TRABALHO CONJUNTO

Embratur apresenta resultados de parceria com o Sebrae em reunião do Conselho Deliberativo Nacional da instituição

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, mostrou os resultados do trabalho conjunto, que ajuda a fortalecer empreendimentos turísticos no Brasil e já alcançou mercados de 17 países
Renato Vaz/Embratur
Presidente Marcelo Freixo apresentou os resultados da Parceria da Embratur com o Sebrae: recordes de turistas e de divisas, entrega do Plano Brasis e diversificação dos destinos brasileiros no exterior

29/05/2025 – Números recordes na entrada de turistas de outros países e de divisas do turismo internacional no Brasil, entrega do Plano Brasis, o novo plano de marketing internacional do país, e diversificação dos destinos brasileiros no exterior: o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou, nesta quinta-feira (29) os resultados do contrato de atuação conjunta da Agência com o Sebrae. A fala aconteceu durante a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, em João Pessoa (PB).

Além de Freixo, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, também apresentou resultados da parceria. O governador da Paraíba, João Azevêdo, participou da abertura do encontro, no qual estavam presentes, ainda, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional, José Zeferino Pedrozo, que coordenou a reunião; o diretor técnico nacional do Sebrae, Bruno Quick, e a diretora nacional de Administração e Finanças da entidade, Margarete de Castro Coelho.

No encontro, Freixo defendeu, baseado nos bons resultados do trabalho conjunto entre Embratur e Sebrae, a continuidade da parceria para o biênio 2025/2026. Para se ter uma ideia, o número de chegadas de visitantes estrangeiros no Brasil nos primeiros quatro meses de 2025 foi de 4,4 milhões, 51% a mais que no mesmo período do ano passado. Nesse intervalo, estrangeiros deixaram US$ 3,09 bilhões nos destinos brasileiros, 15,2% a mais que no mesmo período do ano passado.

Conforme lembra o presidente da Embratur, esse crescimento em chegadas e entrada de divisas é democrático. “Chega no restaurante, no vendedor de mate na praia, no uber, no taxista, e ajuda a gerar emprego, renda e desenvolvimento.” Para completar, mais de 95% dos negócios do setor turístico são de microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas.

Durante a apresentação, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a importância da parceria, que tem sido fundamental para a promoção turística internacional do Brasil. “A relação do Sebrae com a Embratur é muito forte e muito importante. Estamos dividindo aqui alguns números de um sucesso da Embratur que são frutos da confiança que o Sebrae teve sobre a Embratur. O investimento e a confiança dessa parceria fez muito bem para o Brasil. Nunca promovemos o país tão bem como nestes últimos três anos e este ano vamos chegar a 8 milhões de turistas internacionais. O Brasil voltou para o coração do mundo. Essa é uma conquista nossa. É também do Sebrae”, concluiu Freixo.

Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, preparar o empresariado para o turismo internacional é torná-lo mais competitivo. “Precisamos ter um empresariado mais competitivo, dialogando com a economia global. A sustentabilidade econômica, ambiental e social é importante em todo e qualquer negócio. Reunir força, inteligência e informação para o crescimento”, disse.

“A cada lugar tem um achado que pode se transformar em um produto turístico. É importante fazer com que municípios do interior possam integrar produtos turísticos. Aqui na Paraíba, 2 roteiros foram incorporados ao catálogo internacional criado pela Embratur”, completou Luiz Alberto, se referindo ao Feel Brasil, ferramenta de promoção da Embratur, em parceria com o Sebrae.

Ações conjuntas

A parceria entre a Embratur e o Sebrae contemplou negócios por todo o Brasil. Entre as ações conjuntas estão uma série de ferramentas de fortalecimento do trade turístico brasileiro e promoção de destinos, incluindo a Jornada de Preparação dos Pequenos Negócios Turísticos para a Internacionalização, a Casa Brasil durante os Jogos Olímpicos de Paris (2024), as Galerias Visit Brasil em diversos países, o Visit Brasil Summit, o Plano Brasis e campanhas de promoção turística internacional, por exemplo.

Ações de promoção em parceria incluem, também, viagens de familiarização para operadores de turismo e agentes de viagem (Famtour), Galeria Visit Brasil Paris e participação em feiras internacionais de turismo como IFTM Top Resa e ILTM Cannes que resultaram em um aumento de 80% na chegada de turistas franceses no brasil entre 2022 e 2024. Juntas, as duas instituições alcançaram, ainda, mercados como Colômbia, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Itália, Bolívia, Estados Unidos, México, Panamá, Suíça e Canadá.

Outra iniciativa conjunta importante focou no aumento da presença digital e da competitividade de micro e pequenas empresas por meio de melhores práticas em comercialização digital e parcerias. A Agência e o Sebrae mapearam, juntos, 91 experiências turísticas de um total de 101, todas relacionadas a micro e pequenas. Desse portfólio, 73% empreendimentos possuem atendimento Sebrae. E, por meio do EmbraturLab, laboratório de inovação da Embratur, a Agência, em parceria com o Sebrae, fez a Chamada Pública de Inovação Aberta e lançamento do “Trem do Samba”, para promover uma conexão maior com a cultura brasileira, enriquecer as experiências turísticas e impulsionar a economia local.

Conselho deliberativo

Composto por 15 Conselheiros titulares e respectivos suplentes, o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) é o órgão colegiado de direção superior do Sebrae. O grupo funciona como assembléia geral da entidade e é responsável por gerir os recursos financeiros, decidir sobre políticas, diretrizes e prioridades na aplicação destes recursos e promover ações de orientação e fiscalização das diversas ações da Instituição. O CDN se reúne mensalmente e delibera sobre diversos temas, sempre com o propósito de estimular e desenvolver o microempreendedor individual e as micro e pequenas empresas brasileiras.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.