade de nossos Brasis nas telas, o viajante se encanta de imediato e quer ver de perto nossas belezas únicas. Mas, conhecer o Brasil de verdade é conhecer a plenitude de nosso povo, que é negro em sua maior parte. Hoje, o número de turistas na Pequena África já supera a quantidade de visitantes em cartões postais clássicos do Rio, como o Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Nós somos parte fundamental nessa escalada. Há décadas, nossos jornalismo e documentários exibem um afroturismo responsável e não sensacionalista, sem nunca explorar as desigualdades sociais e torná-las espetáculo. Isso é o mais importante, respeitar os saberes locais, as tradições e as pessoas que as realizam. Turismo bom para o Brasil é aquele que dá retorno financeiro e social para quem é visitado”, aponta o CEO Cultne.TV, Dom Filó.
Comprometimento
Além do serviço de streaming, a Cultne é uma TV, um instituto, uma rede de educação, editora e produtora. O grupo nasceu a partir de um acervo rico em história preta do Brasil e vê o audiovisual como uma ferramenta transformadora da sociedade. Através de registros históricos, o grupo reforça narrativas do povo negro e faz referência às personalidades da ancestralidade.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.