AFROTURISMO

Plataforma de streaming e cultura negra no Brasil, Cultne exibe documentários da Embratur sobre afroturismo

Site disponibilizou a peça de audiovisual Afro: das Origens aos Destinos, e os dois capítulos do minidoc Trilhos do Samba, da série Turismo Transforma, de forma gratuita
Divulgação/Embratur
Documentário Afro: das Origens aos Destinos, da Embratur, está disponível na plataforma Cultne.TV ao lado de outra série sobre afroturismo produzida pela Embratur

28/05/2025 – O documentário Afro: das Origens aos Destinos, sobre a influência africana na musicalidade, na gastronomia, na religiosidade e na formação do Recôncavo Baiano, e os minidocs Trilhos do Samba, da série Turismo Transforma, produzidos pela Embratur, estão disponíveis na plataforma Cultne.TV, que é o pilar de distribuição e comunicação do Instituto Cultural Cultne, que reúne o maior acervo de cultura negra da América Latina. A disponibilidade dos documentários da Embratur no streaming é fruto de uma parceria entre a Embratur e a Cultne para difundir produções audiovisuais sobre afroturismo produzidas pela Agência.

O grupo organiza um vasto acervo audiovisual sobre a história e a cultura afrodescendente no Brasil, com registros como a visita de Nelson Mandela, presidente da África do Sul, ao Sambódromo do Rio de Janeiro, a Marcha Negra de 1988, os 100 anos da abolição e outros. O afroturismo é um dos eixos estratégicos da Embratur, que já firmou diversas outras parcerias com organizações da sociedade civil para promover os destinos brasileiros a partir desta temática, que fortalece a autonomia e a auto-estima cultural e dá voz para que os povos pretos possam contar partes muitas vezes silenciada da história do Brasil. Diversas ações, como ativações em feiras internacionais, press trips e famtours em destinos onde a herança africana é protagonista, e apoio a empresas e projetos afrocentrados ajudam a impulsionar o segmento no Brasil.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca como o afroturismo apresenta ao mundo um brasil diverso, inclusivo e antirracista. “O afroturismo é eixo central da nossa estratégia de promoção. É preciso ser antirracista, valorizar e respeitar a cultura do povo negro. Mas não se combate o racismo com nota oficial. O afroturismo é a oportunidade de se combater o racismo com valorização da nossa cultura, resgate da história, exaltação aos povos e saberes das comunidades, de uma forma que também gera emprego, renda e empodera empreendedores negros”, afirma.

“Nada é mais potente que o audiovisual quando o assunto é promover e despertar o interesse de turistas nacionais e internacionais, acerca da cultura brasileira. Ao ver toda a diversidade de nossos Brasis nas telas, o viajante se encanta de imediato e quer ver de perto nossas belezas únicas. Mas, conhecer o Brasil de verdade é conhecer a plenitude de nosso povo, que é negro em sua maior parte. Hoje, o número de turistas na Pequena África já supera a quantidade de visitantes em cartões postais clássicos do Rio, como o Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Nós somos parte fundamental nessa escalada. Há décadas, nossos jornalismo e documentários exibem um afroturismo responsável e não sensacionalista, sem nunca explorar as desigualdades sociais e torná-las espetáculo. Isso é o mais importante, respeitar os saberes locais, as tradições e as pessoas que as realizam. Turismo bom para o Brasil é aquele que dá retorno financeiro e social para quem é visitado”, aponta o CEO Cultne.TV, Dom Filó.

Comprometimento

Além do serviço de streaming, a Cultne é uma TV, um instituto, uma rede de educação, editora e produtora. O grupo nasceu a partir de um acervo rico em história preta do Brasil e vê o audiovisual como uma ferramenta transformadora da sociedade. Através de registros históricos, o grupo reforça narrativas do povo negro e faz referência às personalidades da ancestralidade.