A Embratur foi um dos grandes destaques do 33º Prêmio Colunistas Brasília, uma das mais tradicionais premiações da publicidade brasileira, com nove campanhas e ações de Live Marketing reconhecidas por sua criatividade, impacto e estratégia. O evento, realizado na última sexta-feira (30) na capital federal, consagrou as ações que vêm posicionando o Brasil como um destino turístico competitivo e diferenciado no cenário global. As campanhas da Embratur foram inscritas pelas agências responsáveis e avaliadas por um júri técnico, em etapas online e presenciais.
Promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), o prêmio reúne os principais trabalhos desenvolvidos por agências e profissionais da comunicação. Esta é a primeira vez na história da Embratur que um número tão expressivo de campanhas é reconhecido simultaneamente no Prêmio Colunistas Brasília, consolidando a presença da marca Brasil entre os grandes nomes da publicidade nacional.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a premiação reforça o papel essencial da comunicação como vetor de valorização do turismo e do Brasil. “Essas campanhas têm o papel de contar ao mundo uma nova narrativa sobre o Brasil, um país que celebra sua diversidade, protege suas florestas, valoriza sua cultura e acolhe o turista com experiências autênticas. As ações premiadas são resultado de um trabalho estratégico da nossa equipe e das agências parceiras para apresentar o Brasil como um destino sustentável, plural e competitivo no turismo internacional. Esse reconhecimento reafirma que estamos no caminho certo, usando a criatividade e a inteligência da comunicação para gerar valor para o país”, afirmou.
Mostrando o Brasil ao mundo
As campanhas premiadas constituem uma das ferramentas de promoção e apoio à comercialização utilizadas pela Embratur nos países estratégicos em que atua e promoveram destinos como a Amazônia, ações institucionais da Casa Brasil e Jogos Olímpicos de Paris 2024 em eventos internacionais. São produtos voltados aos mercados prioritários da Europa e Estados Unidos, com foco na valorização da diversidade, da natureza e da experiência única que o Brasil oferece aos visitantes.
Para Freixo, o reconhecimento reflete o esforço contínuo da Embratur em desenvolver campanhas publicitárias que vão além da promoção de atrativos turísticos. As ações têm como foco comunicar ao mundo a autenticidade da cultura brasileira, a riqueza natural dos biomas nacionais e o compromisso com o turismo sustentável e inclusivo. “As campanhas, exibidas em diferentes formatos, vêm contribuindo diretamente para o aumento do fluxo de turistas internacionais para o Brasil, que registrou recorde histórico em 2024, de 6,6 milhões de chegadas, e a continuidade do crescimento nos primeiros meses de 2025, consolidando o Brasil como um destino global em ascensão”, destacou.
Premiações recebidas pela Embratur:
Publicidade
Ouro – Fotografia de filme ou vídeo: Amazônia Brasileira – Jornada Interior, campanha “Eu” (Agência Calia)
Bronze – Filme – Turismo, transportes e diversões públicas: Europa 2023 – filme 60” (Agência Calia)
Bronze – Filme – EUA 2024 – filme 60” (Agência Calia)
Bronze – Filme – Amazônia 2024 – filme 60” (Agência Calia)
Bronze – Filme – Indescritível (Agência Propeg)
Já os filmes Você tem tudo a ganhar e Inteligência Artificial, criados para o ambiente digital, foram finalistas, evidenciando a atuação da Embratur também nos canais online.
Live Marketing
Bronze – Categoria Institucional: Galeria Visit – ações promocionais e de live marketing (Agência Terruá)
Bronze – Case Promocional ou de Live Marketing – Cultural: Casa Brasil Jogos Olímpicos de Paris 2024 – cultural (Agência Monumenta)
Bronze – Case Promocional ou de Live Marketing – Social: Casa Brasil Jogos Olímpicos de Paris 2024 – social (Agência Monumenta)
Bronze – Case Promocional ou de Live Marketing – Institucional: Casa Brasil Jogos Olímpicos de Paris 2024– institucional (Agência Monumenta)
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.