ITB CHINA

Brasil busca atrair mais chineses com novos acordos de cooperação com empresas do país asiático

Parcerias com empresas do turismo prometem abrir novos caminhos para que turistas deste continente escolham o Brasil como destino para férias
Divulgação/Embratur
China é um dos maiores emissores de turistas internacionais para o mundo, com projeção de alcançarem 310 milhões viajando para outros países até 2040

30/05/2025 – Em mais um movimento estratégico visando ampliar a presença do Brasil como destino para visitantes internacionais, em especial junto ao público chinês, a Embratur assinou, nesta quinta-feira (29), uma série de acordos de cooperação com importantes empresas da China. O objetivo é atrair cada vez mais turistas do país asiático aos destinos brasileiros. As assinaturas foram realizadas durante a ITB China, principal feira de turismo B2B voltada para o mercado chinês.

Os Memorandos de Entendimento (MOUs) assinados conectam a Embratur a empresas estratégicas do setor de turismo da China, entre elas, a CICG (China International Communications Group) e a agência Lipe Travel. Juntas, a Agência e essas instituições vão desenvolver planos de ação conjuntos para a promoção do Brasil na China, com foco em comunicação digital, intercâmbio cultural e apoio à comercialização internacional.

Ainda durante a feira, a Embratur firmou parcerias com a Ctrip (Trip.com Group), conglomerado multinacional chinês de tecnologia de viagens, e com as empresas DragonTrail e Tongcheng, ambas especializadas em comunicação, marketing e promoção turística.

Os acordos preveem ações integradas, com o uso de inteligência de mercado e estratégias digitais para ampliar o alcance da imagem do Brasil junto ao público chinês. “Esta aproximação é fundamental para pavimentar o caminho rumo a novas conexões e, potencialmente, que mais chineses possam conhecer os encantos do Brasil”, enalteceu o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Mercado chinês

A China é um dos mercados prioritários para o turismo internacional brasileiro, tanto pelo volume crescente de viajantes pelo mundo, quanto pelo alto poder de consumo dos turistas chineses. Em 2019, antes da pandemia, mais de 130 milhões de chineses viajaram ao exterior, mas apenas uma fração mínima desse fluxo teve o Brasil como destino. A expectativa agora é mudar esse cenário.

No ano passado, cerca de 162 milhões de turistas chineses viajaram internacionalmente, segundo a GlobalData, com projeção de crescimento para 310 milhões até 2040, de acordo com estudo da Google e Deloitte. No entanto, o Brasil ainda ocupa uma posição discreta no ranking de preferências, ficando na 49ª posição entre os destinos mais visitados por chineses, com apenas 76 mil visitantes em 2024, conforme dados da Embratur.

Com esses acordos, o Brasil dá um passo firme na direção de consolidar-se como destino de destaque no radar dos turistas chineses. “Atrair turistas chineses é uma oportunidade estratégica para o Brasil. Eles estão em busca de experiências únicas, turismo de natureza e atrações culturais, que temos de sobra. Com essas parcerias, estamos quebrando barreiras de idioma, cultura e acesso, além de estarmos incentivando a conexão entre os países”, destacou o presidente da Embratur.

Parceria

A aproximação entre os países foi retomada em 2024, quando o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniu-se com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e anunciou que a retomada de uma estratégia de promoção turística dos destinos brasileiros no país asiático retornou à lista de prioridades da Agência. No encontro, ficou definida a ação conjunta para a elaboração de termos de uma parceria de promoção turística entre os dois países.

“A China é um parceiro do Brasil no comércio internacional, na diplomacia, é membro do BRICS. Essa parceria com o governo chinês é muito estratégica para o Brasil, e com certeza, trará impactos positivos num maior fluxo de viajantes entre os dois países, com grande troca cultural e comercial, aproximando ainda mais os nossos povos. O Brasil é um destino com muita diversidade cultural e natural, e está preparado para receber os turistas chineses”, declarou Freixo.

Especialistas em Brasil

Um outro passo importante e exclusivo que surgiu após o acordo entre os países foi o lançamento da plataforma Brasil Travel Specialist em mandarim, uma versão adaptada da ferramenta criada pela Embratur em parceria com o Sebrae e a LATAM. A versão da plataforma foi lançada também durante a ITB China.

O portal, que já opera em inglês e espanhol, é voltado para capacitação de agentes de viagem ao redor do mundo, oferecendo treinamento personalizado, informações atualizadas sobre destinos brasileiros e materiais exclusivos.

“Com a versão em mandarim, o Brasil dá um passo decisivo para formar uma rede de profissionais chineses especializados no destino Brasil, prontos para apresentar o país aos turistas da segunda maior economia do mundo”, destacou o presidente da Embratur.