TURISMO INTERNACIONAL

Embratur apresenta Plano Brasis ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, aproveitou a ocasião para apresentar resultado histórico do turismo internacional no Brasil no primeiro quadrimestre de 2025
Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur também afirmou ao presidente da República em exercício que o Brasil atingirá, ainda este ano, o patamar de 8 milhões de turistas internacionais

05/06/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou o Plano Brasis, novo plano de marketing internacional do Brasil, ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. O encontro aconteceu no gabinete de Alckmin, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), na tarde desta quinta-feira (5). Freixo aproveitou a ocasião para levar os bons resultados do turismo no primeiro quadrimestre de 2025, que registrou a chegada de 4,4 milhões de turistas estrangeiros, 51% a mais que no mesmo período de 2024.

“O nome do plano mostra que o Brasil é um só, mas na verdade, são muitos. A maior riqueza que a gente tem é a diversidade. Temos seis biomas, um país de dimensões continentais, praia, ecoturismo, cultura, gastronomia, 30 patrimônios da Unesco”, elencou Freixo. “Estamos indo às 27 unidades da federação para apresentar o plano que vai dar um direcionamento estratégico, uma unidade à promoção internacional do Brasil”, disse o presidente da Embratur.

O presidente da Embratur também afirmou ao presidente da República em exercício que o Brasil atingirá, ainda este ano, o patamar de 8 milhões de turistas internacionais. “Nunca passamos dos 7 milhões e este ano chegaremos a 8 milhões. Uma meta que esperávamos atingir em dois anos”, contou. Freixo lembrou, ainda, da importância de incentivar a vinda e a entrada de turistas chineses para o Brasil. Alckmin concordou e mencionou o aumento da exportação de café para o país asiático.

Plano Brasis

Elaborado pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos, junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. O novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, auto estima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional.

Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo, que contou ainda com o apoio da FGV e da consultoria da Dream Factory. A Embratur realizou, ainda, uma pesquisa aberta, em três idiomas, voltada ao trade nacional e internacional, obtendo 2.458 respostas. Além disso, foram ouvidos gestores públicos e privados, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores, ampliando a escuta e garantindo uma base sólida e representativa para o plano. 

E o plano passou por validação no Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, na Câmara Técnica de Promoção e Apoio à Comercialização do Turismo e na 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as apresentações garantem um fortalecimento ainda maior do diálogo da Agência com todo o trade turístico.