AMAZON WEEK

Embratur apoia Semana da Amazônia na Europa e reforça compromisso com turismo responsável e sustentável

Evento busca conectar a região amazônica ao mercado europeu, promovendo a bioeconomia como modelo de desenvolvimento sustentável global e inclusivo
Divulgação/ApexBrasil
O evento é uma ação do Ministério das Relações Exteriores em parceria com a ApexBrasil e tem o objetivo de assumir um papel estratégico nos preparativos para a COP30

05/06/2025 – A Embratur está apoiando a 3ª edição da Amazon Week (Semana da Amazônia), que teve início dia 2 de de junho e se encerra em 13 de junho em Berlim (Alemanha), Bruxelas (Bélgica) e Paris (França). O evento é uma ação do Ministério das Relações Exteriores em parceria com a ApexBrasil e tem o objetivo de assumir um papel estratégico nos preparativos para a COP30. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a semana é uma oportunidade para a Agência reforçar seu compromisso com a promoção de um turismo responsável e sustentável na Amazônia, alinhado com o fortalecimento dos produtos da bioeconomia e a valorização dos territórios. “A Amazon Week é uma oportunidade para despertar o interesse dos participantes, que são formadores de opinião, sociedade civil e imprensa especializada, ao fazer uma imersão na Amazônia brasileira. Queremos mostrar a riqueza e diversidade dessa região, incentivando um turismo consciente, que contribui para o desenvolvimento local e para a conservação deste bioma”, afirma.

A Amazon Week é uma plataforma essencial de diálogo entre a Amazônia e a Europa. A programação conta com discussões sobre ciência, tecnologia, arte, cultura, finanças verdes, bioeconomia e modelos sustentáveis de desenvolvimento e políticas públicas, sempre com foco em soluções colaborativas para os desafios da Amazônia. 

Para somar esforços à iniciativa, a equipe do Escritório da Europa (Visit Brasil Office) da Embratur contribuiu com insumos sobre a importância do turismo responsável. Entre os materiais oferecidos, estão conteúdos promocionais, como e-books com dicas de viagem dos principais destinos da Amazônia, e peças da campanha “Amazônia Brasileira: uma jornada interior”, que aborda a importância do turismo regenerativo e de bem estar por meio de uma experiência de realidade virtual. A experiência está sendo exibida na edição na Embaixada do Brasil em Berlim. Trata-se de um convite a uma jornada pelo Rio Tapajós, exibindo o premiado documentário “Amazônia Viva”, ganhador de melhor filme de realidade virtual do Barcelona Planet Film Festival 2023.

“A Amazônia é estratégica para o desenvolvimento sustentável global, e sua rica biodiversidade representa uma das maiores oportunidades para promover um modelo de crescimento econômico baseado na inclusão social, na conservação ambiental e no respeito às comunidades locais”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 

Neste ano, a Semana da Amazônia presta também uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado, cuja obra retrata com sensibilidade e profundidade a vida e a natureza da Amazônia. 

COP 30

A Amazon Week acontece em um momento crucial de preparação para a COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro deste ano. O evento reunirá autoridades do mundo inteiro para debater a relevância da Amazônia no debate internacional sobre o clima, a proteção da biodiversidade e o fomento do desenvolvimento sustentável. 

“A COP é um grande desafio, mas é também uma grande oportunidade de mostrar a diversidade do Brasil ao mundo. O evento em si tem uma pauta que deve gerar resultados, pois muitas COPs já atingiram seus objetivos essenciais por meio dos seus tratados, mas fazer na Amazônia é um recado muito forte, pois é um bioma essencial para superar a crise climática”, salientou o presidente da Agência.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.